A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Canguçu, abril de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Canguçu, abril de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Canguçu, abril de 2010.

2 Fone: (53)

3

4 Em 1959 a comunidade de Passo do Atalho sente a forte necessidade de oferecer a seus filhos uma Entidade Escolar. Muitos pais uniram-se, reuniram-se, trocaram idéias e surge então a escola São Luiz Gonzaga, que teve início na residência do senhor Paulino Coelho, próximo ao Arroio do Passo do Atalho, sendo a professora sua filha Loiva Coelho. Este educandário chegou a atender cerca de 50 alunos por ano ou até mais no decorrer dos 14 anos que funcionou neste local. Algum tempo passou e foi construída uma nova escola, agora no local, terreno de meio hectare, doado pelo senhor José Luiz da Silva Aires. Em março de 1971 a escola foi inaugurada pelo senhor Interventor Federal Valdemar Fonseca e Coordenadora Municipal senhora Iara Machado Nunes. O tempo passou, muitos professores por aqui passaram contribuindo para o desenvolvimento deste Educandário. No ano de 2000 surge as primeiras idéias de ampliação da Escola. Então, as escolas Teófilo de Souza Matos da Coxilha dos Silveira, Niro Luiz Pinto da Encruzilhada dos Grilos e São Luiz Gonzaga realizavam as primeiras reuniões para decidirem a junção das três. Em comum acordo professores, pais e alunos optaram pela união. Em agosto de 2001 iniciaram-se as obras de ampliação. Nesta época as duas escolas citadas anteriormente já eram parte integrante juntamente com alunos, professores e pais da São Luiz Gonzaga. Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, localizada em Passo do Atalho, 1° distrito de Canguçu, distante 14 Km da sede, atende alunos da zona rural, Coxilha dos Campos, Coxilha dos Silveira, Passo do Atalho, Ares Alegre, Passo da Barra, Sanga Funda, Encruzilhada dos Grilos e Rincão dos Melões. A maioria são filhos de agricultores. Grande parte da população é descendente de europeus (alemães, italianos e portugueses). A Religião mais freqüentada pelas comunidades onde nossa escola está inserida é a Católica, mas há também famílias Anglicanas e Evangélicas. O aspecto cultural das comunidades restringe-se a torneios esportivos, bailes, festas religiosas e algumas ligadas a Cultura Gaúcha, como rodeios, grupos artísticos (invernada) e fandangos. Este educandário conta com aproximadamente cento e trinta alunos. Nos últimos três anos constata-se em nossa escola uma média de aprovação em torno dos 92%. No momento não contamos com atendimento de alunos com necessidades especiais, porém em anos anteriores já oferecemos classes especiais para alunos com deficiência mental, amparado pelo Regimento Escolar que nos proporciona a possibilidade da criação de um currículo funcional para atendermos a estes casos.

5 BANDEIRA – nas cores, preto, branco, azul e vermelho, onde cada cor tem seu significado: PRETO: Representa o sentimento de indignação frente a todo tipo de injustiça e desigualdade existente; BRANCO: Representa a paz que deve reinar em nosso meio; AZUL: Representa a água abundante em nossa região; VERMELHO: Representa o sangue das diversas etnias que compõem nossa comunidade. Foi oficializada no dia, dezessete de abril de dois mil e seis, conforme ATA nº 06/2006. ESCUDO – possui três campos internos, no lado superior direito encontra-se uma CRUZ MISSIONEIRA que representa São Luiz Gonzaga já que, este, é um Santo Missioneiro e que é o Patrono da Juventude; no campo superior esquerdo encontra-se uma CORUJA DOURADA que representa a Educação; no campo inferior está o nome e a localidade da Escola. Por trás do Escudo surgem espigas de trigo representando a agricultura, esta base econômica de nossa Comunidade.

6 FILOSOFIA DA ESCOLA: Educação, processo de desenvolvimento integral do homem, visando um cidadão atuante e sujeito da transformação social. Buscamos entender o Campo, não apenas como espaço de produção agrícola, mas, compreender este espaço, sobretudo, como território de produção de vida, de produção de novas relações sociais; de novas relações entre os homens e a natureza; entre o Rural e o Urbano. O campo é território de produção de HISTÓRIA e CULTURA, de luta, de resistência dos sujeitos que ali vivem. TEMA: Educação para a inter-relação pessoal e inserção social visando uma melhoria nos aspectos econômico, ambiental, sociocultural, afetivo e religioso do indivíduo. Se tu estás percorrendo o caminho de teus sonhos, compromete-te com ele. Não deixes a porta de saída aberta, através de desculpas; elas são a semente da derrota. Assume teu caminho. Mesmo que precises dar passos incertos, mesmo que saibas que podes fazer melhor o que estás fazendo. Enfrenta teu caminho com coragem, não tenhas medo da crítica dos outros. E, sobretudo não te deixa paralisar por tuas próprias críticas. E..M. E. F. SÃO LUIZ GONZAGA

7 A Arte do Lixo (Utilização de materiais não mais utilizados para a confecção de objetos de arte); Adolescência Sadia (Projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Bem Estar); Recuperação de Mata Ciliar (Ações que visam a recuperação e conservação de cabeceiras de áreas de nascentes e córregos); Seminário: Escola é Comunidade (Oportunidade onde se discute junto a Comunidade local temas de relevância a mesma); Momento de Apoio (Oportunidade para desenvolver o Lúdico e Atividades de Leitura – 15 minutos diários); Projeto Folclore (Desenvolvido preferencialmente e no mês de agosto); Projeto Viva Bem no Trânsito ( Educação para o Trânsito); Valorização da Agricultura Familiar – Resgate e Valorização da economia local.

8 São Luiz Gonzaga, Patrono da Juventude São Luiz Gonzaga, S.J., (Mântua, 9 de março de Roma, 21 de junho de 1591) foi um religioso italiano e santo da Igreja Católica. Filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e uma forte educação cristã por parte de mãe, freqüentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade. Luiz imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Don Diego, filho de Filipe II, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, tendo sido eternizado na fachada da Sé Nova de Coimbra com uma estátua em sua homenagem. Luiz tornou-se o modelo da pureza para todos os jovens, mesmo em meio às vaidades e tentações do seu tempo. Ele teve uma grande provação por parte do seu pai, que ao saber que desejava ser sacerdote, não só o desaconselhou, mas passou a levá-lo em festas mundanas, até que perguntou a Luiz: Ainda segue desejando ser sacerdote? É isto que penso noite e dia, respondeu o jovem e perseverante santo. Renunciou ao título e à herança paterna e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino. Esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes. São Luiz Gonzaga escreveu: Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas. Algo também que marcava a espiritualidade de Luiz era a pergunta que fazia a si mesmo diante de algo importante a fazer: De que serve isto para a Eternidade? São Luiz Gonzaga teve de ir para Roma no ano de 1590 por motivos de estudo, mas ao deparar-se com as vítimas do contagioso tifo, compadeceu-se dos que sofriam e seu envolvimento foi tanto ao ponto de pegar a doença e morrer no dia 21 de junho de 1591 (data esta que hoje se comemora o seu dia) com apenas 23 anos, em nome da caridade e pureza. São Luiz Gonzaga é considerado patrono da juventude, e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

9

10 RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR ANIVERSÁRIO 50 ANOS FEMECGRUPO DE DANÇA CIENA

11 VISITAÇÃO A PONTO TURÍSTICO CELEBRAÇÃO OFICINA DE ARTESANATO PALESTRAS ADOLESCÊNCIA SADIA: EXCURSÃO A PIRATINI

12 AULA PRÁTICA VISITAÇÃO PAPAI NOEL PROJETO ECOVIVER PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS GINCANA CULTURAL

13 PRODUÇÃO DE MUDAS PELA ED. INF. PLANTIO DE MUDAS ED. INFANTIL SEMINÁRIO ESCOLA É COMUNIADEAPRESENTAÇÃO DE TEATRO AMOSTRA DE TRABALHOS

14 TORNEIOS ESPORTIVOS DESFILE SEMANA DA PÁTRIA MOMENTO CÍVICO FEIRA DE CIÊNCIAS

15 GRUPO DE TRABALHO DA E. M. E. F. SÃO LUIZ GONZAGA: Funcionário: função: formação: ANA PAULA THIEL CANDIDA RODRIGUES DOS SANTOS CARLA LUCIANE SCHWANZ CASARIN CLÁUDIA RAQUEL DOS SANTOS HELWIG CRISTIANO IACKS BÜTTOW DANIELA NUNES CASARIN DIVA ISABEL PIRES ROMMEL GLÁDIS HÄRTER MÜLLER JUSSÁRA GONÇALVES WACHHOLZ MARA ELIZANDRA NUNES DOS SANTOS MARIA LENI NEITZKE WACHHOLZ MARIA MARGARETE NEITZKE WACHHOLZ NÁDIA MARLOVA ROMMEL Sérgio pereira de melo SIBELI PEREIRA DE AVILA SOLI WAGDA PRESTES VIEIRA PROFª. COORD. PROFª. SERV. PROFª. DIRETOR SERV. PROFª. PÓS-GRADUANDA PÓS-GRADUAÇÃO GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUANDA PÓS-GRADUAÇÃO ENS. FUNDAMENTAL ENS. MÉDIO GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO ENS. MÉDIO PÓS-GRADUAÇÃO


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE CANGUÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Canguçu, abril de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google