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Projeto GPI – Brasil 2015 O projeto GPI - Brasil Belo Horizonte, 19-21/11/2014.

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1 Projeto GPI – Brasil 2015 O projeto GPI - Brasil Belo Horizonte, 19-21/11/2014

2 ‹#› Introdução ao Projeto GPI – Brasil 1.Objetivos e resultados concretos 2.Experiência em Portugal 3.Sugestão de formato 4.Recursos e requisitos 5.Detalhe

3 Objetivos e resultados

4 ‹#› Objetivo principal do projeto Capacitar e apoiar as empresas no desenvolvimento de sistemas de gestão patrimonial de infraestruturas (GPI) - com e ̂ nfase no desenvolvimento e implementac ̧ ão de planos estratégicos e planos táticos de GPI.

5 ‹#› Objetivos adicionais A disseminac ̧ ão das melhores e mais recentes metodologias e ferramentas de boa prática no domínio da GPI. A criac ̧ ão de uma rede efetiva de partilha de resultados e experie ̂ ncias entre responsáveis de empresas de saneamento em todo o país. A capacitac ̧ ão de um número crescente de técnicos que possam, eles próprios, serem veículos privilegiados para a promoc ̧ ão das melhores práticas.

6 ‹#› Resultados globais esperados (entregas) Proposta de plano estratégico de GPI, ou de ajuste ao plano estratégico da empresa. Proposta de plano tático de GPI (plano de ação), específico da empresa. Proposta de revisão ou de expansão do plano tático de GPI a outros serviços de saneamento da empresa. Plano tático de pormenor da(s) área(s) selecionada(s), específico(s) da empresa.

7 ‹#› Competências adquiridas durante o projeto Cada empresa adquire competências para: 1.recolher, organizar e manter atualizados os dados de base relevantes para GPI 2.desenvolver um plano estratégico de GPI / ajustar o plano estratégico da organização 3.desenvolver um plano tático de GPI 4.efetuar ao nível tático uma análise de pormenor numa área de intervenção 5.(usar o software AWARE-P) –Módulos genéricos de GPI –Módulos relativos ao aprofundamento de temas de GPI

8 Experiência em Portugal

9 ‹#› Os projetos colaborativos no LNEC Proposta do LNEC (com parceiros) Projetos em torno de objetivos (outcomes) concretos O projeto é coletivo (pelo menos 10 empresas) Empresas aderem voluntariamente Cada empresa assina um contrato individual com o LNEC Trabalho é desenvolvido pela empresa, com apoio e formação pelo LNEC O calendário de trabalho é comum e seguido rigorosamente Programa faseado, com reuniões plenárias de progresso e formação

10 Projetos AWARE-P, iGPI e PGPI IWA 2014 Project Innovation Award (Europe/West Asia), recognizing “innovation and excellence in an engineering project”, in the Planning Category. The 2014 Mulheim Water Award, recognizing “an excellent contribution to structured infrastructure asset management in water companies”.

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12 Sugestão de formato

13 ‹#› O formato de parceria coletiva As empresas participantes realizam elas próprias o trabalho de desenvolvimento mediante uma programac ̧ ão comum, com a coordenac ̧ ão, a formac ̧ ão e o apoio do PNQS e LNEC. As empresas usufruem de apoio coletivo e individualizado, bem como de formac ̧ ão específica

14 ‹#› O formato de parceria coletiva (cont) Rigoroso controle da atividade calendarizada: os participantes têm uma maior motivac ̧ ão para manter um ritmo de trabalho eficiente e chegarem a resultados eficazes em simultâneo com os restantes partipantes. Efeito de rede: um processo comum e simulta ̂ neo para todos os participantes, com dificuldades e desafios semelhantes, que promove o progresso geral do trabalho, pela partilha de soluc ̧ ões.

15 ‹#› Arranque do projeto – formação inicial, programac ̧ ão e início da recolha de dados de base planejamento estratégico – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e estratégias planejamento tático (global) – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e selec ̧ ão das áreas de análise prioritárias planejamento tático (detalhe) – estudo das áreas de análise, definic ̧ ão de táticas de intervenção Um programa faseado Fase 0 Fase 1 Fase 2 Fase 3 No início de cada fase: -Formação (10h) -Programação e orientação técnica Durante cada fase: -Formação à distância (webinars semanais) -2 workshops de apoio direto -Sessões com fornecedores de tecnologia -Assistência individual No final de cada fase: -Plenário de apresentação e discussão de resultados

16 Recursos e requisitos

17 ‹#› Tempos e recursos necessários 3 fases de 4 meses (+ Fase 0, preliminar) Por fase: –0,5 dia para reunião geral de projeto –1,5 dias de formação presencial –6-8 webinars –1 workshop de 1-2 dias Por empresa: –1 Gestor de projeto + equipe de pelo menos 3 pessoas (incl. Gestor de Projeto) Carga horária estimada durante o projeto: –20 a 30 (pessoa.hora) por semana

18 ‹#› Papel do PNQS e do LNEC PNQS e o LNEC seriam responsáveis por: –coordenac ̧ ão global do projeto; –desenvolvimento e atualização dos materiais de apoio –formação das empresas participantes; –apoio às empresas participantes.

19 ‹#› Papel das empresas participantes Designar uma equipe que será responsável por: –executar o trabalho planejado, incluindo o cumprimento das metas calendarizadas, a presença em todo o programa e a produção dos resultados; –assegurar o alinhamento interno e disseminar os resultados do projeto. Designar um Gestor de Projeto entre os membros da equipe, que terá a responsabilidade pelo respectivo trabalho e será o contato preferencial. Assegurar que a composição da equipe é estável e todos os seus membros cumprem integralmente o programa de formação.

20 ‹#› Os materiais de apoio Materiais de formação presencial e online Templates de planos estratégico e tático de GPI Software de apoio ao planejamento de GPI

21 ‹#› Confidencialidade e conduta As empresas partilham com o grupo apenas a informação que desejarem partilhar. Toda a outra informação necessária para o desenvolvimento e avaliação do progresso é tratada como confidencial pelos coordenadores PNQS/LNEC. Os relatórios individuais de progresso (de fase), os relatórios de avaliação e o relatório final individual são todos confidenciais. O termo de compromisso contém um código de conduta explícito relativo à informação e confidencialidade.

22 Avaliação de maturidade e qualidade em GPI

23 ‹#› Critérios e resultados O progresso realizado e os produtos do desenvolvimento do projeto — planos estratégicos e táticos de GPI — são avaliados ao longo das fases e no final do projeto. Os critérios de avaliação medem a qualidade, extensão, profundidade e maturidade do trabalho de planejamento refletido nos planos estratégico e tático de GPI

24 em mais detalhe Fases e resultados

25 ‹#› Resultados esperados da FASE 0 Planejamento pormenorizado de atividades Para todas as empresas: –Definição da equipa e gestor de projeto –Levantamento dos processos e planos existentes na empresa –Identificação das informações requeridas desde o inicio do projeto

26 ‹#› Fase 1 Fase 0 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Arranque do projeto – formação inicial, programac ̧ ão e início da recolha de dados de base planejamento estratégico – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e estratégias planejamento tático (global) – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e selec ̧ ão das áreas de análise prioritárias planejamento tático (detalhe) – estudo das áreas de análise, definic ̧ ão de táticas de intervenção Fase 1 – Jan/Abr Definição de objetivos estratégicos e do sistema estratégico de avaliação: Critérios; métricas; metas Horizonte de planejamento e de análise Diagnóstico ao nível de planejamento estratégico Recolha de informação Avaliação do sistema na situação de referência e previsão da situação futura Análise do contexto interno e externo; definição de cenários; análise SWOT Identificação dos problemas Definição de estratégias de GPI Levantamento de recursos necessários à implementação do plano estratégico Definição de procedimentos de monitorização e revisão do plano estratégico ENTREGA: proposta de plano estratégico de GPI Fase 1 – Jan/Abr Definição de objetivos estratégicos e do sistema estratégico de avaliação: Critérios; métricas; metas Horizonte de planejamento e de análise Diagnóstico ao nível de planejamento estratégico Recolha de informação Avaliação do sistema na situação de referência e previsão da situação futura Análise do contexto interno e externo; definição de cenários; análise SWOT Identificação dos problemas Definição de estratégias de GPI Levantamento de recursos necessários à implementação do plano estratégico Definição de procedimentos de monitorização e revisão do plano estratégico ENTREGA: proposta de plano estratégico de GPI

27 ‹#› Resultados esperados da FASE 1 Síntese dos aspetos a melhorar no plano estratégico de cada empresa de modo a assegurar os requisitos de um plano estratégico de GPI; proposta de ajustes a introduzir; levantamento de dados prioritários ao nível de planejamento estratégico; cenários; estratégias; recursos necessários à implementação do plano; procedimentos de monitorização; procedimentos de revisão do plano.

28 ‹#› Fase 2 Fase 0 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Arranque do projeto – formação inicial, programac ̧ ão e início da recolha de dados de base planejamento estratégico – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e estratégias planejamento tático (global) – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e selec ̧ ão das áreas de análise prioritárias planejamento tático (detalhe) – estudo das áreas de análise, definic ̧ ão de táticas de intervenção Fase 2 – Mai/Ago Definição de objetivos táticos e do sistema tático de avaliação: Critérios; métricas; metas Horizonte de planejamento e de análise Identificação, análise e seleção de cenários para o sistema em estudo Diagnóstico ao nível de planejamento tático Recolha de informação Avaliação Identificação dos problemas Diagnóstico para a situação de referência Diagnóstico para o período de análise Discretização do sistema em áreas de análise funcionais Hierarquização das áreas de análise ENTREGA: proposta de plano tático de GPI (preliminar) Fase 2 – Mai/Ago Definição de objetivos táticos e do sistema tático de avaliação: Critérios; métricas; metas Horizonte de planejamento e de análise Identificação, análise e seleção de cenários para o sistema em estudo Diagnóstico ao nível de planejamento tático Recolha de informação Avaliação Identificação dos problemas Diagnóstico para a situação de referência Diagnóstico para o período de análise Discretização do sistema em áreas de análise funcionais Hierarquização das áreas de análise ENTREGA: proposta de plano tático de GPI (preliminar)

29 ‹#› Resultados esperados da FASE 2 Proposta de plano tático de GPI – parte 1: –objetivos, critérios, métricas e valores de referência; –Diagnóstico; –Metas; –seleção de áreas de análise para intervenção, hierarquização das áreas de análise.

30 ‹#› Fase 3 Fase 0 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Arranque do projeto – formação inicial, programac ̧ ão e início da recolha de dados de base planejamento estratégico – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e estratégias planejamento tático (global) – objetivos, sistema de avaliac ̧ ão, diagnóstico e selec ̧ ão das áreas de análise prioritárias planejamento tático (detalhe) – estudo das áreas de análise, definic ̧ ão de táticas de intervenção Fase 3 – Set/Dez Seleção, para cada tipo de serviço, de uma área prioritária para análise de pormenor Ajuste do sistema tático de avaliação Análise e seleção de cenários para a área de análise Diagnóstico de pormenor para a área de análise Formulação de alternativas infraestruturais Formulação de alternativas não infraestruturais, Avaliação, comparação e desenvolvimento das alternativas formuladas Definição de táticas de GPI Levantamento de recursos necessários à implementação do plano tático Definição de procedimentos de monitorização e revisão do plano tático ENTREGA: proposta de plano tático de GPI (completo) Fase 3 – Set/Dez Seleção, para cada tipo de serviço, de uma área prioritária para análise de pormenor Ajuste do sistema tático de avaliação Análise e seleção de cenários para a área de análise Diagnóstico de pormenor para a área de análise Formulação de alternativas infraestruturais Formulação de alternativas não infraestruturais, Avaliação, comparação e desenvolvimento das alternativas formuladas Definição de táticas de GPI Levantamento de recursos necessários à implementação do plano tático Definição de procedimentos de monitorização e revisão do plano tático ENTREGA: proposta de plano tático de GPI (completo)

31 ‹#› Resultados esperados da FASE 3 Proposta de plano tático de GPI – parte 2: –objetivos, critérios, métricas e metas aplicáveis ao nível das áreas de análise; –levantamento de dados prioritários; –diagnóstico da área de análise; –identificação, avaliação e comparação de alternativas infraestruturais e não infraestruturais; –estabelecimento das táticas; –procedimentos relativos à melhoria da qualidade e fiabilidade da informação de base; –finalização da produção do plano tático.

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