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Desenvolvimento do Aço

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento do Aço"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento do Aço
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA GRUPO I Alex Sano Alexandre Ferreira Anderson Miranda Sena Antonio dos Reis

2 Motivação - Aços

3 Ferro Minério de Ferro Matéria-Prima
“O ferreiro," de Jefferson David Chalfant

4 Aço Liga Metálica Teor de carbono: 0,008 a 2,11%
Aços – Carbono e Aços Ligados

5 Microestrutura

6 Microestrutura Grãos  Células do Aço

7 Microestrutura Aço IF com 96,73 % de ferrita Aço CP com 58,92% de ferrita (Parte Branca)

8 Aços Liga Considerações gerais
Principais efeitos dos elementos de liga

9 Automóveis: Décadas de 60 e 70
Gálaxi Landau Comprimento: 5,3 m. Largura: 3 m. Consumo: 3 a 4 km/l. Peso: 2 mil quilos.

10 Década de 70: O Desafio da Indústria do Aço
Crise do Petróleo; Entrada de Polímeros no Mercado.

11 Crise do Petróleo

12 Década de 70: O Desafio da Indústria do Aço
Crise do Petróleo; Entrada de Polímeros no Mercado.

13 Desafios Redução de peso dos veículos;
Diminuição dos tamanhos dos veículos; Substituição de materiais convencionais por outros de menor densidade; Substituição do aço ao carbono tradicional por aços de alta-resistência com propriedades mecânicas superiores.

14 Projeto ULSAB Objetivos: Destruição de paradigmas;
Desenvolvimento de um automóvel leve; Automóvel Seguro; Eficiente quanto ao consumo de combustível; Destruição de paradigmas; Surgimento de Novos Aços; Finalizado em 1998.

15 Projeto ULSAB Estudos Paralelos:
ULSAC (ultralight steel auto closures): componentes externos da carroceria

16 Projeto ULSAB Estudo Paralelos:
ULSAS (ultralight steel auto suspension): componentes da suspensão.

17 Projeto ULSAB-AVC Aumento significativo na eficiência do consumo de combustíveis (acima de 22,2km/l na versão gasolina e acima de 31,5km/l nas versão diesel). Otimização de desempenho ambiental, especialmente quanto a emissão de poluentes, reciclagem e redução da utilização dos recursos naturais. Alto volume de manufatura a custos viáveis.

18 Projeto ULSAB-AVC Foram desenvolvidos conceitos para os automóveis da classe C Européia (European C- Class), também denominada classe do Golf, e da classe de tamanho médio norte-americana (North American Midsize-Class). Buscou-se o desenvolvimento de uma plataforma comum para estas duas classes de veículos.

19 Projeto ULSAB-AVC Exemplos de automóveis da classe C européia (no sentido horário) Opel Astra, Ford Focus, Honda Civic e Fiat Stylo

20 Projeto ULSAB-AVC Outros exemplos de automóveis da classe C européia (no sentido horário) Renault Megane, Citroen Xsara, Toyota Corolla e Peugeot 307.

21 Os aços avançados na indústria automobilística.
Projeto ULSAB-AVC Os aços avançados na indústria automobilística.

22 Os aços no projeto ULSAB-AVC
A aplicação das classes de aços avançados, fornecem superiores níveis de resistência em componentes que necessitam de operações de conformação em sua fabricação. A utilização destes aços são combinadas com tecnologias avançadas de manufatura, como por exemplo o uso de aços de alta resistência, os tailored blanks, a hidroconformação e a soldagem a laser.

23 Aços Avançados Aços de Alta Resistência – HSS e Ultra Alta Resistência – UHSS; Interstitial Free – IF Bake Hardenable – BH

24 Aços Avançados Aços de Alta Resistência de Última Geração - os aços AHSS; Complex - Phase Steels– CP; transformation induced plasticity – TRIP; Dual – Phase Steels – DP.

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26

27 Conclusão Com os avanços tecnologicos apresentados desde a década de setenta, podemos concluir que o aço ainda será uma material utilizado pela industria automobilística mundial, gerando mais empregos, avanços e pesquisas com o intuito de sustentar o topo do mercado pelas próximas décadas.

28 Bibliografia alaxi1.jpg _1.jpg Texto-8.pdf 6 – Página de Internet

29 1 - ANDRADE, S. L., PEREIRA, J.F., TAISS, E. J., ROSA, L. K.;
ULSAB­-AVC. O Aço no automóvel do futuro: A estratégia da Usiminas. Contribuição técnica ao 55° Congresso Anual da ABM: Rio de Janeiro/RJ, julho de 2000. 2 – ANDRADE, S. L., PEREIRA, J.F., TAISS. E. J,. ROSA. L K.; ULSAB. Ultra Light Steel Auto Closures­ - Principais resultados e o Programa da Usiminas na disseminação dos conceitos. Contribuição técnica ao 38° Seminário de Laminação Processos e Produtos laminados e revestidos da ABM; Florianópolis/SC, outubro de 2001. 3 - PES - Porsche Engineering Services, INC; ULSAB-AVC. Engineering Report, outubro de 2001. 4 – Consorcium ULSAB-AVC ­Comunication Package, dezembro de 5 - Gerência de Marketing da Usiminas; Programa ULSAB. A importância estratégica para a Usiminas na busca de soluções para o setor automotivo; janeiro de 2002.


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