A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 A indústria surgiu na Inglaterra, na metade do séc XVIII.  E, ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito  Atualmente, os países mais desenvolvidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " A indústria surgiu na Inglaterra, na metade do séc XVIII.  E, ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito  Atualmente, os países mais desenvolvidos."— Transcrição da apresentação:

1

2  A indústria surgiu na Inglaterra, na metade do séc XVIII.  E, ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito  Atualmente, os países mais desenvolvidos estão transferindo suas fábricas para os países menos desenvolvidos.

3  Motivos :  Isenção ou redução de impostos  Acesso a matérias primas  Disponibilidade de fontes de energia  Mão de obra barata e abundante

4  PIB da África : 26% é indústria  Produção Industrial Mundial : 1% é da África

5  A matéria-prima e minerais que eles tinham foram destinadas ao mercado externo em estado bruto.  Não houve incentivo e investimentos dos colonizadores  Dependência econômica em relação a metrópole  Escassez de capital ($)

6  Carência de mão de obra qualificada  Infraestrutura urbana deficiente  Pequeno mercado consumidor  Carência de energia  Guerras civis

7  Está relaciona, principalmente, aos produtos agrícolas como :  Soja fábricas de óleo vegetal  Cana-de-açúcar Usinas de açúcar  Café torrefadoras de café  Algodão fábricas de tecidos

8  País que mais se destaca : África do Sul, com destaque para o setor siderúrgico, metalúrgico, têxtil e automobilístico.

9  Subsolo rico em recursos minerais  Existência de uma elite branca que, mesmo após a independência, continuou no poder e manteve o contato com a Inglaterra. Esse fator favoreceu a entrada de capitais($) de empresas estrangeiras.  Investimentos na infraestrutura e nas industrias de base.

10  As empresas de médio porte, que não encontram oportunidades na Europa,na América do Norte e no Japão, acreditam que a África é um mercado promissor e estão investindo no continente

11  É uma região rica em petróleo e passou a atrair empresas do setor petrolífero como: Royal Dutch Shell (britânica), Total (francesa), Exxon e Chevron (EUA).  A competição pelo petróleo africano passou a incluir empresas de países emergentes como o Brasil, Índia e China.

12

13  Empresas brasileiras têm investido mais de US$ 15 bi na África

14  Para o funcionamento das fábricas, é necessário infraestrutura, como o fornecimento de água, energia e telefonia, coleta de esgoto e sistema de transporte (estradas, portos, etc...)

15  A infraestrutura, muitas vezes, é implantada pelas próprias indústrias, atraída por incentivos fiscais (redução ou isenção de impostos)  Construtora brasileira Odebrecht, que possuí fábricas na Angola

16  As fábricas contratam mão de obra local, gerando renda. Esse fator movimenta o setor de serviços e comércio, ampliando o número de empregos, recolhimento de impostos e, consequentemente, um número maior de obras sociais, como construção de escolas, hospitais e saneamento básico

17  Ultimamente, a geração de poluentes e resíduos sólidos tem prejudicado a natureza.  Os governos locais precisam estar atentos para evitar a degradação ambiental.

18 Gabriel Nº03 Henrique Nº068ºD Profº Wilson Cap 7 Parte 3 FIM


Carregar ppt " A indústria surgiu na Inglaterra, na metade do séc XVIII.  E, ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito  Atualmente, os países mais desenvolvidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google