A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carla Helena Augustin Schwanke, MD, PhD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carla Helena Augustin Schwanke, MD, PhD"— Transcrição da apresentação:

1 Carla Helena Augustin Schwanke, MD, PhD
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Biociências Departamento de Ciências Morfo-fisiológicas ANATOMIA NA PRÁTICA: ALGUMAS ABORDAGENS DIAGNÓSTICO-TERAPÊUTICAS SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO Carla Helena Augustin Schwanke, MD, PhD

2 DOENÇAS DO ESÔFAGO Ca esôfago Varizes esofágicas Esôfago normal
Refluxo gastro-esofágico com moderada inflamação Refluxo gastro-esofágico com úlcera profunda e estenose Ca esôfago Varizes esofágicas

3 DOENÇAS DO ESTÔMAGO Gastrite hemorrágica

4 Múltiplas úlceras duodenais Úlcera duodenal gigante
DOENÇAS DO DUODENO Múltiplas úlceras duodenais Úlcera duodenal Úlcera duodenal gigante

5 DOENÇAS DA VESÍCULA BILIAR
Cálculo no colo da vesícula Cálculo no ducto cístico

6 Múltiplos cálculos e ca ducto cístico

7 possíveis localizações das pedras, fora de vesícula
Coledofibroscópio

8 DOENÇAS DO INTESTINO GROSSO
Diverticulose Colon normal Retirada de pólipo adenomatoso (a maioria dos ca inicia assim) Doença de Crohn (leve) Doença de Crohn (severa)

9 Apendicectomia

10 OBESIDADE MÓRBIDA

11 TIPOS DE PROCEDIMENTOS
Banda gástrica ajustável (endoscópica) Procedimentos restritivos Derivação biliopancreática (intestino delgado é desviado) Procedimentos disabsortivos Bypass gástrico em Y de Roux Procedimentos mistos

12 BALÃO INTRAGÁSTRICO balão de silicone
Colocado no estômago através de endoscopia sob sedação.

13 É insuflado com +/- 600ml de soro fisiológico e corante azul (azul de metileno)  caso o balão se rompa o corante será absorvido pelo intestino e o paciente passará a urinar azul (o balão deverá ser retirado e/ou substituído, dependendo da fase em que se encontra o tratamento).

14 É um método seguro, rápido (cerca de 20 minutos) e ambulatorial.
O paciente terá uma sensação de saciedade precoce (ingerindo uma menor quantidade de alimentos terá a sensação de estômago cheio). Os riscos do procedimento são semelhantes aos riscos de uma endoscopia com sedação. O balão possui vida útil, permanecendo no organismo por até 6 meses. É esperado uma perda de peso em torno de 10 a 30 quilos. A melhor indicação para o balão  o obeso inicial ou em super-obesos para uma redução de peso antes da cirurgia. Também pode ser utilizado nos pacientes com um risco cirúrgico proibitivo para a cirurgia ou nos pacientes que não são candidatos a cirurgia e que necessitam perder peso.

15 PRINCIPAIS METAS DA CIRURGIA DA OBESIDADE
O objetivo visado é diminuir a eficiência do aparelho digestivo. 85% e 90% dos pacientes perdem de 35% a 40% do peso corpóreo e permanecem nesse patamar de emagrecimento.

16 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA TODAS AS CIRURGIAS DA OBESIDADE
A cirurgia não deve ser realizada até que sejam avaliados os seguintes itens: a cirurgia da perda de peso não é uma cirurgia cosmética; a decisão de escolher o tratamento cirúrgico exige uma avaliação dos riscos e benefícios e do desempenho meticuloso do procedimento cirúrgico adequado; o sucesso da cirurgia de perda de peso depende de mudanças em seu estilo de vida para sempre, como dietas, exercícios físicos e mudança de comportamento; podem surgir problemas após a cirurgia, o que poderá levar a uma nova operação; Em uma pesquisa com cerca de pacientes, o índice de mortalidade para a cirurgia da perda de peso foi de 0,3%.

17 BANDA GÁSTRICA Descrição:
• a banda é colocada na parte superior do estômago separando-o em uma parte maior e outra menor; • a banda pode ser ajustada para diminuir ou aumentar a passagem do alimento; • a cirurgia pode ser revertida; • a digestão e absorção são normais.

18 BYPASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX
O grampeamento é utilizado para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimento capaz de ser consumido + uma parte do intestino delgado é desviada retardando a mistura do alimento com os sucos digestivos para evitar a absorção calórica completa.

19 GASTROPLASTIA

20 ABORDAGEM ABERTA ABORDAGEM VIDEOLAPAROSCÓPICA

21

22

23 O kit básico de videolaparoscopia:
uma filmadora especial associada a uma fonte de luz (para iluminar o interior do corpo), com ponteira de fibra óptica para captar e transmitir as imagens para a tela do monitor; insuflador (que injeta gás carbônico para aumentar o espaço de manobra do cirurgião por baixo da pele); trocarteres, espécie de introdutores por meio dos quais são inseridas as pinças com laser, as suturas mecânicas e o bisturi ultra-sônico ou para cortar e manipular.

24 Comparada à Cirurgia Aberta, alguns benefícios da Cirurgia Laparoscópica incluem
• Menor dor pós-operatório; • Menor infecção nas feridas (incisões); • Menor ocorrência de hérnias incisionais; • Rápida recuperação e retorno à atividade.

25


Carregar ppt "Carla Helena Augustin Schwanke, MD, PhD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google