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Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia

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Apresentação em tema: "Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia
ASSISTÊNCIA DOMICILIAR À SAÚDE Profª Rita de Cássia Paula Souza História da Fisioterapia

2 ASSISTENCIA DOMICILIAR À SAÚDE
Cuidar da saúde do cidadão em sua própria residência  a capacidade de atendimento da rede pública e humaniza o tratamento. Sucateamento da rede pública de saúde: Omissão; Alianças com setores que fazem das doenças da população 1 negócio;  qualidade de atendimento aos pacientes; Processo de abandono dos investimentos.

3 ASSISTENCIA DOMICILIAR À SAÚDE
Significado final:  da capacidade de trabalho,  da qualidade,  da expectativa de vida, Medidas preventivas insuficientes, Tratamentos adiados, Cidadãos usuários submetidos a condições humilhantes.

4 MODELO INEFICIENTE Centrado na doença e no hospital. Caracterizado pelo gigantismo e imediatismo. Custoso ao país. Doença já manifesta (estado grave). Exigência de melhores serviços e novos equipamentos (filas, congestionamento, burocracia).

5 É preciso 1 modelo humanizado, centrado na PROMOÇÃO DA SAÚDE, onde cuidar do cidadão seja muito mais que prescrever medicamentos e fazer cirurgias.

6 DESCONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Prestar serviços à população, sem que ela tenha que se locomover até unidades de saúde ou se submeter à internação hospitalar. Desospitalização: Aliviar a carência de leitos hospitalares; Melhorar qualidade de atendimento. Transferir a prestação dos serviços para unidades + simples e para a própria residência dos cidadãos.

7 DESCONCENTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Alternativas: Vários graus de complexidade; Diversos tipos de trabalho: Visitas domiciliares; Prestação de serviços especializados; Internação Domiciliar.

8 SERVIÇO DE SAÚDE DOMICILIAR
É 1 instituição propriamente dita, que presta serviços especializados multiprofissionais de saúde no domicílio do cliente... Doente; Cronicamente doente; De saúde estável; De todas as idades; A partir de 1 demanda institucional, ou do próprio cliente / família.

9 CUIDADOS A implantação e a gestão dos serviços exigem muita atenção. Principal ponto: 1 sistema de assistência domiciliar, do mais simples até o mais complexo, só pode ser concebido a partir da existência da rede de unidades de saúde. É a principal porta de entrada e oferece a retaguarda hospitalar e ambulatorial para os pacientes, vem portanto, como aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pela rede.

10 CUIDADOS Para implantação: definir os tipos de serviço viáveis no município. Levar em conta: necessidades e possibilidades da prefeitura em termos de equipamentos e pessoal. Não é conveniente: iniciar com programas + complexos, pois estes precisam de maior suporte da rede.

11 CUIDADOS Estabelecer critérios de seleção das regiões ou pacientes a serem atendidos. Ex: implantar visita domiciliar nas localidades com maior população infantil e menor nível de renda. Ex: Internação Domiciliar Onde Houver Maior Carência De Leitos Públicos.

12 CUIDADOS Prestação de serviços especializados: observar condições existentes na residência do paciente, avaliando se é possível receber cuidados em casa. A participação ativa dos doentes e familiares é fundamental. Não é possível levar adiante o projeto sem considerar as condições psicológicas e a disposição da família em seguir a prescrição.

13 HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
1974: Dr. Bluestone (Hospital Montefiore, NY), idealizou 1 extensão do atendimento para a casa dos pacientes. Nasceu o que se considera a 1ª unidade de hospitalização em domicílio do mundo. 2 Motivações iniciais: Descongestionar hospital; Proporcionar aos pacientes e familiares 1 atmosfera psicologicamente mais favorável.

14 HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Anos 60: Canadá, serviços de hospitalização domiciliar direcionados à alta antecipada de pacientes cirúrgicos. 1987: outras experiências-piloto em 3 hospitais de Montreal (casos agudos e ministração e controle de antibióticos parenterais em domicílio).

15 HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Europa: 1ª experiência formal no Hospital Tenon (Paris, 1951). Posteriormente, criou-se em Paris o Santé Service (ONG, sem fins lucrativos), que presta assistência social e sanitária a pacientes crônicos e terminais.

16 HISTÓRICO DA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Progresso da hospitalização em domicílio na Europa: muito irregular, qualitativa e quantitativamente. Para obter dados estatísticos, homogeneizar e promover esta modalidade de assistência, a OMS coordena desde 1996 o Programa "From Hospital to Home Health Care" (do hospital para o cuidado domiciliar).

17 Aproximação da comunidade; Acompanhamento particularizado;
VISITAS DOMICILIARES Profissionais da saúde percorrem periodicamente os bairros, visitando as casas. Aproximação da comunidade; Acompanhamento particularizado; Conhecimento: QUADRO CLÍNICO DOS PACIENTES; SEUS ESTILOS DE VIDA; SUAS CONDIÇÕES ECONÔMICAS; CARACTERÍSTICAS SOCIAIS E FAMILIARES.

18 VISITAS DOMICILIARES É importante que o profissional seja fixado num bairro ou região, para que possa conhecer e ser conhecido, podendo acompanhar em detalhe a evolução da saúde das famílias atendidas.

19 PRESTAÇÃO DE CUIDADOS EM CASA “HOME CARE”
HOME CARE significa "CUIDADO EM CASA". Assistência à saúde caracterizado pela prestação de serviços na residência das pessoas. Modelo assistencial extra-hospitalar de papel significativo no sistema de saúde. Existem pelo menos 3 modalidades de HOME CARE: INTERNAÇÃO OU HOSPITALIZAÇÃO DOMICILIAR; ASSISTÊNCIA DOMICILIAR; ATENDIMENTO DOMICILIAR.

20 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Serviços prestados aos pacientes que: Superaram a fase aguda do processo, mas ainda estão em situação clínica delicada; São portadores de doença crônica (cuidados específicos de baixa complexidade ou em caráter paliativo e/ou profilático).

21 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Alguns atendimentos podem ser realizados a domicílio, quando os pacientes têm dificuldades de locomoção: Fisioterapia; Odontologia; Coleta de exames; Curativos.

22 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
A assistência domiciliar terapêutica consiste em: Acompanhamento e cuidados de enfermagem; Visitas médicas esporádicas; Fisioterapia; Controle nutricional; Psicoterapia; Tratamento de feridas; Tratamento da dor; Reabilitação; Educação para uso de próteses; Outros...

23 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS: ASSISTÊNCIA DOMICILIAR
Atribuições da assistência domiciliar profilática: Exames de rotina para doenças crônicas; Vacinação; Educação alimentar; Assistência ao idoso; Assistência ao deficiente físico; Outros.

24 PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS ATENDIMENTO DOMICILIAR
Semelhante ao atendimento em nível ambulatorial, com o diferencial da realização em domicílio. Atendimentos de curta duração com marcação prévia, como, por exemplo: Consultas Profissionais; Curativos; Pequenas suturas; Pequenos procedimentos; Exames de laboratório...

25 INTERNAÇÃO DOMICILIAR
É indicada para: Convalescenças; Situações de baixa gravidade e risco; Doenças crônicas que necessitam de cuidados de enfermagem; Pacientes terminais (AIDS, oncologia); Crianças e idosos, que se ressentem mais do afastamento da família; Pacientes de saúde mental.

26 OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR
Aproveitar recursos hospitalares ( tempo de estadia, não-internação ou reinternação); Liberar leitos + rapidamente (reorganização da oferta de serviços hospitalares); Atender no "melhor lugar terapêutico", de forma integral, personalizada e humanizada;  no paciente a autonomia, a independência sócio-familiar e o cuidado pessoal;

27 OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR
 o isolamento e a falta de comunicação entre hospital e assistência ambulatorial; Realizar a educação para a saúde. Vantagem de poder implantar o processo educativo em 1 cenário singular, a casa do paciente.

28 OBJETIVOS DA INTERNAÇÃO DOMICILIAR
Residência = + fácil promover saúde: Contato direto; Aquisição de conhecimentos; Modificação de hábitos e atitudes negativas. Beneficia as condições de saúde e de cuidados pessoais.

29 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Ensinar, cuidar ensinando e ensinar a cuidar. 1. No nível do domicílio: Avaliar ambiente do lar e condições do cuidador para garantir o conforto do cliente e a segurança do sistema (admissão do cliente na assistência domiciliar). Estimar nº de visitas ou episódios de cuidado domiciliar necessário para a consecução do tratamento.

30 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Explicar ao cliente e família sobre a assistência domiciliar e os respectivos papéis dentro deste sistema. Estabelecer relação de ajuda com o cliente/família. Treinar e supervisionar o cuidador, por meio de instruções detalhadas e estratégias de ensino-aprendizagem pertinentes ao seu nível de compreensão e habilidades.

31 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Revisar histórico a cada visita domiciliar agendada ou episódio de cuidado domiciliar. Revisar o(s) diagnóstico(s) a cada visita domiciliar, destacando necessidades educacionais, financeiras e psicossociais. Assegurar o máximo de cobertura clínica para o cliente, coordenando os encaminhamentos e serviços especiais necessários ou solicitando pareceres especializados.

32 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Prescrever plano de cuidados para as respostas do cliente/família ao problema de saúde ou doença, destacando as atividades de preparação para a alta, a cada visita domiciliar, conforme indicado pelo histórico ou resposta ao tratamento. Assistir a demanda de cuidado especializado/profissional que não pode ser prestado pelo cuidador (familiar), caso necessário.

33 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Identificar barreiras ou dificuldades quanto à alta, estabelecendo 1 plano de seguimento. Avaliar resultados do cuidado implementado em conjunto com o cuidador, visando o progresso do cliente em relação à alta. Manter o cliente e a família informados sobre o(s) diagnóstico(s), tratamento e evolução.

34 ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS HOME CARE
Avaliar satisfação do cliente/família. Identificar para o cliente e família o contato (call center) da unidade básica de saúde ao qual o serviço de saúde domiciliar está vinculado. Manter atualizados registros de prontuário (preferencialmente eletrônico) e documentação para fins de reembolso.


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