A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS"— Transcrição da apresentação:

1 MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS

2 A REVOLUÇÃO E A NAÇÃO Serviu por anos como fonte quase inesgotável de ouro e prata para Espanha. Destruição do Império Asteca e implantação do trabalho escravo. Estrutura social dominada pelos criollos. Na base da pirâmide social, os ameríndios faziam dupla jornada. Trabalhavam nas minas e em terras comunais (coletiva e cooperativa). No meio da pirâmide a miscigenação gerou um terceira classe. Os mestizos (mestiços) trabalhavam como vaqueiros, rancheiros, soldados e empregados domésticos dos criollos.

3 BANDEIRA DO MÉXICO

4 SIGINIFICADO DA BANDEIRA DO MÉXICO
 Branca: esperança. Verde: unidade. Vermelha: o sangue dos heróis nacionais. No centro o Brasão das armas nacionais.

5 O “PORFIRIATO” Período marcado por investimentos estrangeiros.
Construção de ferrovias e aumento nas exportações de minérios e carne. Surgiu uma elite urbana que deseja a democracia. A privatização de terras fez com os camponeses pobres ficassem na miséria. Revolução Mexicana ( ). Dois movimentos diferentes: elite urbanas; vaqueiros e camponeses. Modernização política e movimento contrário contra a privatização das terras comunais.

6 ENTRE A MORDENIDADE E A POBREZA
O governo de Porfírio Díaz foi derrotado. Porém o governo não ficou na mão dos vaqueiros e camponeses. As novas elites urbanas assumiram o poder. Tal elite elaborou uma constituição nacionalista e modernizante. Que atendia apenas em parte os interesses da população pobre do país. Reforma agrária. Criação do partido nacionalista. Burocrático e paternalista.


Carregar ppt "MÉXICO: ENTRE DOIS MUNDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google