Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsaac Velez Alterado mais de 9 anos atrás
1
Auditório SUCESU-SP 27/03/2007 Marco Antonio Terlizzi
Palestra Como desenvolver questionários on-line e realizar pesquisas e avaliações pela internet Local Data Palestrante Auditório SUCESU-SP 27/03/2007 Marco Antonio Terlizzi
2
Agenda Objetivos Conceitos Básicos Pesquisas On-line
Interação com Participantes Pesquisa Impressa X Pesquisa On-line Fases e Etapas do Processo de Pesquisa Como Escrever um Questionário Eficaz Cuidados e Dicas Desafios e Benefícios Perguntas Marco Antonio Terlizzi
3
Objetivos Descrever as fases e etapas envolvidas na realização de um projeto de pesquisa pela internet Apresentar critérios e princípios para a construção de questionários on-line Direcionar os participantes da palestra a desenvolverem um projeto de pesquisa on-line Marco Antonio Terlizzi
4
O que significa o termo "pesquisa"?
Indagação, investigação. Dicionário Houaiss Conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico, etc. Investigação ou indagação minuciosa Dicionário Michaelis Ação ou efeito de pesquisar; busca, indagação, inquirição, investigação Marco Antonio Terlizzi
5
Você gosta de responder pesquisas?
( ) Sim ( ) Não Marco Antonio Terlizzi
6
Meios de interação com os participantes
Observação Contato direto Telefone Correspondência Páginas web Marco Antonio Terlizzi
7
Pesquisa aplicada pela internet, utilizando e-mail e página web.
Pesquisa On-line Pesquisa aplicada pela internet, utilizando e página web. Marco Antonio Terlizzi
8
Sugestões de uso para pesquisas on-line
Auto-avaliação ou CSA (Control Self Assessment) Avaliação 360 Graus Avaliação de Desempenho Avaliação de Evento Avaliação de Programas Avaliação de Projetos Avaliação de Treinamento Banco de Dados de Currículos Cotação de Preços Formulário de RFI (Request For Information) Formulário de RFP (Request For Proposal) Pesquisa de Audiência Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Cultura Organizacional Pesquisa de Marketing Pesquisa de Opinião Pesquisa de Satisfação Pesquisa para TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Pesquisas de Mercado Programa de Compliance Programa de Trabalho Votação para Eleição Etc. Marco Antonio Terlizzi
9
Pontos fortes da pesquisa on-line
Custo-benefício Flexibilidade Diversidade de questionários Facilidade de acompanhamento Amostragem Alcance geográfico Variedade de aplicações Facilidade da entrada de dados e armazenamento Conveniência Marco Antonio Terlizzi
10
Marco Antonio Terlizzi
11
Momentos de interação com os respondentes
Convite para responder a pesquisa Coleta de dados Instruções Questões Conclusão Monitoramento (Follow-up) Divulgação dos resultados Marco Antonio Terlizzi
12
Comparação entre métodos de pesquisa
Criar pesquisa Enviar Monitorar respostas Analisar e concluir On-line Economia de tempo e dinheiro Impresso Criar pesquisa Imprimir e postar Coletar e digitar questionários Analisar e Concluir Marco Antonio Terlizzi
13
Fases do Processo de Pesquisa
4 3 1 2 Planejamento Desenvolvimento Aplicação Tabulação e Análise Marco Antonio Terlizzi
14
Etapas da Fase de PLANEJAMENTO
1 Identificação e análise do problema Definição dos objetivos Determinação do público-alvo Definição das estratégias Convite Coleta de dados Monitoramento Divulgação Marco Antonio Terlizzi
15
Etapas da Fase de DESENVOLVIMENTO
2 Elaboração do conteúdo do questionário Listar Selecionar Simplificar Ordenar Testar Ajustar Criação do design gráfico do questionário Marco Antonio Terlizzi
16
Etapas da Fase de APLICAÇÃO
3 Publicação do questionário Convite aos participantes Coleta de dados (respostas dos participantes) Monitoramento das respostas Marco Antonio Terlizzi
17
Etapas da Fase de TABULAÇÃO e ANÁLISE
4 Encerramento da coleta de dados Tabulação dos dados Análise dos resultados Elaboração do relatório final Divulgação dos resultados Marco Antonio Terlizzi
18
Como escrever um questionário eficaz (1/2)
Seja breve Comece com questões que não são ameaçadoras Use linguagem simples Inclua instruções simples Tenha certeza da aparência profissional Faça apenas uma pergunta de cada vez Marco Antonio Terlizzi
19
Como escrever um questionário eficaz (2/2)
Use questões abertas somente quando as respostas agregam valor à investigação da pesquisa Forneça espaço para contar mais Coloque as questões mais importantes primeiro Evite induzir concordância Evite a opção de resposta "outro(a)" Mantenha sua pesquisa "enxuta" Marco Antonio Terlizzi
20
Cuidados especiais Curiosidade Memória Simplicidade Ambigüidade
Ego das pessoas Fundo emocional Marco Antonio Terlizzi
21
Dicas (1/4) Liste poucas questões por tela
Elimine questões desnecessárias Utilize questões tipo matriz de forma moderada Reduza erros de resposta restringindo opões de resposta Force respostas somente em raras ocasiões Marco Antonio Terlizzi
22
Dicas (2/4) Exiba mensagens de erro ou avisos o mais específico possível Sempre proteja suas pesquisas com senha Assegure que a privacidade dos respondentes está protegida Forneça algum indicador de progresso da pesquisa Permita que o respondente interrompa a pesquisa e retorne posteriormente Marco Antonio Terlizzi
23
Dicas (3/4) Dê algo em troca aos respondentes
Automatize "pulos" para padrões de comportamento Valide automaticamente a entrada de dados (quando possível). Tire proveito da capacidade que a mídia eletrônica tem de rastrear o comportamento do respondente Teste a pesquisa cuidadosamente Marco Antonio Terlizzi
24
Dicas (4/4) Distribua o envio dos convites de e-mail
Permita que os respondentes reportem problemas Antecipe mudanças enquanto a pesquisa está em testes Permita que os pesquisadores ou patrocinadores da pesquisa possam acessar a pesquisa durante o andamento Lembre-se de acompanhar as pesquisas incompletas Marco Antonio Terlizzi
25
Você responderia adequadamente o questionário criado?
Controle de qualidade Você responderia adequadamente o questionário criado? Se SIM, porque você responderia o questionário? Se NÃO, porque você não responderia o questionário? Faça as mudanças necessárias Marco Antonio Terlizzi
26
Indicadores da internet no Brasil
Aproximadamente 32,1 milhões de brasileiros (21% da população com mais de 10 anos) já acessaram pelo menos uma vez a internet por meio de microcomputador. Entre as regiões do país, o destaque ficou com a região Sudeste, onde as pessoas que acessam a internet somam 26,3% da população. No último trimestre de 2006 cerca de 78% do total da população com 16 anos ou mais que mora em domicílios com linhas telefônicas fixas, e que utilizaram a rede nos últimos 6 meses, utilizou a internet para uso de . Hoje (27/03/07) o número de domínios. br registrados é igual a Fonte: Marco Antonio Terlizzi
27
Desafios Proporção de pessoas que tem acesso ao computador Proporção de pessoas que tem acesso à internet Proporção de pessoas que tem endereço de Freqüência de acesso a internet Habilidades com o computador Habilidades com a internet Capacidade de processamento dos computadores Configuração dos equipamentos e monitores Velocidade da conexão à internet Disponibilidade e vontade dos participantes em responder as pesquisas adequadamente Marco Antonio Terlizzi
28
Benefícios A possibilidade de coletar grandes volumes de dados, sem entrevistadores, impressos ou postagem, e de processar respostas por uma entrada de dados unificada torna as pesquisas on-line: Mais baratas Mais rápidas Mais fáceis de conduzir Marco Antonio Terlizzi
29
Pesquisa de Satisfação
Caso Prático Pesquisa de Satisfação Marco Antonio Terlizzi
30
Marco Antonio Terlizzi marco.terlizzi@equestiona.com.br
Muito obrigado! PALESTRA Como desenvolver questionários on-line e realizar pesquisas e avaliações pela internet Perguntas? Marco Antonio Terlizzi
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.