A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição Ayurvédica. Medicina Ayurvédica Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição Ayurvédica. Medicina Ayurvédica Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um."— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição Ayurvédica

2 Medicina Ayurvédica Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega

3 Medicina Ayurvédica A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

4 Os cinco elementos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano,quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

5 Doshas Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Vata, regido por ar e éter, Pitta, regido por fogo e água, Kapha, regido por terra e água. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, os doshas que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio em um ou mais desses doshas (vikrti), contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.

6 Nutrição Ayurvédica Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento. Para o Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo.

7 Você é o que você come A nutrição ayurveda é a base de qualquer tratamento. Não adianta tomar medicamentos, meditar, fazer massagens e se intoxicar com alimentos. Tudo começa na nutrição. Ela deve ser recomendada no início do tratamento. Desta forma, estamos tentando diminuir as toxinas, conhecidas como AMA, que causaram a doença, e evitar que elas aumentem nos tecidos que formam o corpo. Assim, a doença em questão será tratada a partir da alimentação.

8 Você é o que você come Os alimentos também possuem proporções das energias de vata, pitta e kapha. O princípio da alimentação é propiciar aqueles alimentos que reduzam o dosha em excesso e incrementem o dosha em deficiência. Uma boa dieta é a combinação correta dos alimentos que suprem os elementos vitais para o bem estar; os gêneros alimentícios são combinados em adequadas proporções para cumprir adequadamente as funções da estrutura corporal, promover a vitalidade geral e a nutrição da mente.

9 Os sabores as substâncias terapêuticas a partir de seus sabores, porque ao entrar em nosso organismo, por meio da boca, os alimentos, por exemplo, são decodificados pelo nosso sistema nervoso primeiramente pela impressão do sabor produzido, levando a reações de produção de enzimas digestivas, hormônios e outras substâncias, baseado nessa percepção. Os sabores revelam um intricado e dinâmico potencial terapêutico das energias contidas nas substâncias em termos de efetivamente intensificar, reduzir ou equilibrar os Doshas. RASA - sabor BHUTAS - elementos Doce terra + água Salgado água + fogo Ácido terra + fogo Adstringente terra + ar Picante ar + fogo Amargo ar +éter

10 Você é o que você come As pessoas de natureza Pitta tem o fogo como predominante, então, o calor em excesso é um veneno para elas. Nestes casos, a nutrição ideal precisa ser baseada em umidade e peso, para suavizar os fatores leves e quentes do fogo. Alimentos como ghee (manteiga clarificada), vegetais frescos, frutas doces, água de coco, água de rosas e chás refrescantes são recomendados. Já o Kapha tem a água como predominante. Água em ayurveda é fria, úmida e pesada. Assim, substâncias que proporcionam estes tipos de reações precisam ser substituídas, por produtos quentes, secos e leves. Alimentos como frutas desidratadas, folhas frescas e refogadas, arroz integral, milho, pipoca, mel, gengibre e pimentas equilibram as energias dos Kaphas. As pessoas de natureza Vata devem escolher uma nutrição diferente das características Vata (secura e leveza). O ideal é consumir alimentos que contenham natureza antagônica a essas características, ou seja, substâncias com peso e umidade. É indicado arroz, batata-doce, leite, aipim, pães sem fermento, ghee, inhame e soja.


Carregar ppt "Nutrição Ayurvédica. Medicina Ayurvédica Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google