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Projeto de Pesquisa Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Projeto de Pesquisa Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Pesquisa Recursos Humanos II
Orientadora: Christiane Leolina Lara Silva

2 PROJETO INTEGRADOR Conceito
O projeto integrador consiste numa atividade curricular que contextualiza, articula e inter-relaciona os saberes apreendidos, a partir da atitude de desconstrução e reconstrução do conhecimento, mediante a técnica de estudo de caso.  

3 PROJETO INTEGRADOR Objetivos
Promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; Fortalecer a articulação entre teoria e prática, a contextualização e motivação; Possibilitar a avaliação dos estudantes sob circunstâncias próximas às de um ambiente real.

4 PROJETO A realização do Projeto Integrador é fundamental para o desenvolvimento de uma visão sistêmica do fenômeno sob análise, que permita ao aluno identificar como aplicar e como utilizar as competências de cada um dos módulos trabalhadas em sala de aula, e contribua para o desempenho de práticas gerenciais.

5 Etapa 1: revisão teórica e bibliográfica do projeto;
Etapas do Projeto Etapa 1: revisão teórica e bibliográfica do projeto; Etapa 2 : pesquisa em campo, resultados, análise dos resultados, considerações finais e apresentação para a banca.

6 Estrutura do Projeto 1 - Introdução 2 - Problema 3 – Justificativa
4 –Referencial teórico      5 - Metodologia 6 – Referências         7- Pesquisa/Produto      8 – Elaboração das descrições e análises 9 - Considerações Finais      10 - Referências       Etapa 1 e Etapa 2

7 Diretrizes para apresentação
A apresentação dos projetos é obrigatória a todos os alunos. Banca examinadora: - Professor Orientador, 2 (dois) professores de disciplinas não vinculadas ao projeto, pertencentes ao quadro docente da Faculdade,designados pelo próprio professor ou Coordenador de Curso.

8 Aprovação: aproveitamento semestral de, no mínimo, 60 % (sessenta por cento) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades dadas.

9 O que é um trabalho acadêmico?
Documento escrito que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento sobre o assunto escolhido; Deve apresentar correlação com as disciplinas que estão sendo cursadas Os trabalhos acadêmicos são, também, uma forma de comunicação que proporciona troca de informação e, portanto, devem ser normatizados;

10 A pesquisa científica não pode ser encarada pelo aluno como apenas uma tarefa a ser cumprida na faculdade. Ela abre caminhos porque da a oportunidade de manifestar sua iniciativa, criatividade e originalidade na discussão dos problemas da sociedade

11 Avisos O ORIENTADOR É NO FINAL UM TORCEDOR MESMO QUE ELE NÃO SE MANIFESTE ABERTAMENTE. NÃO SE ESQUEÇA: SEMPRE: QUEM ESTÁ EM JULGAMENTO É O SEU TRABALHO E NÃO... VOCÊ

12 Avisos CUIDADO: COM OS PRAZOS E SUAS ETAPAS. VALE DIZER QUE NÃO TEM PRORROGAÇÃO A FUNÇÃO DO ORIENTADOR É : CLAREAR, ENCORPAR A IDÉIA DO ALUNO, É COOPERAR, É CONDUZIR E... É ACREDITAR NA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO

13 METODOLOGIA

14 MAS O QUE É ESSE MÉTODO ? PARA QUE SERVE ?
Alice pergunta ao gatinho:  - Que caminho devo seguir? O gatinho responde a Alice: Depende onde você quer chegar

15 Metodologia METHODOLOGIA : VEM DO GREGO METHOS META HODOS CAMINHO, VIA

16 Metodologia VEM DO GREGO
USAR UM MÉTODO E SEGUIR REGULAR E ORDENADAMENTE UM CAMINHO ATRAVÉS DO QUAL UMA CERTA FINALIDADE DE UM CERTO OBJETIVO É ATINGIDO. (Chauí 1997)

17 Metodologia Descrição geral do estudo: estrutura, conteúdos dos capítulos; Descrição da fonte e do número de sujeitos no estudo ( população e amostragem); Explicação dos instrumentos de pesquisa; Descrição de métodos de coleta de dados e também de análise de dados.

18 Metodologia É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista, experimentos laboratoriais e etc.) do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

19 Metodologia CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Do ponto de vista da sua natureza Do ponto de vista da forma de abordagem do problema Do ponto de vista de seus objetivos Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados

20 Metodologia Quanto a natureza
Pesquisa Básica – gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais Pesquisa Aplicada – gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais

21 Quanto a natureza Pesquisa Científica Pesquisa Básica ou Fundamental
Quanto à natureza Pesquisa Básica ou Fundamental Pesquisa Aplicada Gera produtos, processos + Conhecimentos com finalidade imediata Gera conhecimentos sem finalidades imediatas Conhecimentos utilizados em pesquisa aplicada Melhoria da Qualidade de Vida

22 Metodologia Quanto aos Objetivos ou aos fins
Pesquisa Exploratória – pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva – envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Pesquisa Explicativa – explica o “porquê” das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

23 Metodologia Quanto aos procedimentos técnicos ou aos meios
Pesquisa Bibliográfica – a partir de material já publicado Pesquisa Documental – a partir de material não analisados Pesquisa Experimental – variáveis de controle sobre um objeto Levantamento – interrogação direta Estudo de Caso – estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento Pesquisa Expost-Facto – experimento realizado depois dos fatos

24 Metodologia Pesquisa-Ação – resolução de um problema coletivo
Pesquisa Participante – interação entre pesquisadores e membros da situações investigadas Pesquisa de campo: feita no local onde ocorre o fenômeno, incluindo entrevistas, aplicação de questionários; Pesquisa laboratorial: experiência em local circunscrito, já que no campo seria praticamente impossível realizá-la;

25 Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa
Pesquisa Científica Quanto à natureza Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada Quanto aos objetivos Pesquisa Exploratória Pesquisa Descritiva Pesquisa Explicativa Quanto aos procedimentos Pesquisa Experimental Pesquisa Operacional Estudo de Caso Pesquisa em Laboratório e/ou Pesquisa em Campo

26 Metodologia Quanto a Forma de Abordagem
Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa – considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito.É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.

27 A pesquisa deverá responder:
Qual a técnica de seleção dos sujeitos Quais os instrumentos de coletas de dados E como se dará o tratamento dos dados

28 Deve constar da metodologia
Limitações do método Vantagens do método

29 NORMAS TÉCNICAS Papel e Fonte
Os trabalhos devem ser digitados em papel formato A-4 (210 x 297 mm). A ABNT recomenda a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas. Optamos por utilizar fonte tamanho 10 para esses casos.

30 NORMAS TÉCNICAS Margem

31 NORMAS TÉCNICAS Espaçamentos e Parágrafos
Todo texto deverá ser digitado em espaço de 1,5 entre linhas. As citações longas, notas de rodapé, referências bibliográficas, legendas de ilustrações e tabelas, ficha catalográfica devem ser digitados em espaço simples. Entre os títulos de capítulos, seções e subseções e seu texto e entre o texto que o antecede, deve-se deixar dois espaços de 1,5.

32 NORMAS TÉCNICAS Paginação
A numeração das páginas deve aparecer a partir da primeira página do texto, porém devem ser contadas as páginas preliminares desde a folha de rosto. Deve ser feita em algarismos arábicos, dentro da margem direita superior. Todo trabalho deverá ser numerado, incluindo apêndices e anexos.

33 NORMAS TÉCNICAS Referências
Referências são o conjunto de elementos que identificam as obras consultadas e/ou citadas no texto. As referências devem ser apresentadas em uma única ordem alfabética, independentemente do suporte físico (livros, periódicos, publicações eletrônicas ou materiais, audiovisuais) alinhadas a esquerda, em espaço simples, e espaço duplo entre elas.

34 NORMAS TÉCNICAS Exemplos de Referências

35 NORMAS TÉCNICAS Referências Artigo de Revista Artigo de Jornal
AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano. ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p , out./dez Artigo de Jornal  AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornal, Local de Publicação, dia, mês e ano. Número ou Título do  Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial e final do artigo. Nota: Os meses devem ser abreviados de acordo com o idioma da publicação, conforme modelo anexo. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo precede a data. OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar Caderno de esporte, p. 7. SUA safra, seu dinheiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 ago cad. p. 9.

36 NORMAS TÉCNICAS Referências Artigo de Jornal On Line
AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, local, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Disponível em: <Endereço>. Acesso em: data. TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998.  Disponível em:< Acesso em: 19 maio 1998. Livro DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, p.

37 NORMAS TÉCNICAS Referências Entrevistas
Nota: A entrada para entrevista é feita pelo nome do entrevistado. Quando o entrevistador tem maior destaque, entrar por ele. Para referenciar entrevistas gravadas, faz-se descrição física de acordo com o suporte adotado. Para entrevistas publicadas em periódicos, proceder como em documentos considerados em parte. NOME DO ENTREVISTADO. Título. Referência da publicação. Nota de entrevista NAVA, Pedro. Pedro Nava: inédito. Juiz de Fora: Esdeva, Entrevista concedida a Ricardo Barbosa.

38 NORMAS TÉCNICAS Referências Filmes e Vídeos
TÍTULO. Autor e indicação de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteirista e outros). Coordenação (se houver). Local: Produtora e distribuidora, data. Descrição física com detalhes de número de unidades, duração em minutos, sonoro ou mudo,   legendas ou de gravação. Série, se houver. Notas especiais. O NOME da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port. PEDESTRIANT reconstruction. Produção de Jerry J. Eubanks, Tucson: Lawuers & Judges Publishing videocassete (40min.): VHS. NTSC, son., color. Sem narrativa. Didático.

39 NORMAS TÉCNICAS Referências Monografias, dissertações e teses
AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa. SENNE JÚNIOR, Murilo. Instrumentação sísmica para centrais nucleares f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias Nucleares) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, DINIZ, Arthur José Almeida. Direito internacional público e os estado moderno f. Tese (Doutorado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1975.

40 Diretas Curtas Transcrição literal de um texto – significa copiar um texto no seu formato original, utilizando as mesmas palavras do autor Aparece no corpo de texto, no mesmo tamanho e espaçamento Texto original com até 3 linhas Entre aspas

41 Diretas Curtas Condição Obrigatória
Deve(m) ser informado(s), obrigatoriamente, o último sobrenome do autor, o ano e a página de onde foi retirada. Sintaxe: Sobrenome, (ano, pág) ou (SOBRENOME, ano, pág)

42 Exemplo Nas palavras de Corrêa e Gomes (2003, p. 60), “existe um comprometimento muito significativo do governo brasileiro para a erradicação do trabalho infantil”.

43 Conectores De acordo com Conforme Para o autor (ano, pág)
Segundo o autor (ano, pág) Diz o autor (ano, pág) Defende o autor (ano, pág) O autor (ano, pág) afirma O mesmo autor Ainda o mesmo autor

44 Diretas Longas Transcrição literal de um texto – significa copiar um texto no seu formato original, utilizando as mesmas palavras do autor Texto original com mais de 3 linhas Parágrafo recuado 4 ou 5 cm à esquerda. Fonte menor que a do texto (fonte 10) Espaço simples entrelinhas Sem aspas

45 Diretas Longas Condição Obrigatória
Deve(m) ser informado(s), obrigatoriamente, o último sobrenome do autor, o ano e a página de onde foi retirada. Sintaxe: Sobrenome, (ano, pág) ou (SOBRENOME, ano, pág)

46 Exemplo Nesse diapasão, Souza (2001, p.86) afirma:
um outro fator condicionante do trabalho infantil, relaciona-se ao sistema de fiscalização existente no país, encarregado de fazer cumprir o avançado arcabouço jurídico de proteção à infância e à adolescência. A despeito de dispor de um aparato legal moderno, sintonizado com as convenções internacionais que abrangem o trabalho infantil, o país ainda não dispõe de um sistema de fiscalização eficiente, com a estrutura necessária ao cumprimento da legislação vigente.

47 Indiretas Reprodução das idéias do autor original utilizando palavras próprias – copiar as idéias do autor original, dando-lhes uma roupagem nova, porém, sem deturpa-las Sem qualquer destaque ou indicador de transcrição literal do texto original

48 Indiretas Condição Obrigatória
Deve(m) ser informado(s), obrigatoriamente, o último sobrenome do autor e o ano Sintaxe: Sobrenome, (ano) ou (SOBRENOME, ano)

49 Exemplo Neste sentido Süssekino et al (2003) apontam como fatores condicionantes do trabalho infantil a cidadania, a consciência e o apreço pela ordem jurídica


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