A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivas históricas do marketing no esporte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivas históricas do marketing no esporte"— Transcrição da apresentação:

1 Perspectivas históricas do marketing no esporte
Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 1 - Aula 3 Perspectivas históricas do marketing no esporte

2 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Onde começa ? O esporte, percebido e tratado como empreendimento, é produto de séculos de história. Gestores de todos os tempos buscaram maneiras de fazer do esporte uma atração para as massas Dos precursores gregos, promotores do “teatro da vida”, surgem as primeiras práticas físicas, que derivariam depois para os jogos Na Roma antiga, imperadores, promoviam suas administrações através de grandes eventos em estádios, como o Coliseu, onde aconteciam os combates entre gladiadores e corridas de bigas 1

3 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Porque esporte ? O esporte é o grande desafio do ser humano. É um produto supremo da sua cultura. Inicia-se com as primeiras civilizações e desenvolve-se atendendo muitas de suas necessidades vitais (natação, remo, canoagem, tiro, arco e flecha...) Os primeiros vestígios são encontrados na necrópole de Beni-Hassan, no Egito, datando de 1850 aC. Um mural com figuras humanas praticando a luta em vários movimentos é a evidência maior dos mais de 4000 anos de esporte História do Esporte. Orlando Duarte 1

4 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Em todos os quadrantes Os sinais estão por toda parte: das provas de arremesso de peso (1830 aC) e salto em altura (1160 aC), ambas na Irlanda, passando pelos primeiros esquiadores, na Noruega e de lá para chegando nos piooneiros remadores, na Rússia, em 1500 aC. Avançando no tempo, encontra-se o pólo hípico, na Pérsia, em 651. No Japão, em 754 pratica-se o sumô, nos templos swhinto e na China, há o wan-shin, o precursor do golfe. As primeiras notícias sobre o alpinismo surgem em O críquete se populariza na Inglaterra, em Em 1635, Paris se apaixona pelo jeu de paume, o ancestral do tênis. História do Esporte. Orlando Duarte 1

5 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social As idades de ouro do esporte Remontar aos séculos significa também encontrar um vasto legado de tradições e contribuições que foram se somando para consolidar o que conhecemos hoje por marketing esportivo Milhares de personagens se amontoam nesta jornada. O esporte e, a reboque dele, os negócios, experimentaram períodos de glória, que desencadearam verdadeiros saltos de desenvolvimento A história do esporte-negócio tem estreita relação com as jogos olímpicos. Já em 580 aC são instituídos prêmios (em dinheiro) aos campeões, dando início ao profissionalismo 1

6 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O longo caminho do marketing no esporte Marketing Esportivo Contemporâneo Oxford... Televisionamento... Profissionalização... Direitos de Imagem... Direitos Comercais... Marketing Esportivo Moderno Tex Rickard... Primeiros Empreendedores... Atletas Modelos... Revolução industrial... TOP COI... Olimpíadas Gregas... Marketing Esportivo na Antiguidade Jogos Modernos... Patrocinadores... Direitos de Transmissão... Mercados Transnacionais... 1

7 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O marketing esportivo na antiguidade Jogos Píticos Jogos Nemeus Jogos Fúnebres Jogos Olímpicos a herança grega os primeiros empreendedores jogos antigos: festas pagãs campeões olímpicos heróis românticos status elevado na sociedade comércio & esporte: atletas modelos política & esporte: ferramenta de paz esporte & marketing: canal de vendas 1

8 O marketing esportivo na era moderna
Departamento de Comunicação Social O marketing esportivo na era moderna Atenas (1896) primeiros patrocínios Paris (1900) Saint Louis (1904) Londres (1908) crise financeira L.A (1932) lucro / público Berlim (1936) estréia da televisão Londres (1948) direitos de transmissão Helsinque (1952) Melbourne (1956) disputa direitos TV Estocolmo (1912) venda direitos Antuérpia (1920) símbolo olímpico Paris (1924) patrocínio estádios Amsterdã (1928) estréia Coca-Cola 1

9 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social O marketing esportivo contemporâneo Roma (1960) - organização da estrutura Tóquio (1964) - transmissão via satélite Cidade do México (1968) - transmissão a cores Munique (1972) - contratos de licenciamento Montreal (1976) - profissionalização da estrutura Los Angeles (1984) - era de ouro do patrocínio corporativo Seul (1988) - nova programação de marketing – TOP Barcelona (1992) - patrocinadores profissionais – TV a cabo Atlanta (1996) - privatização dos jogos Sidney (2000) – explosão de consumo Atenas (2004) – romantismo movido a euros Moscou (1980) boicote organização estatal 1

10 A Era da Profissionalização do Esporte
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social A Era da Profissionalização do Esporte Horst Dassler estrutura do esporte atual (ISL) Atletas Profissionais Anos 60/70: Entrada dos empresários no esporte Patrick Nally, Peter West e Mark McCormacke West Nally Ltd: primeira agência de marketing esportivo (1968) McCormack: assessoria às estrelas do mundo esportivo (IMG) Meios de Comunicação os novos donos do esporte Privatização do esporte: o império das multinacionais 1

11 Departamento de Comunicação Social
Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Marketing esportivo brasileiro A história desta modalidade do marketing no país é remota (início do século XIX com o remo), mas consolida-se em definitivo no final da década de 70 e início dos anos 80. O vôlei foi o esporte precursor desta tendência tão forte neste início do século XXI. No final dos anos 70, a Pirelli decidiu patrocinar um time de vôlei paulista e estava inaugurando, assim, uma nova fase no esporte brasileiro. 1


Carregar ppt "Perspectivas históricas do marketing no esporte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google