A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros

2 AULA 09 Pesquisa científica

3 CONCEITO DE PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistematizados, baseados em raciocínio lógico, na busca de soluções para os problemas nas diversas áreas, utilizando metodologia científica.

4 REQUISITOS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA a)Recurso humano qualificado; b)Materiais para realização dos trabalhos (equipamentos, bibliotecas,materiais de informática, veículos); c)Estrutura física (laboratórios, escritórios, áreas experimentais); d)Recurso financeiro; e)Tempo para dedicação à pesquisa; f)Pessoa física e jurídica para dar suporte à condução dos trabalhos.

5 FINALIDADES DA PESQUISA Faz-se pesquisa porque existe uma demanda, problema teórico ou prático a resolver, cuja solução irá proporcionar um avanço da ciência, ou melhoria da produtividade e/ou qualidade de um produto. A principal finalidade da pesquisa é conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem nas suas mais diferentes manifestações e a maneira como se procuram os seus aspectos estruturais e funcionais, a partir das interrogações que surgem e precisam de respostas. As respostas destas questões, sejam elas resultados teóricos ou práticos, devem promover o progresso da ciência.

6 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETIVOS PESQUISA EXPLORATÓRIA Primeiro passo do trabalho científico; Pesquisa bibliográfica feita para avaliar a possibilidade de desenvolver um trabalho sobre determinado assunto. Pretende: Coletar informações sobre o assunto; Definir os objetivos da pesquisa; Orientar a formulação da hipótese.

7 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETIVOS PESQUISA DESCRITIVA Promove estudo, análise, registro e interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador; Os dados são coletados pela aplicação de entrevistas, questionários e por observação da realidade. Exemplo: Pesquisas do IBGE

8

9 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETIVOS PESQUISA EXPLICATIVA É mais complexa; Registra, analisa, interpreta os fatos e identifica as suas causas. A maioria das pesquisas são experimentais, em que manipula-se e controla-se as variáveis. Exemplo: Universidades em geral EMBRAPA FIOCRUZ INPE Seguem alguns exemplos...

10 Projeto realizado em parceria entre a Natura Inovação e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pesquisa a produção de dendê em sistemas agroflorestais e visa desenvolver sistemas alternativos de produção sustentável de óleo de dendê voltados para a agricultura familiar na Amazônia. Fonte: para-dendeicultura-sustentavel-na-agricultura-familiar Pesquisa avalia alternativas para dendeicultura sustentável na agricultura familiar 02/04/2012

11 Portal Fiocruz - Notícias - Imprensa 20/04/2012 Tese sobre vacinas contra dengue ganha o Oscar da Saúde Um estudo sobre vacinas de DNA contra a dengue, desenvolvido pelo Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), ganhou o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS de 2011, na categoria tese de doutorado. A entrega do Oscar da Saúde, como é chamado pelo Governo Federal, ocorreu na última segunda-feira (16/4), em Brasília, durante a abertura do Encontro com a Comunidade Científica A tese vencedora, intitulada Desenvolvimento de vacinas de DNA contra o vírus da dengue baseadas na proteína do envelope viral, é de autoria de Adriana Azevedo e foi desenvolvida durante a pós-graduação stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, sob a orientação da pesquisadora Ada Alves. Um dos enfoques que orientam o projeto é o desenvolvimento de duas vacinas de DNA contra a dengue, batizadas de pE1D2 e de pE2D2. O trabalho foi escolhido dentre 98 concorrentes. Fonte:

12 Pesquisa com células-tronco reduz quantidade de vírus HIV em tecido humano 13/04/02012 Uma pesquisa publicada nesta quinta-feira no periódico PLoS Pathogens demonstrou de que maneira células- tronco de humanos podem ser geneticamente projetadas para combater o vírus HIV. O estudo, que é uma expansão de trabalhos anteriores, foi conduzido na Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, esses resultados podem embasar uma abordagem que consiga, de fato, erradicar o vírus em pessoas infectadas. Fonte:

13 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA – OBJETIVOS OUTROS TIPOS DE PESQUISA Opinião Motivação Propaganda Produto Sobre venda

14 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETO PESQUISA DE CAMPO

15 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETO PESQUISA DE LABORATÓRIO

16 CLASSIFICAÇÃO DE PESQUISA - OBJETO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

17 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA a) Preparação da pesquisa tomada de decisão; especificação dos objetivos; elaboração de um esquema; constituição da equipe de trabalho; levantamento dos recursos e cronograma.

18 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA b) Fases da pesquisa escolha do assunto; formulação do problema; revisão bibliográfica sobre o problema a ser resolvido; descrição do objeto de pesquisa; formulação da hipótese; indicação das variáveis; amostragem; seleção de métodos e técnicas; organização do instrumental de observação; teste dos instrumentos e procedimentos.

19 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA c) Execução da pesquisa estabelecimento de um plano de trabalho; coleta de dados; elaboração dos dados; análise e e interpretação dos dados; representação dos dados.

20 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA d) Redação redação preliminar; revisão gramatical e de conteúdo; redação final; bibliografia.

21 PLANEJAMENTO E ETAPAS DA PESQUISA e) Publicação relatório; artigo científico; monografia; dissertação; tese.

22 ÊXITO DA PESQUISA Indagar minuciosamente sobre o assunto; Selecionar bem o material bibliográfico e documental; Transcrever corretamente as informações; Fazer anotações claras e objetivas dos dados; Observar o desenvolvimento ordenado e lógico do fatos; Apresentar as conclusões e os resultados alcançados de maneira ordenada e clara. Conduzir o processo de pesquisa de acordo com os objetivos propostos no projeto, tendo sempre em mente a pergunta da pesquisa (fio condutor);

23 BIBLIOGRAFIA LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 3ª ed. São Paulo: Editora Atlas, FERRÃO, Romário Gava. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. Linhares: Unilinhares / Incaper, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Editora Atlas, SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

24 AGRADEÇO A PRESENÇA E A ATENÇÃO! Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA Professoras: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga Drª Rosana Gonçalves Barros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google