A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada

2 Meio Ambiente Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal, sendo considerado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte. Nightingale tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (embora estes aspectos sejam englobados pelo primeiro).

3 Meio Ambiente O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”

4 Meio Ambiente Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”. Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.

5 Meio Ambiente Limpeza: refere-se ao ambiente, pois, um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, de quem a higiene cuidadosa “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”.

6 Meio Ambiente Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar o silêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio. Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.

7 Meio Ambiente Alimentação: essencial ao processo de cura, deve ser minuciosamente observada pela enfermeira. Esses elementos referem-se ao ambiente físico, pois, para Nightingale, quando este está adequado, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e à prevenção de doenças.

8 Meio Ambiente No que se refere ao ambiente psicológico, Florence reconhece que um ambiente negativo pode resultar em estresse físico, afetando emocionalmente o paciente.

9 Meio Ambiente O ambiente social é visto como essencial na prevenção de doenças e refere-se especialmente à coleta de dados relativos a elas, na qual a enfermeira deve empregar todo seu poder de observação. Isto significa que a doença assume características diferentes para cada paciente e a enfermeira deve estar atenta às mesmas.

10 Florence descreve dois tipos de enfermagem:
Meio Ambiente Florence descreve dois tipos de enfermagem: Enfermagem da saúde: requer algum ensino prático e tem por objetivo a prevenção de doenças e pode ser praticada por todas as mulheres. Enfermagem da doença: arte e ciência que requer uma educação formal, organizada e científica para cuidar dos que sofrem com a doença.

11 Meio Ambiente A Enfermagem contribui para o processo restaurador ao colocar o paciente em suas melhores condições para que a natureza possa agir sobre ele.

12 Meio Ambiente A doença é vista como um processo restaurador, que traduz um esforço da natureza para corrigir um processo de envenenamento ou de desgaste iniciado dias, meses ou anos antes. Com base neste ponto de vista, a Enfermagem é tida não como uma prática de cura, mas como uma prática que tem por principal função colocar o paciente em suas melhores condições para a natureza agir sobre ele. O papel da Enfermeira seria o de ajudar o doente a manter suas forças vitais a fim de prevenir a doença, resistir a ela ou recuperar-se dela.

13 Meio Ambiente A Enfermagem focaliza-se na pessoa experienciando um processo restaurador e não na doença de um órgão ou na fisiologia da pessoa como o faz a medicina.

14 Florence visualiza os conceitos principais da seguinte maneira:
Meio Ambiente Florence visualiza os conceitos principais da seguinte maneira: Ser humano ou indivíduo: a pessoa com as forças vitais restauradoras para manejar a doença. Enfermagem: com a função de colocar o indivíduo nas melhores condições para a natureza agir, o que seria obtido basicamente pela ação sobre o ambiente.

15 Meio Ambiente Saúde/doença: focalizado como um processo restaurador.
Sociedade/ambiente: condições externas que afetam a vida e o desenvolvimento do indivíduo. Ambiente: elementos externos à pessoa e que afetam tanto a saúde do doente quanto à pessoa saudável.

16 Meio Ambiente Mas valorizava práticas tais como: a observação, a experiência e o registro de dados fundamentais para o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho que acentue a possibilidade de resolução.


Carregar ppt "Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google