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Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização

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Apresentação em tema: "Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização"— Transcrição da apresentação:

1 Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização
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2 O QUE É PEDAGOGIA? Séc. V a.C. = paidéia (criação-formação das crianças (paidós = criança). O termo paidéia se amplia = ideal educativo da Grécia clássica. Platão define paidéia como “... a essência de toda a verdadeira educação...”. Paidagogos significa literalmente aquele que conduz a criança (agogós = que conduz), no caso, o escravo que acompanha a criança à escola. Com o tempo o termo pedagogia se amplia para designar toda a teoria sobre a educação. Pedagogia, pois, corresponde a teoria e ciência da educação e do ensino. Pode também ser definido como o conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação, ou o estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios para efetivar esses ideais.

3 O QUE É EDUCAÇÃO Comenius: o objetivo central da educação era “tornar os homens bons cristãos, sábios no pensamento, dotados de fé, capazes de praticar ações virtuosas”, estendendo-se a todos: ricos, pobres, mulheres e portadores de deficiência. (Didática Magna) Pestalozzi: Educação é o desenvolvimento gradual e progressivo de todas as qualidades do homem.” Froebel “a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade.” Celestin Freinet: a educação deveria formar um homem livre, com autonomia e responsabilidade, que não apenas se adapte a uma sociedade, mas que possa contribuir para a transformação dessa sociedade.

4 Para Goethe a educação é, antes de tudo, trabalho espiritual de humanização. O importante é a formação da personalidade. Herbart, embora intelectualista, tem como objetivo a formação moral do aluno. O instrumento para isso é a instrução pois “só o ignorante comete erros”. John Dewey: a educação corresponde ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Defende a coexistência da ciência com a religião, mas de forma racional. Maria Montessori afirma a necessidade de harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, ou seja, corpo, inteligência e vontade, através dos princípios fundamentais que são: atividade, individualidade e liberdade. Segundo a UNESCO, a educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade da criança, através de uma educação integral, centrada nos quatro pilares fundamentais: afetivo-emocional, cognitivo, ético-moral e psicomotor.

5 EDUCAÇÃO E JESUS - “ Simão e André, filhos de Jonas, venho da parte de Deus e vos convido a colaborarem comigo na construção do reino de Deus, na Terra.” No Sermão da Montanha, Jesus inicia falando: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus...” “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus...” “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.” “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo,pelo que haveis de vestir “Mas buscai primeiro o Reino de Deuse a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6,25 e 6,34) O objetivo da vida é essa busca do Reino. Mas afinal, o que é esse Reino? E como buscar se nãosabemos onde está?

6 No “O Reino de Deus está dentro vós...” “Buscai e encontrareis...”
“O Reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando dele, semeou no seu campo; “O que eu faço vocês também o poderão fazer e ainda mais.” “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”

7 “O conhecimento de si mesmo é a chave do progresso moral
Educação e Doutrina Espírita “Fora da Caridade não há Salvação” “Espírita, amai-vos e instruí-vos” “O conhecimento de si mesmo é a chave do progresso moral “Homem, conhece-te a ti mesmo”. A Doutrina Espírita torna o individuo consciente de que é um Espírito imortal, filho de Deus, dotado do germe da perfectibilidade, evoluindo através dos tempos e desenvolvendo gradualmente suas potencialidades interiores através de múltiplas encarnações. A autonomia intelectual e moral apregoada por tantos pensadores modernos somente se consegue com a prática do amor e o conhecimento da verdade. O amor liberta a alma e o conhecimento espiritual, como verdade Universal, gera a autonomia intelectual e moral. A Doutrina adquire uma força inigualável, em seus três aspectos inseparáveis: científico, filosófico e moral ou religioso.

8 O DESENVOLVIMENTO GRADUAL E PROGRESSIVO DAS POTENCIAS DA ALMA:
Emmanuel, na obra Pensamento e Vida, cap. 4 - nos diz: ... duas asas conduzirão o Espírito humano à presença de Deus. Uma chama-se AMOR, a outra SABEDORIA. Leon Denis, na obra O Problema do Ser do Destino e da Dor afirma que são três as potências da alma: o AMOR, a SABEDORIA e a VONTADE. Portanto, vamos definir educação como sendo O DESENVOLVIMENTO GRADUAL E PROGRESSIVO DAS POTENCIAS DA ALMA: - O SENTIMENTO (aspecto afetivo) - A INTELIGENCIA (aspecto cognitivo) - A VONTADE (aspecto volitivo)


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