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Desenvolvimento do Aço
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA GRUPO I Alex Sano Alexandre Ferreira Anderson Miranda Sena Antonio dos Reis
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Motivação - Aços
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Ferro Minério de Ferro Matéria-Prima
“O ferreiro," de Jefferson David Chalfant
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Aço Liga Metálica Teor de carbono: 0,008 a 2,11%
Aços – Carbono e Aços Ligados
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Microestrutura
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Microestrutura Grãos Células do Aço
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Microestrutura Aço IF com 96,73 % de ferrita Aço CP com 58,92% de ferrita (Parte Branca)
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Aços Liga Considerações gerais
Principais efeitos dos elementos de liga
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Automóveis: Décadas de 60 e 70
Gálaxi Landau Comprimento: 5,3 m. Largura: 3 m. Consumo: 3 a 4 km/l. Peso: 2 mil quilos.
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Década de 70: O Desafio da Indústria do Aço
Crise do Petróleo; Entrada de Polímeros no Mercado.
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Crise do Petróleo
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Década de 70: O Desafio da Indústria do Aço
Crise do Petróleo; Entrada de Polímeros no Mercado.
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Desafios Redução de peso dos veículos;
Diminuição dos tamanhos dos veículos; Substituição de materiais convencionais por outros de menor densidade; Substituição do aço ao carbono tradicional por aços de alta-resistência com propriedades mecânicas superiores.
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Projeto ULSAB Objetivos: Destruição de paradigmas;
Desenvolvimento de um automóvel leve; Automóvel Seguro; Eficiente quanto ao consumo de combustível; Destruição de paradigmas; Surgimento de Novos Aços; Finalizado em 1998.
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Projeto ULSAB Estudos Paralelos:
ULSAC (ultralight steel auto closures): componentes externos da carroceria
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Projeto ULSAB Estudo Paralelos:
ULSAS (ultralight steel auto suspension): componentes da suspensão.
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Projeto ULSAB-AVC Aumento significativo na eficiência do consumo de combustíveis (acima de 22,2km/l na versão gasolina e acima de 31,5km/l nas versão diesel). Otimização de desempenho ambiental, especialmente quanto a emissão de poluentes, reciclagem e redução da utilização dos recursos naturais. Alto volume de manufatura a custos viáveis.
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Projeto ULSAB-AVC Foram desenvolvidos conceitos para os automóveis da classe C Européia (European C- Class), também denominada classe do Golf, e da classe de tamanho médio norte-americana (North American Midsize-Class). Buscou-se o desenvolvimento de uma plataforma comum para estas duas classes de veículos.
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Projeto ULSAB-AVC Exemplos de automóveis da classe C européia (no sentido horário) Opel Astra, Ford Focus, Honda Civic e Fiat Stylo
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Projeto ULSAB-AVC Outros exemplos de automóveis da classe C européia (no sentido horário) Renault Megane, Citroen Xsara, Toyota Corolla e Peugeot 307.
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Os aços avançados na indústria automobilística.
Projeto ULSAB-AVC Os aços avançados na indústria automobilística.
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Os aços no projeto ULSAB-AVC
A aplicação das classes de aços avançados, fornecem superiores níveis de resistência em componentes que necessitam de operações de conformação em sua fabricação. A utilização destes aços são combinadas com tecnologias avançadas de manufatura, como por exemplo o uso de aços de alta resistência, os tailored blanks, a hidroconformação e a soldagem a laser.
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Aços Avançados Aços de Alta Resistência – HSS e Ultra Alta Resistência – UHSS; Interstitial Free – IF Bake Hardenable – BH
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Aços Avançados Aços de Alta Resistência de Última Geração - os aços AHSS; Complex - Phase Steels– CP; transformation induced plasticity – TRIP; Dual – Phase Steels – DP.
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Conclusão Com os avanços tecnologicos apresentados desde a década de setenta, podemos concluir que o aço ainda será uma material utilizado pela industria automobilística mundial, gerando mais empregos, avanços e pesquisas com o intuito de sustentar o topo do mercado pelas próximas décadas.
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Bibliografia alaxi1.jpg _1.jpg Texto-8.pdf 6 – Página de Internet
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1 - ANDRADE, S. L., PEREIRA, J.F., TAISS, E. J., ROSA, L. K.;
ULSAB-AVC. O Aço no automóvel do futuro: A estratégia da Usiminas. Contribuição técnica ao 55° Congresso Anual da ABM: Rio de Janeiro/RJ, julho de 2000. 2 – ANDRADE, S. L., PEREIRA, J.F., TAISS. E. J,. ROSA. L K.; ULSAB. Ultra Light Steel Auto Closures - Principais resultados e o Programa da Usiminas na disseminação dos conceitos. Contribuição técnica ao 38° Seminário de Laminação Processos e Produtos laminados e revestidos da ABM; Florianópolis/SC, outubro de 2001. 3 - PES - Porsche Engineering Services, INC; ULSAB-AVC. Engineering Report, outubro de 2001. 4 – Consorcium ULSAB-AVC Comunication Package, dezembro de 5 - Gerência de Marketing da Usiminas; Programa ULSAB. A importância estratégica para a Usiminas na busca de soluções para o setor automotivo; janeiro de 2002.
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