A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME - 001 Educar é Santificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME - 001 Educar é Santificar."— Transcrição da apresentação:

1

2 FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME - 001 Educar é Santificar.

3 Da carta de Dom Pascual Chávez por ocasião do150° aniversário da morte de São Domingos Sávio. 2

4 3

5 4 A vocês, educadores e educadoras.

6 Hoje, o desafio da educação torna-se, cada vez mais, empenhativo. Perpetuam-se graves situações, de violência e de pobreza, nos países em via de desenvolvimento; 5

7 diante de terríveis condições sociais de grandes faixas de jovens que vivem abandonados nas marginais das ricas metrópoles; diante da pobreza espiritual de milhões de jovens que, num contexto de bem-estar, vivem desorientados do ponto de vista espiritual e moral, insensíveis não podemos permanecer insensíveis. 6

8 “Ao desembaracar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se dela, porque era como ovelhas que não têm pastor. 7 Mc 6, 34

9 Contemplemos esses jovens com os olhos de Jesus.

10 ... e com os olhos de Dom Bosco acolhamos seu grito pedindo ajuda.

11 Grito desesperado....

12 Sintamo-nos convocados a trabalhar com maior empenho a favor da educação A lembrança de Domingos Sávio deve reavivar em nós o empenho de educadores e educadoras que trabalham “juntos” em um projeto apostólico comum.

13 «Diante às velhas e novas interrogações dos jovens estejam sempre prontos a responder, sem incertezas.

14 Proponham a eles um programa de vida como fez Dom Bosco com Domingos Sávio. Ajudem-nos a assumir a vida como um dom e a vivê-la, com alegria, na verdadeira liberdade.

15 E, enfim, educai-os a abrirem-se à responsabilidade, ao serviço, à solidariedade, à caridade» 14 Diga-lhes que a energia e a garantia de seu crescimento é a amizade com Jesus, é fazer a experiência de Deus.

16 15 Para vocês, jovens, moças e rapazes

17 Vocês estão, hoje, mais que nunca, no meu coração e são “ o motivo de vida” de quantos escolheram empenhar-se na missão salesiana. 16 Vocês foram, sempre, a paixão de Dom Bosco. Por vocês ele se consumiu até o último alento.

18 17 Escrevo a vocês porque conheço “a vossa fome” de propostas verdadeiras. porque conheço “a vossa sede” de alegria profunda.

19 Neste dia em que comemoramos a festa de Domingos Sávio, vos convido a olhar para esse jovem que com a sua vida quer ser um verdadeiro modelo para todos vocês. Ele vos torna participantes de seus segredos.

20 Isto significa inserir, claramente, no vosso projeto de vida, o objetivo e a vontade de ser “santo” (a); Isto foi o grande desejo de Domingos Sávio Isto seja, também, um desejo cultivado no coração de cada um de vocês. 19 O primeiro é aquele de ser capaz de grandes ideais. Sobretudo, deixar-se prender pelo desejo de uma vida cristã de alta qualidade.

21 O segundo segredo que Domingos nos ensina é que a nossa vida cristã vem, continuamente, “mantida e renovada” pelo Sacramento da Reconciliação... 20

22 ... e torna-se forte nutrindo-se pelo “Pão da Vida” no Sacramento da Eucaristia. 21

23 Mesmo nas maiores dificuldades, podemos nos manter fortes se conservarmos uma relação verdadeira de amizade com o Senhor Jesus, através da experiência sacramental. 22

24 23 Neste caminho de vida cristã, Maria, como Imaculada, está ao lado para indicar-nos a beleza daquilo que é bom, justo, puro, amável e digno de louvor,, e como Auxiliadora para nos sustentar e proteger nas dificuldades do caminho.

25 Sempre dispostos a tudo para fazer crescer o bem e combater o mal, assim como fez Domingos Sávio. 24 O terceiro segredo é aquele de doar até a hora da nossa morte a nossa vida pelos outros. Ser, realmente, “lutadores do bem”, empenhados no serviço, portadores de esperança e de alegria.

26 que saibais escolher um guia que acompanhe-vos em vossa caminhada. Caríssimas (os), escolham o “vosso Dom Bosco”! Assim fez Domingos e a sua vida deu aqueles frutos que todos nós conhecemos. 25 Sereis capazes de tudo isto? Estou certo que sim, mas com uma condição:

27 Domingos Sávio é um exemplo explêndido de como a santidade é uma vocação universal, um caminho possível para os jovens, um dom que faz crescer e amadurecer através do acompanhamento de pessoas profundamente espirituais, permeadas da autêntica paixão educativa. Dom Pascoal Chávez

28 27 Traduzido do Italiano para o Português e adaptado pelo SC Antonio Rodrigues da Silva, Província BSP, a partir do trabalho elaborado por Alba Vernazza - FMA, consoante a carta de Dom Pascual Chávez por ocasião do150° aniversário da morte de São Domingos Sávio. “Empenhemo-nos por fazer aquilo que os jovens gostam para que eles sintam-se motivados a fazer aquilo que queremos que eles façam” Dom Bosco


Carregar ppt "FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO EDUCAÇÃO FCME - 001 Educar é Santificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google