A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana."— Transcrição da apresentação:

1 AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE
Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana

2 INTRODUÇÃO Tecnologia da escrita – livro impresso
Novos recursos tecnológicos – computador, hipertexto, hipermídia Fórum de discussão – escrita linear CSCL – Computer Supported Collaborative Learning Aprendizagem colaborativa

3 ORIGEM Os estudos precursores para a organização da área que compreende atualmente a CSCL instituíram alguns projetos proeminentes: Universidade Gallaudet - Projeto Electronic Networks for Interaction (ENFI) – Washington Computer-Supported Intentional Learning Environments (CSILE), Universidade de Toronto e Projeto Fifth Dimension (5thD), Universidade da Califórnia, em San Diego.

4 CSCL - ACAC Ramo emergente das ciências da aprendizagem que estuda como as pessoas podem aprender em grupo com o auxílio do computador (STAHL; KOSCHMANN; SUTHERS; 2006) Ascensão nos anos 90 como reação aos softwares que obrigavam os alunos a aprender de forma individual e isolada O potencial da internet em conectar pessoas de formas inovadoras estimulou a pesquisa em CSCL

5 CSCL - ACAC Durante o desenvolvimento da CSCL os problemas de design, disseminação e o aproveitamento efetivo das vantagens oferecidas pelos softwares educacionais inovadores tornaram-se cada vez mais aparente. “Tornou-se necessária uma real transformação do conceito de aprendizagem envolvendo mudanças significativas na escola, no ensino e no modo de ser aluno”

6 CSCL - ACAC Propõe o desenvolvimento de softwares e aplicativos que propiciem a aprendizagem em grupo e que ofereçam atividades criativas de exploração intelectual e interação social (STAHL, KOSCHMANN, SUTHERS, 2006). Atualmente, as pesquisas em CSCL têm como objetivo analisar os processos de interação entre indivíduos e seus benefícios educacionais (ISOTANI ; MIZOGUICHI, 2007).

7 PROBLEMA DE PESQUISA A CSCL apoiada pelas teorias cognitivistas pode contribuir para aprimorar os processos comunicacionais da prática docente online, no fórum de discussão?

8 LÓCUS DA PESQUISA Fórum de discussão

9 OBJETIVO GERAL Investigar como os docentes avaliam a funcionalidade pedagógica do fórum de discussão para a construção de aprendizado colaborativo

10 QUESTÕES DE ESTUDO Como são coordenadas as práticas comunicacionais, pelos professores, no fórum de discussão, a fim de produzir a aprendizagem colaborativa? Qual teoria da aprendizagem é utilizada pelos professores como arcabouço teórico para o planejamento e a organização das atividades no fórum de discussão?

11 Até que ponto os professores utilizam a interatividade como estratégia didática na construção do conhecimento acadêmico e da aprendizagem colaborativa? Quais processos metodológicos são utilizados pelos professores para a prática docente online?

12 EIXOS DE PESQUISA O conceito e a relevância da aprendizagem colaborativa (CSCL) para os processos educacionais online – GERRY STAHL e PIERRE DILLENBOURG As implicações das Teorias da Aprendizagem para a docência online – PIAGET E VYGOSTSKY A importância da interatividade para a construção do conhecimento em AVA - MARCO SILVA E PIERRE LÉVY

13 Grupo focal Entrevistas semi-estruturadas Análise de conteúdo
METODOLOGIA Grupo focal Entrevistas semi-estruturadas Análise de conteúdo

14 REFERÊNCIAS STAHL, G., KOSCHMANN, T., ; SUTHERS, D. Computer- supported collaborative learning. In R. K. Sawyer , Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge, UK: Cambridge University Press, Acessado em 21 de março de 2011 em ISOTANI, S. ; MIZOGUCHI, R. (2007). Planejamento e Analise de Sessões colaborativas Utilizando Teorias de Aprendizagem e Ontologias. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.15. n.2. mai-ago, 2007.


Carregar ppt "AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google