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S ERVINDO CIDADÃOS, NÃO CONSUMIDORES Capítulo 3 do livro “The New Public Service: Serving Rather than Steering”

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Apresentação em tema: "S ERVINDO CIDADÃOS, NÃO CONSUMIDORES Capítulo 3 do livro “The New Public Service: Serving Rather than Steering”"— Transcrição da apresentação:

1 S ERVINDO CIDADÃOS, NÃO CONSUMIDORES Capítulo 3 do livro “The New Public Service: Serving Rather than Steering”

2 T EORIAS DA CIDADANIA Aristóteles: Os cidadãos engajam-se no trabalho da polis porque é nesse trabalho que o indivíduo adquire sua plena humanidade; Pocock: Os cidadãos regulam e são regulados, cidadãos unem-se para tomada de decisões onde cada um respeita a autoridade do outro e obedecem as decisões que eles tomaram. Gaius: Cidadania como status legal associado a direitos, principalmente direitos de propriedade, mas sem associação com a moral e a política.

3 T EORIAS DA CIDADANIA Jean-Jacques Rousseaus: Os cidadãos são aqueles que agem com o bem da comunidade na mente; O ideal democrático das pessoas ativamente engajadas no trabalho da comunidade ou nação, beneficiando tanto a sociedade como eles mesmos na medida que viram seres humanos completos com seu envolvimento no sistema político, em contraste com o mundo de jurisprudência e direitos legais, formados para proteger nossos interesses em posses.

4 C ONSTRUINDO ENVOLVIMENTO CIDADÃO O ideal da participação universal pode tomar várias formas. Redford indica algumas básicas: - Acesso à informação, baseado na educação, governo aberto, comunicação aberta e discussões abertas; - Acesso direto ou indireto para fóruns de decisão; - Capacidade para levar qualquer assunto para discussão pública; - Capacidade de declarar-se e reivindicar sem medo de retaliação; - Consideração de todas as reivindicações.

5 C ONSTRUINDO ENVOLVIMENTO CIDADÃO A participação ativa e o ocasional sacrifício individual que envolvem a democracia constroem “caráter”. Pela disciplina e sacrifício próprio os cidadãos podem ficar mais virtuosos. Envolvimento no trabalho da organização política ensina responsabilidade e tolerância. Se existem problemas na sociedade participativa, a solução não é limitar a participação, mas educar e informar.

6 S ERVIÇO PÚBLICO COMO EXTENSÃO DA CIDADANIA Para algumas pessoas, a vontade de engajar-se no processo público amplia-se além do voto e da participação em reuniões comunitárias. Essa vontade leva esses pessoas a entrarem no serviço público. Onde quer que estejam os servidores públicos, eles são motivados pelo desejo de fazer a diferença, para melhorar a vida dos outros, para fazer algo importante com suas próprias vidas, fazer algo ‘significativo”.

7 Old Public Administration New Public Management New Public Service Clientes (são dependentes dos serviços do governo) Consumidores (maximizam suas próprias utilidades) Cidadãos (portadores de direitos e deveres com a comunidade) Governo “no controle” dos cidadãos. Governo como empresa. Governo receptivo às necessidades e interesses dos cidadãos.


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