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Prof. Antonio Marcos da Silva Alves

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Apresentação em tema: "Prof. Antonio Marcos da Silva Alves"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Antonio Marcos da Silva Alves
O PODER DA VISÃO Prof. Antonio Marcos da Silva Alves

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3 O PODER DA VISÃO Por que é tão importante que líderes tenham uma visão clara? Liderar é ter um destino certo. Se você e seu pessoal não souberem para onde vão, sua liderança não fará diferença.

4 A IMPORTÂNCIA DA VISÃO O que mais impede a maioria dos gerentes de serem grandes líderes é a falta de uma visão clara. Essa falta de uma visão compartilhada faz com que as pessoas sejam atropeladas por múltiplas prioridades, duplicação de esforços, tentativas abortadas e energia desperdiçada.

5 A IMPORTÂNCIA DA VISÃO Uma visão constrói confiança, cooperação, interdependência, motivação e responsabilidade mútua pelo sucesso. Uma visão nos permite agir a partir de uma posição proativa, indo na direção do que queremos, em vez de agir reativamente, afastando-nos daquilo que não queremos.

6 Uma visão arrebatadora cria uma cultura de grandeza
Uma visão arrebatadora cria uma cultura forte em que a energia de todos dentro da organização está alinhada. O resultado disso é confiança, satisfação do cliente, uma força de trabalho energizada e comprometida e lucratividade. Por outro lado, quando uma organização não vive de acordo com os valores declarados, o comprometimento e a confiança de colaboradores e clientes se desgastam, impactando negativamente em todos os aspectos do tripé de resultados.

7 TUDO COMEÇA COM UMA VISÃO
As pesquisas também já demonstraram, repetidas vezes, que uma característica essencial de um grande líder é a sua habilidade de mobilizar as pessoas em torno de uma visão compartilhada. Depois do líder ter esclarecido e compartilhado a visão, poderá concentrar-se em servir e ser sensível às necessidades das pessoas, compreendendo que o papel da liderança é remover barreiras e ajudar as pessoas a alcançar a visão. Os maiores líderes mobilizam os outros ao unir as pessoas em torno de uma visão compartilhada.

8 TUDO COMEÇA COM UMA VISÃO
Uma visão gera uma energia formidável, ânimo e paixão , porque as pessoas sentem que estão fazendo alguma diferença. Sabem o que estão fazendo e por quê.

9 DECLARAÇÃO DE VISÃO EFICAZES X DECLARAÇÕES INEFICAZES
“A visão fornece orientação para decisões diárias a fim de que as pessoas trabalhem em direção ao alvo certo e não com objetivos conflitantes.”

10 CRIANDO UMA VISÃO Propósito – Qual é o seu negócio?
Uma imagem clara do futuro – Como será seu futuro, no caso de ser bem-sucedido? Valores claros – O que guia seu comportamento e suas decisões diariamente?

11 PROPÓSITO SIGNIFICATIVO
Ele responde a pergunta “Por que?” em vez de apenas explicar o que você faz. E esclarece, a partir do ponto de vista do seu cliente, exatamente qual é o seu negócio. Walt Disney começou seus parques temáticos com um propósito claro. Ele disse: - “Estamos no negócio da felicidade”. Propósitos claros impulsionam tudo que os membros do elenco Disney (os colaboradores) fazem com seus convidados (clientes).

12 PROPÓSITO SIGNIFICATIVO
“Organizações grandiosas têm um senso de propósito profundo e nobre – um propósito significativo – que inspira entusiasmo e comprometimento.” Quando o trabalho é significativo e conectado àquilo que realmente desejamos, conseguimos liberar um poder produtivo e criativo como nunca imaginamos

13 UMA IMAGEM CLARA DO FUTURO
A imagem do resultado final não deve ser abstrata. Deve ser uma imagem mental que você realmente possa enxergar. Inúmeros estudos demonstram que não só as imagens mentais elevam o desempenho, como também elevam a motivação.

14 UMA IMAGEM CLARA DO FUTURO
A imagem de futuro que Walt Disney foi expressa no encargo que ele deu a cada membro de sua equipe: “Que o sorriso no rosto das pessoas quando deixarem o parque seja o mesmo de quando entraram”. Sua imagem de futuro deve focar-se no resultado final, não no processo necessário para chegar lá.

15 VALORES CLAROS Valores definem a liderança e como os colaboradores irão agir no dia-a-dia enquanto fazem o seu trabalho. Os valores fornecem diretrizes de como você deve prosseguir à medida que persegue seus objetivos e sua imagem de futuro. Valores precisam ser aplicados na prática de forma coerente, se não, não passarão de boas intenções.

16 VALORES CLAROS Pesquisas feitas por Ken Blanchard e Michael O’Connor demonstram que as pessoas não conseguem focar em mais do que três ou quatro valores que realmente causem impacto em seu comportamento. Também descobriram que os valores devem estar em ordem de importância para serem eficazes. Por quê? Porque a vida está cheia de conflitos de valores. Quando esses conflitos surgem, as pessoas precisam saber em quais valores se concentrar.

17 VALORES CLAROS Os parques temáticos da Disney possuem quatro valores em ordem de importância: a segurança a polidez o espetáculo a eficiência A vida é uma série de conflitos de valores. Haverá momentos em que você não poderá seguir dois valores ao mesmo tempo.

18 VALORES CLAROS Para que uma visão dure, você precisa ter três elementos: Um propósito significativo Uma imagem clara de futuro Valores claros - para guiar o comportamento diariamente.

19 VALORES CLAROS Martin Luther King Jr. Ao descrever um mundo em que seus filhos “não seriam julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter”, criou imagens poderosas e específicas originadas dos valores de fraternidade, respeito e liberdade para todos.

20 FAÇA DE SUA VISÃO UMA REALIDADE
Saber quem você é significa ter um propósito significativo. Saber para onde vai é ter uma imagem clara do futuro. O que guiará sua jornada são valores claros. Três diretrizes a seguir: - Como a visão é criada, - Como é comunicada - Como é vivenciada

21 COMO É CRIADA Mesmo que o líder tenha uma idéia de onde está indo, é importante que ele confie e utilize o conhecimento e as habilidades das pessoas da equipe para obter a melhor visão. Envolver as pessoas irá aprofundar sua compreensão e comprometimento e criar uma visão melhor.

22 COMO É COMUNICADA Ter uma visão é um processo constante; é preciso mantê-la viva. É importante falar da visão sempre e referir-se a ela o máximo possível. Quanto mais você se concentra em sua visão, mais clara ela se tornará, e mais profundamente a entenderá. De fato, certos aspectos daquilo que você acha que era a visão podem mudar com tempo, mas sua essência permanecerá.

23 COMO É VIVENCIADA Suas ações devem ser congruentes com sua visão. À medida que outros o vêem vivendo conforme a visão, acreditarão na seriedade de suas intenções, e isso os ajudará a aprofundar seu entendimento e comprometimento. Fique focado na visão Demonstre a coragem do comprometimento

24 COMO É VIVENCIADA “Não importa o que puder fazer, ou sonhe que possa fazer, comece. A audácia contém gênio, poder e mágica.” Goethe

25 VISÃO E LIDERANÇA Visão sempre remete à liderança. As pessoas olham para seus líderes formais em busca de visão e direção.

26 VISÃO E LIDERANÇA Uma vez tendo concordado quanto a uma visão, o papel do líder é assegurar-se de que as pessoas em toda a organização estejam sintonizadas com ela.

27 VISÃO E LIDERANÇA A tarefa do líder é apoiar as pessoas na realização da visão, removendo barreiras, garantindo que políticas, práticas e sistemas facilitem que as pessoas possam seguir a visão, e cobrando de si mesmo, de seus colegas e de seus colaboradores a responsabilidade por agir de forma consistente em relação a ela. Então, as pessoas naturalmente servirão à visão e não ao líder.

28 VISÃO E LIDERANÇA Uma visão magnífica expressa as esperanças e os sonhos das pessoas, toca seus corações e suas almas, e as ajuda a ver como podem contribuir. Coloca tudo na direção certa.


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