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Pesquisa Dia do Consumidor 2015

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Apresentação em tema: "Pesquisa Dia do Consumidor 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Dia do Consumidor 2015
Março / 2015

2 Índice Objetivo, metodologia e amostra Perfil dos respondentes Percepção da Economia Brasileira (2015 contra o ano anterior) Percepção sobre as Finanças Pessoais (2015 contra o ano anterior) A influência da inflação e reajustes de preços no orçamento doméstico Tipo de serviço ou despesa que “pesou” no orçamento doméstico A crise no abastecimento de água A influência da crise hídrica e energética na economia A crise nos Setores Hídrico e Energético versus despesas extras no orçamento doméstico Modificação nos hábitos de uso e consumo de água e energia elétrica Percepção sobre a mudança de comportamento como resultado da redução de consumo

3 Objetivo, metodologia e amostra
Objetivo: A pesquisa teve por objetivo identificar a percepção do consumidor com relação a economia brasileira e suas finanças pessoais, e seu comportamento frente a atual crise hídrica e energética. Metodologia: utilizamos de metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet. Período de realização da pesquisa: 06 a 23 de fevereiro de 2015. Target: O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços – Amostra: respondentes. Leitura dos resultados: Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,5%, para mais ou para menos.

4 PERFIL DOS RESPONDENTES

5 D/E 55 Base: 1.477 54% dos respondentes a pesquisa são homens
36% dos consumidores concentram-se na faixa etária 25 a 34 anos 55% representam as Classes D/E, 37% a Classe C e 8% as Classes A/B D/E 55 Base: 1.477 Equivalência Renda Familiar Mensal Classe A – acima de R$ Classe B – de R$ a R$ Classe C - de R$ a R$ 8.700 Classe D – de R$ a R$ 2.030 Classe E – até R$ 1.230 P. Qual o seu sexo? (Resposta única) P. Qual a sua idade? (Resposta única) P. Marque a faixa de valor que melhor representa a sua renda familiar mensal: (Resposta única) (Critério FGV 2012 para determinação da classe social segundo rendimento familiar mensal, com valores adaptados ao salário mínimo vigente em JAN2014)

6 65% dos consumidores que responderam a pesquisa concentram-se na Região Sudeste do país, 46% deles em São Paulo. Nordeste tem 14% de representatividade, seguido pelas regiões Sul (11%), CO (6%) e N (4%). AL PB PE SE PR SC RS ES RJ SP MG MS MT GO AM AC RO RR AP PA TO BA PI MA CE DF RN Base: 1.477 P. Informe em qual Estado você mora: (Resposta única)

7 PERCEPÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA

8 A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS
83% dos consumidores percebem a Economia Brasileira como pior em relação à 2014. Esta percepção se intensifica nas regiões Norte (89%) e Sul (88%). Para 85% dos consumidores das classes C e D/E a Economia piorou. Entre as mulheres a percepção de piora supera a dos homens (86% contra 82%). Região Classe Social Sexo A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 2014 EM RELAÇÃO A 2013 72% DIZIA QUE ESTAVA PIOR 2013 EM RELAÇÃO A 2012 43% DIZIA QUE ESTAVA PIOR

9 O QUE MAIS PESOU NO ORÇAMENTO DO CONSUMIDOR
(CONSIDERANDO O CENÁRIO DE INFLAÇÃO E REAJUSTE DE PREÇOS)

10 Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%)
No atual cenário de inflação e reajuste de preços, 24% dos consumidores apontam como principal “vilão” do orçamento doméstico os gastos com combustíveis. Em segundo lugar aparecem as despesas com alimentação (23%), seguido pelo reajuste da conta de luz (18%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) 3 serviços ou despesas que mais pesaram no orçamento doméstico do consumidor

11 Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%)
Os gastos com combustíveis pesaram mais no orçamento doméstico dos consumidores: N (34%), CO (31%), S (28%), NE (25%). No Sudeste foram os gastos com a alimentação, com 25% das menções, seguido por despesas com combustível (23%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Região TOTAL N NE CO SE S Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

12 Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%)
As despesas com alimentação foram o que mais “pesou” no orçamento doméstico das classes D/E (23% das menções). Na classes C foi o aumento do combustível (31% das menções). Nas classes A/B, a percepção é de que o aumento dos preços de combustíveis e alimentação impactaram negativamente o orçamento doméstico, ambos com 27% das menções. Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Classe Social TOTAL AB C DE Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

13 Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%)
Para as mulheres, o aumento dos preços de alimentação impactaram mais significativamente no orçamento doméstico (28%), seguido por conta de luz (21%). Já na opinião dos homens, foi o aumento dos combustíveis (29%). Tipo de serviço ou despesa que mais pesou no Orçamento Doméstico (%) Sexo TOTAL Homens Mulheres Combustível Alimentação Luz Impostos Moradia, aluguel e condomínio Transportes e conduções Educação (1) Água Telefonia e TV a Cabo (2) Lazer Gás Outros Educação = Faculdade, Escola, Ensino e Cursos diversos Telefonia e TV a Cabo = Celular, Telefone Fixo, Internet e TV Paga)

14 CRISE NOS SETORES HÍDRICO E ENERGÉTICO

15 93% dos consumidores acreditam que a crise no abastecimento de água em alguns Estados brasileiros afeta a economia de uma forma geral. Está percepção é maior na região SE, com 95% das menções, contra 88% no NE. Na comparação entre as classes sociais, 96% das classes A e B acreditam que a crise de abastecimento interfere na economia. A crise no abastecimento de água em alguns Estados do país afeta a economia de uma forma geral? (%) Região Classe Social Sexo

16 De modo geral, o cenário de crise nos setores hídrico e energético gerou despesas extras no orçamento doméstico na opinião de 83% dos consumidores. Sendo que este percentual passa para 85% entre os consumidores das classes D/E, e também entre as mulheres. Na região Norte, 91% dos consumidores sofreram impacto no orçamento doméstico em função da crise hídrica e energética, seguido por 83% na região Sudeste. O cenário de crise nos setores hídrico e energético no país gerou despesas extras em seu orçamento doméstico? (%) Região Classe Social Sexo

17 Concentra-se na região Sudeste o maior percentual de consumidores que modificaram seus hábitos de consumo de água e energia elétrica em vista da crise hídrica, com 95% das menções. É maioria (91%) os consumidores das classes C e D/E, e mulheres (94%). Você adotou ou modificou hábitos de uso e consumo de água e energia elétrica em vista da crise hídrica? (%) Região Classe Social Sexo

18 Sua mudança de comportamento resultou em redução de consumo de? (%)
57% dos consumidores declaram que mudaram o comportamento e tiveram redução do consumo de água e energia elétrica. No Sudeste, esse percentual passa para 59%, o maior na comparação com as outras regiões do país. A classe C é que reduziu mais o consumo em ambos os itens (água e energia ), com 60% das menções. Sua mudança de comportamento resultou em redução de consumo de? (%) Região Classe Social Sexo

19 PERCEPÇÃO SOBRE AS FINANÇAS PESSOAIS

20 A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS
43% dos consumidores acreditam que suas finanças pessoais pioraram em Na região Sul, essa percepção é maior, com 47% das menções. Entre as classes sociais, apenas 21% dos consumidores nas classes D/E disseram que as finanças pessoais melhoraram, contra 30% na classe C e 31% na classe A/B. Percepção sobre às Finanças Pessoais (%) Região Classe Social Sexo A PERCEPÇÃO VEM PIORANDO AO LONGO DOS ANOS 2014 EM RELAÇÃO A 2013 29% DIZIA QUE ESTAVA PIOR 2013 EM RELAÇÃO A 2012 24% DIZIA QUE ESTAVA PIOR


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