A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA COMUNICACIONAL DE POSTERS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA COMUNICACIONAL DE POSTERS."— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA COMUNICACIONAL DE POSTERS

2 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 0. TÓPICOS 1. Aparência geral 2. Espaço livre 3. Fundo 4. Organização e fluxo da leitura 5. Balanceamento entre texto e imagens 6. Texto 7. Imagens 8. Título 9. Identificação dos autores 10. Tópicos essenciais

3 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 1. APARÊNCIA GERAL Desagradável. informação compacta ou dispersa e desconexa. Agradável. posicionamento equilibrado dos vários elementos, boa legibilidade.

4 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 2. ESPAÇO LIVRE Pouco. massa sólida de textos e imagens. Correcto. separação clara das secções proporcionando conforto visual.

5 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 3. FUNDO Perturbador. padrões, imagens ou uso incorrecto da cor provocam ruído visual e ilegibilidade. Identificativo. o uso correcto da cor e a colocação de logotipos reforçam a comunicação institucional.

6 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 4. ORGANIZAÇÃO E FLUXO DA LEITURA Incompreensível. ordem de leitura não perceptível. Implícita. a organização sequencial e o realce dos tópicos tornam perceptível o fluxo do discurso. Explícita. existe numeração e outros guias visuais que forçam uma sequência de leitura.

7 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 5. BALANCEAMENTO ENTRE TEXTO E IMAGENS Demasiado texto. efeito opressivo do texto, pela sua densidade face ao espaço livre restante. Demasiadas imagens. não é perceptível o contexto das imagens ou a sua utilidade para o discurso. Balanceado. texto e imagens correctamente complementados, permitindo uma explicação correcta.

8 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 6. TEXTO Ilegível. demasiado pequeno ou pouco contrastado, provocando dificuldade visual à distância de 1,5m. Desequilibrado. escolha de vários tipos, grande variedade de tamanhos ou uso anárquico da cor. Confortável. tópicos devidamente realçados, texto agrupado em pequenos blocos, listas e sequências.

9 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 7. IMAGENS Não relevantes. simples ornamentos, sem relação directa com o conteúdo. Ruidosas. se não são facilmente compreensíveis ou se têm baixa qualidade. Eficazes. a imagem que vale mil palavras…

10 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 8. TÍTULO Não existe Descritivo. descreve genericamente o objectivo. Comunicativo. clarifica o objectivo e desperta o interesse do público.

11 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 9. IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES Não existe Parcial. não é fornecida informação suficiente para permitir o contacto futuro com os autores. Completa. existe informação de contacto e de afiliação.

12 Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus 10. TÓPICOS ESSENCIAIS Ausentes. o sumário, os objectivos e os resultados. Presentes. de forma implícita nos blocos de texto. Explícitos. em tópicos específicos.


Carregar ppt "Parâmetros de Avaliação FEUP Carlos Oliveira / Paulo Jesus PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA COMUNICACIONAL DE POSTERS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google