A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
UNIDADE VIII – O ESPAÇO RURAL E A PRODUÇÃO AGRÍCOLA Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural 1 – Sistemas de produção agrícola. 2 – A Revolução Verde. 3 – A população rural e o trabalhador agrícola. 4 – A produção agropecuária. 5 – Biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica. Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 Atividades econômicas no espaço rural
Fatores que influem na configuração socioespacial e na sustentabilidade ambiental das atividades agropecuárias, agroindustriais e de serviços que se encontram na zona rural: Condições socioeconômicas; Aspectos físicos e ambientais; Hábitos alimentares; A capitalização; A escassez de recursos;

3 Atividades econômicas no espaço rural
O nível de desenvolvimento tecnológico; A estrutura legal; O modelo de política agrícola; Os índices de produtividade; A estrutura fundiária; As relações de trabalho; etc.

4 Atividades econômicas no espaço rural

5 1 – Sistemas de produção agrícola
A produção pecuária e os sistemas agrícolas podem ser classificados da seguinte forma: AGRICULTURA INTENSIVA – modernas técnicas, adubos, fertilizantes, irrigação, mecanização, elevada produtividade, etc. AGRICULTURA EXTENSIVA – técnicas rudimentares, baixa exploração da terra, baixa produtividade, etc. PECUÁRIA INTENSIVA – ração, assistência veterinária, etc. PECUÁRIA EXTENSIVA – alimentação em pastos naturais, baixa produtividade, etc.

6 1 – Sistemas de produção agrícola
Agricultura extensiva Agricultura intensiva

7 1 – Sistemas de produção agrícola
Pecuária extensiva Pecuária intensiva

8 1 – Sistemas de produção agrícola
Agricultura familiar O trabalho, a administração, as decisões sobre o que e como produzir e os investimentos são realizados pelos membros de uma família, sendo ou não eles os proprietários da terra. Algumas famílias produzem em terras arrendadas. Um tipo de agricultura familiar que prevalece nas regiões muito pobres é a agricultura de subsistência, voltada às necessidades imediatas de consumo alimentar dos próprios agricultores, os quais se alimentam praticamente daquilo que plantam. Por meio do cooperativismo, a somatória da produção de vários produtores possibilita aumentar sua participação no mercado.

9 1 – Sistemas de produção agrícola

10 1 – Sistemas de produção agrícola
Agricultura patronal (ou empresarial) Prevalece a mão-de-obra contratada e desvinculada da família do administrador ou do proprietário da terra. As grandes empresas são as responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas agrícolas em que predominam os complexos agroindustriais, sobretudo nos países desenvolvidos. As atividades agrícolas e pecuárias estão plenamente integradas aos ramos industriais e de serviços.

11 1 – Sistemas de produção agrícola
Nas regiões onde existem os complexos agroindustriais, verifica-se uma tendência à concentração de terras. Os produtores não conseguem acompanhar a elevação da produtividade e acabam vendendo suas propriedades. PLANTATION – grande propriedade monocultora, voltada para a exportação. Além delas sempre se instalam pequenas e médias propriedades policultoras, com o objetivo de abastecer os centros urbanos próximos.

12 1 – Sistemas de produção agrícola

13 2 – A Revolução Verde Conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária – proposto para os países subdesenvolvidos para resolver o problema da fome mundial. Modernização das práticas agrícolas (utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas, sementes melhoradas) e mecanização do preparo do solo – cultivo e colheita – visando ao aumento da produção de alimentos.

14 2 – A Revolução Verde

15 2 – A Revolução Verde A médio e longo prazo, essas inovações causaram impactos ambientais e sociais muito graves. A mecanização da mão-de-obra contribuiu para o aumento dos índices de pobreza e provocou êxodo rural. A monocultura foi muito utilizada. Grandes empresas passaram a ter o controle sobre sementes modificadas.

16 3 – A população rural e o trabalhador agrícola
Até a década de 1970, a organização do espaço rural era amplamente condicionada pela agricultura e pela pecuária. Atualmente, em países e regiões em que predominam modernas técnicas de produção, os agricultores são a minoria dos trabalhadores e até mesmo dos moradores encontrados no espaço rural.

17 3 – A população rural e o trabalhador agrícola
Muitos trabalham em atividades não-agrícolas ou em cidades próximas. Ecoturismo e turismo rural, hotéis-fazenda, campings, pousadas, sítios, casas de campo, restaurantes típicos, parques temáticos, prática de esportes variados, transportes, produção de energia, abastecimento de água, etc. Onde a pecuária é descapitalizada e utiliza técnicas rudimentares, a maioria dos trabalhadores rurais se dedica a atividades ligadas à agricultura e à pecuária.

18 3 – A população rural e o trabalhador agrícola

19 4 – A produção agropecuária
Os países desenvolvidos têm elevados índices de produtividade e assim obtêm enorme volume de produção. Essa produção abastece o mercado interno e é responsável também por grande parcela do volume de produtos agropecuários que circulam no mercado mundial.

20 5 – Biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica
A BIOTECNOLOGIA é o desenvolvimento de técnicas voltadas à adaptação ou ao aprimoramento de características dos organismos animais e vegetais, visando ao aumento da produção. Proporcionam benefícios socioeconômicos e ambientais nas regiões agrícolas. Em meados da década de 1990, houve a produção de ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS, resistentes à ação de pragas ou de determinados herbicidas.

21 5 – Biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica

22 5 – Biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica
Vem crescendo cada vez mais o número de agricultores e consumidores adeptos da AGRICULTURA ORGÂNICA, sistema de produção que não utiliza nenhum produto químico – fertilizantes, inseticidas, herbicidas, etc. nem geneticamente modificado. A adubação e o controle de pragas são realizados com matéria orgânica e controle biológico.

23 QUESTÕES PG 535 1 – Caracterize a agricultura e a pecuária intensivas e extensivas. 2 – O que são agronegócios? 3 – Quais são as principais diferenças entre os sistemas de produção agrícola? 4 – Por que vem se reduzindo o percentual de moradores e trabalhadores da zona rural que se dedicam a atividades agrícolas? 5 – Quais os aspectos positivos e negativos relacionados ao cultivo de OGMs? 6 – Quais os aspectos positivos e negativos da agricultura orgânica?


Carregar ppt "Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google