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1 Teorias e idéias emergentes sobre E-learning Caroline Haythornthwaite Graduate School of Library and Information Science University of Illinois at Urbana-Champaign.

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1 1 Teorias e idéias emergentes sobre E-learning Caroline Haythornthwaite Graduate School of Library and Information Science University of Illinois at Urbana-Champaign haythorn@uiuc.edu IBICT, June 2009 Portuguese translations by Professora Gilda Olinto

2 Emerging Theories and Ideas Lectures at IBICT, June 2009 These powerpoint slides accompanied one of series of lectures given in June 2009 at IBICT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (The Brazilian Institute for Information in Science and Technology), Rio de Janeiro, where Professor Caroline Haythornthwaite was a guest of the institute. Thanks go to Celia Ribeiro Zaher, Coordenadora de Ensino e Pesquisa, C&T da Informação, IBICT for arranging this visit. Professora Gilda Olinto for working with me on this series and translating my slides into Portuguese Lectures included: An overview of e-learning; Computer- mediated communication (CMC) and e-learning; Social informatics (SI) and e-learning; E-learning networks; Theories and ideas emerging for e-learning; Networked learning

3 Emerging Theories and Ideas Abordagens emergentes ao E-learning Teorias Emergindo de mudanças nas práticas Emergindo de teorias sobre educação Influenciadas por mudanças sociais e técnicas Abordagens Ao ensino e aprendizado À pesquisa sobre E-learning

4 Emerging Theories and Ideas Algumas teorias e abordagens Aprendizado Colaborativo Comunidades Sinergias Online- Offline Novos Letramentos Redes de aprendizado Conversação persistente Mobile Learning (M- learning) Ubiquitous Learning Outras áreas Desenvolvimento de grupo Comportamento de grupo Comunidade Letramento Redes sociais Internet Research

5 Emerging Theories and Ideas Colaboração Por que colaboração? Aspectos sociais do E-learning Papel do grupo Interação na classe Pesquisa Conhecimento distribuído, cognição distribuída Teamwork Comportamento de grupo e organizacional Colaboração científica Colaboração interdisciplinar

6 Emerging Theories and Ideas Comportamento colaborativo Obtendo informação que o grupo requer Critical mass Líderes Confiança, recompença, reconhecimento Tipos de recompença apropriadas E-learning Aprendizes-líderes (Montague) E-facilitadores (Preston)

7 Emerging Theories and Ideas Estágios do desenvolvimento do grupo Estágios Tuckman Processos de grupo (McGrath) Gerar idéias Escolher melhor opção Negociar Executar Formação de grupo e-learning Entrando no grupo, mantendo presença, distanciando-se (Haythornthwaite, Kazmer, Robins, and Shoemaker)

8 Emerging Theories and Ideas Desenvolvimento do “conhecimento de grupo” Criando um entendimento comum dos objetivos, processos e práticas Conhecimento Conhecimento explícito Conhecimento tácito Conhecimento prático no e-learning Como aprender em colaboração Como trabalhar junto E-learning é mais parecido com aprendizado adulto para todas as idades Montague; Preston

9 Emerging Theories and Ideas Aprendizado colaborativo Benefícios Construção de conhecimento ativa, articulação do problema, troca de informação peer-to-peer, testando idéias com os outros Exposição às idéias e opiniões dos outros Necessidade de aprender Ambiente (Bruffee) community of inquiry (Garrison)

10 Emerging Theories and Ideas Conhecimento colaborativo Redes e aprendizado Novas idéias vêm dos laços fracos Mas estes tendem a ser menos motivados Envolvimento vem dos laços fortes Portanto, ambientes de e-learning necessitam apoiar laços fortes (Haythornthwaite, 2002)

11 Emerging Theories and Ideas Comunidade Comunidade perdida Aldeia ideal perdida Comunidade salva Redescoberta nas torres da vida urbana Comundade em rede (Wellman) Baseada no conceito de redes sociais Liberada da geografia Baseada na comunidade pessoal Online / Virtual Liberada da geografia, dependente da tecnologia

12 Emerging Theories and Ideas Comunidades de aprendizado Comunidades de prática (CoP) Comunidades de investigação (Garrison, 2005) Knowledge Community Discourse Community (Miller)

13 Emerging Theories and Ideas Atributos da comunidade Compromisso e cultura (identidade compartilhada) (Etzioni & Etzioni, 1999, p. 241) Comunidades de prática (Wenger, 1998) Capital social Formando pontes (weak ties) e compromisso (strong ties) (Putnam; Lin)

14 Emerging Theories and Ideas Comunidades virtuais Atributos de comunidades offline foram descobertos em comunidades online Linguagem comum online (e.g., emoticons, acronyms, short message text) Hierarquia e papéis (newbie, wizard, trolls, hackers) Mantendo controle da comunidade Rituais Histórias compartilhadas Regras de comportamento e.g, Frequenty Asked Questions (FAQ) lists Capital sociotécnico (Resnick) A associação produtiva de relações sociais e TICs

15 Emerging Theories and Ideas Comunidades virtuais + baseadas em local Redescoberta da importância do local Interações online apoiando offline (Hagar) Interação online relacionada com envolvimento cívico (Kavanaugh, “Blacksburg Village”) E-learning em comunidades apoia e interage com comunidades locais Aprendizes contextualizados em comunidades (Kazmer) “Informática comunitária” Uso das tecnologias de informação para trazer melhorias a comunidades

16 Emerging Theories and Ideas Novos letramentos Novos letramentos em informação, tecnologia e participação Cutura participatória (Jenkins, 2006) Ensinando e aprendendo a participação online ativa Jornalismo cívico, ciência cívica Blogging Cyber-democracia Co-evolução de letramento e tecnologia (Andrews, 2007) Como lemos e escrevemos evolui com tecnologia

17 Emerging Theories and Ideas Tendências futuras Apetrechos portáteis Conteúdo e e-learning Small screens  Twitter for e-learning? Aprendizado ubíquo Como o acesso a Internet afeta o que aprendemos Trocando de lugar Aprendendo fazendo Uso da ‘extended memory’ dos portáteis

18 18 Aprendendo através das transcrições do E-Learning Como aprender sobre e-learning dos textos que são deixados para trás

19 Emerging Theories and Ideas Aprendendo com as transcrições do E- learning Meu trabalho em andamento Definindo medidas de interação online que possam prover feedback para os professores, estudantes e pesquisadores Descobrindo medidas que indiquem coesão social, aprenzidado, resposta emocional Usando meios automáticos para gerar redes sociais de interação Usando a visualização para apresentar resultados de maneira inteligível para professores, estudantes e pesquisadores

20 Emerging Theories and Ideas Conversação persistente Conversa que deixa um traço, um registro Email, Chat, Blogs, Texting Cria um registro Text (+ audio, video) Social network information Content information Emotional information Learning information Como usar esses registros para gerar feedback para professores e alunos

21 Emerging Theories and Ideas Visualização da conversação online Problema substantivo Conversação como texto Falta de informação não verbal e de feedback Trocas sincrônicas e necessidade de monitoramento, intervenção, feedback Trocas assincrônicas

22 Emerging Theories and Ideas Problemas teóricos Visualisação de dados versus visualisação científica Visões rápidas e visões de pesquisa Hieraquia de visões Modalidades singulares e múltiplas

23 Emerging Theories and Ideas O que visualizar Informação sobre redes sociais Conteúdo da conversação Redes sociais versus conteúdo Uso da mídia

24 Emerging Theories and Ideas Visualizações de um IRC chat Note: names as ‘glue’ connecting conversations name variation for same person name repetition for different people conversations to a named other conversation to unnamed subgroups conversation to unnamed whole group

25 Emerging Theories and Ideas ISSUES: “All” and “AllTopicA” -- are constructs; Shows no conversational threads Visualisações: chat pre-classe Quem está falando com quem

26 Emerging Theories and Ideas ISSUES: Shows conversational threads but all on top of each other for the whole time period; doesn’t show non-talkers Quem fala com quem por conversação

27 Emerging Theories and Ideas ISSUES: shows conversational threads (max. 2), non-talkers, during first third of pre- class period. Conversational threads here determined manually -- how to automate ? Quem está falando ou não falando por conversação: Time 1

28 Emerging Theories and Ideas Quem está falando ou não falando por conversação: Time 2

29 Emerging Theories and Ideas ISSUES: the three slides show conversational movement over time; What movements confer significance? -- e.g., changes in number of of threads, central talkers, number of non-talkers, density of talk network? Quem está falando ou não falando por conversação: Time 3

30 Emerging Theories and Ideas Múltiplas visões Issue: How to relate one picture to another? How to visualize so the desired information can be easily interpreted: Keep individuals in the same place? Follow the network clusters?

31 Emerging Theories and Ideas Questões na visualisação de conversações Shown **so few** Talk relations: who with whom about what; who is not talking New spatial arrangements by conversational location, and location in the conversation Change/movement over time Whole networks One medium (see the position paper for pictures across media and time) Small number of time periods and number of speakers Not Shown **so many** Listening: whose conversation are non-talkers “listening” to Primary vs secondary conversations; content; frequency of interaction People: more than names; who they are; who knows what (Iknow); large n History: past associations (ContactMap) Cross-media, cross-session coherence Ego-centric view

32 Emerging Theories and Ideas Resumo das questões O que é importante? Quais as interações são importantes para instrutores e estudantes? O que significa uma boa experiência de aprendizado, uma boa experiência social, desenvolvimento de comunidade, etc? O que pode ser útil numa visão mais imediata? O que deve ser considerado numa visão de pesquisa post-hoc? Que configurações de redes são importantes? Que características de rede têm um efeito social importante? Que mudanças são relevantes? Por exemplo, densidade, estrelas, isolados Como podemos automate e apresentar informação que seja útil para professores e alunos?

33 Emerging Theories and Ideas Referências Cope, W. & Kalantzis, M. (Eds.), Ubiquitous Learning. Champaign, IL: University of Illinois Press. Haythornthwaite, C., Bruce, B. C., Andrews, R., Kazmer, M. M., Montague, R. & Preston, C. (2007). New theories and models of and for online learning. First Monday, 12(8). http://firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/view/1976/1851. Haythornthwaite, C., and Twidale, M. (April 2002). Visualization of conversationally constructed social networks. CHI 2002 conference, Minneapolis, MN. http://www.pliant.org/personal/Tom_Erickson/DA_CHI02_WrkShp_Sum.html Kazmer, M.M. (2007). Community-Embedded Learning. In R. Andrews and C. Haythornthwaite (Eds.), Handbook of E- learning Research (pp. 311-327). London: Sage. Sharples, M., Taylor, J. & Vavoula, G. (2007). A theory of learning for the mobile age. In R. Andrews and C. Haythornthwaite (Eds.), Handbook of E-learning Research (pp. 221-247). London: Sage.


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