A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ÁRVORE DA VIDA. O CEREBELO Função : O CEREBELO PARTICIPA DO SISTEMA DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS; DETERMINA A SEQÜÊNCIA TEMPORAL DA CONTRAÇÃO DE DIFERENTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ÁRVORE DA VIDA. O CEREBELO Função : O CEREBELO PARTICIPA DO SISTEMA DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS; DETERMINA A SEQÜÊNCIA TEMPORAL DA CONTRAÇÃO DE DIFERENTES."— Transcrição da apresentação:

1 A ÁRVORE DA VIDA

2 O CEREBELO Função : O CEREBELO PARTICIPA DO SISTEMA DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS; DETERMINA A SEQÜÊNCIA TEMPORAL DA CONTRAÇÃO DE DIFERENTES MÚSCULOS EM MOVIMENTOS COMPLEXOS; CONECTA-SE COM: O CÓRTEX MOTOR; NÚCLEOS DA BASE; FORMAÇÃO RETICULAR; MEDULA.

3 O CEREBELO Fisiologia: Funciona sempre em nível involuntário e inconsciente;

4 O CEREBELO ESTUDOS MAIS RECENTES MOSTRAM SUA RELAÇÃO COM A COGNIÇÃO E COM AS EMOÇÕES

5 O CEREBELO CADA VEZ MAIS TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUE O CEREBELO CUMPRE UM PAPEL EM DOENÇAS COMO: - ESQUIZOFRENIA; - AUTISMO; - DEMÊNCIAS; - TRANSTORNO POR DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

6 LOCALIZAÇÃO DO CEREBELO 4º ventrículo

7 LOCALIZAÇÃO DO CEREBELO

8 ANATOMIA MACROSCÓPICA DO CEREBELO VISÃO POSTERIOR (DORSAL) VERMIS FISSURA PRIMA LOBO ANTERIOR LOBO POSTERIOR HEMISFÉRIO CEREBELAR

9 Fig. 5-26, p.176 Cerebrocerebelo (Lobo posterior) Espinocerebelo (Lobo anterior) Vestibulocerebelo (Lobo floculonodular) DIVISÃO FUNCIONAL Equilíbrio postural Movimentos oculares Regulação do tônus muscular Coordenação motora Coordenação dos movimentos voluntários

10 CEREBELO Funções cerebelares na motricidade

11 1.Coordenação dos movimentos voluntários; 2. Manutenção do equilíbrio e da postura; 3. Controle do Tônus muscular.

12 CEREBELO Aprendizagem Motora O Cerebelo atua na aprendizagem motora do ser humano, isto significa, que quando executamos uma mesma atividade motora várias vezes, ela passa a ser feita de maneira cada vez mais rápida e com menos erros, como apertar parafusos em esteira rolante (cena do filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin).

13

14 CEREBELO: Lesões cerebelares na motricidade

15 sinais A integridade do equilíbrio postural e a harmonia dos movimentos do corpo depende do cerebelo que auxilia na sua programação. O cerebelo utiliza informações visuais, vestibulares, proprioceptivas para que o programa motor (intencional ou não) funcione corretamente. Se houver lesão no cerebelo, ocorrerão os seguintes sinais: Ataxia: incoordenação motora; Tremores: movimentos rítmicos das partes distais dos membros ou da cabeça. Pode ocorrer após um exercício intenso; Tremores de repouso: ocorre quando a mão está em repouso e diminui quando está em movimento; associado a doenças dos núcleos da base; Tremores intencionais (ou atáxico): piora quando um movimento está em curso. Associados a lesões cerebelares;

16 Déficit de Equilíbrio: Base Postural Alargada; Tônus Muscular: Diminuição do Tônus Muscular (Estado de tensão do músculo, mesmo em estado de repouso); Incoordenação Motora: Erros na força, extensão e direção do movimento; Disdiadococinesia: Dificuldade de realizar movimentos rápidos e alternados; Dismetria: Dificuldade na realização da amplitude dos movimentos. Nistagmo: Oscilações rápidas e involuntárias de um ou dos dois olhos.

17 AFERÊNCIAS: núcleos vestibulares e sistema vestibular EFERÊNCIAS - Para o núcleos vestibulares e a FOR que controlam a musculatura axial e proximal do corpo. FUNÇAO: Controle da musculatura axial e proximal, ou seja, garante o equilíbrio e a postura do corpo. Vestíbulo-cerebelo (Arqui) Zona medial Floculo-nodulo LESÂO Ataxia troncular Instabilidade troncular Base alargada Nistagmo

18 AFERÊNCIAS Trato espinocerebelares Anterior: co-ativado com o trato cortico-espinhal Posterior: receptores proprioceptivos -propriocepção e informação cutânea FUNÇÃO:influência os neurônios motores do grupo lateral, ou seja, a musculatura distal. Espino-cerebelo (PALEO) Zona Intermédia Vermis e paravermis EFERÊNCIA Para o núcleo rubro Para o córtex motor, via tálamo Erros de execução motora Marcha instável, cambaleante e oscilante Ataxia LESÂO

19 Zona Lateral Cérebro-cerebelo (NEO) AFERÊNCIAS Córtex frontal, parietal e occipital, via núcleos da ponte EFERENCIA Para o córtex motor, via tálamo FUNÇÃO: Controle do tônus muscular Programação do movimento voluntário Correção do movimento em execução Aprendizagem motora Idéia de movimento LESÂO ataxia (incoordenação motora da fala e das extremidades) dismetria (erros na força) decomposição motora, disdiadococinesia (dificuldade de realizar movimentos rápidos e alternados); rechaço (dificuldade de controlar voluntariamente os músculos extensores); tremor intencional Nistagmo patologico Qual seria topografia da lesão de uma ataxia cerebelar na mão direita?


Carregar ppt "A ÁRVORE DA VIDA. O CEREBELO Função : O CEREBELO PARTICIPA DO SISTEMA DE CONTROLE DOS MOVIMENTOS; DETERMINA A SEQÜÊNCIA TEMPORAL DA CONTRAÇÃO DE DIFERENTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google