A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

presença e escondimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "presença e escondimento"— Transcrição da apresentação:

1 presença e escondimento
A Eucaristia: presença e escondimento

2 A eucaristia é o sacramento do ocultamento de Deus
A eucaristia é o sacramento do ocultamento de Deus. Um pedaço de pão e uma pinga de vinho. Os elementos mais comuns da nossa vida. Sobre eles Jesus pronunciou algumas palavras: "Tomai e comei, tomai e bebei. Isto é o meu corpo e sangue ( ... ) Fazei isto em memória de Mim".

3 Podemos participar na Eucaristia na Igreja, numa grande assembleia, mas também, com um grupo de amigos ao redor de um pequeno altar, numa pequena capela, numa sala, o simplesmente ao ar livre, mas sempre que o sacerdote pronuncia as palavras de Jesus, na consagração, celebramos o milagre da Última Ceia e o Sacrifício da Cruz.

4 Nada de pretensioso, nada de espectacular, nenhuma multidão, nenhuma canção emocionada, nenhuma formalidade. Apenas algumas pessoas comendo um pedaço de pão e bebendo um pouco de vinho, sem pão suficiente para fazer uma refeição e sem vinho suficiente para saciar a sede. Nessa simplicidade, ocultadamente, Jesus ressuscitado, torna-se presente e o amor de Deus revela-se. Da mesma maneira que Deus se tornou um ser humano, por nós, em segredo, no seio de Maria e na vida do dia-a-dia de Nazaré, também em segredo, na vida normal da nossa comunidade, Jesus torna-se comida e bebida para nós, a Sua Presença cura-nos, e nos torna construtores de um mundo novo …

5 Madre Teresa dizia: «Só podes ver Jesus no pobre, se consegues vê-lo na Eucaristia».
Uma observação que parece um pouco exagerada! Ela que viveu servindo os pobres, podia ter dito precisamente o contrário, mas talvéz, só entrando em contacto com os pobres que se pode entender esta afirmação. Não é possível ver Jesus nos seres humanos, se não O reconhecemos na realidade oculta do "Pão" que desce do céu.

6 Só se tu compreenderes, a partir da tua experiência, quanto Jesus se preocupa contigo e quanto ele deseja ser o teu sustento diário, é que tu aprenderás a ver que cada coração humano é morada de Deus, templo do Espírito Santo.

7 Quando o teu coração é tocado pela presença de Jesus na Eucaristia, tu adquires novos olhos que são capazes de reconhecer essa mesma presença nos corações dos outros.

8 O coração fala ao coração
O coração fala ao coração. Jesus em nosso coração fala a Jesus nos corações de nossos irmãos e irmãs. Esse é o mistério eucarístico do qual somos parte.

9 TESTEMUNHO DE UMA PEREGRINA A ROMA – Jmj 2000
E não me posso esquecer que para mim um dos pontos mais altos desta peregrinação aconteceu precisamente em Roma, após a vigília. Enquanto muitos jovens exteriorizavam a alegria do encontro com o Papa, numa pequena caminhada descobri, num canto mais sossegado do recinto, o Santíssimo Sacramento exposto e, com grande alegria, ajoelhei-me e adorei-O".

10 Estaremos sempre tentados de ver os resultados imediatamente
Estaremos sempre tentados de ver os resultados imediatamente. Mas Deus trabalha em segredo e com uma paciência divina. Por meio da participação na eucaristia, poderemos, gradualmente, entender isso. Então o nosso coração começará a abrir-se para o Deus sofredor, o Deus que está presente em cada ser humano. O coração é o centro da nossa vida. É lá que nos descobrimos como «filhos amados»; é lá que Deus nos chama a viver uma nova comunhão que ultrapassa o relacionamento humano. FIM


Carregar ppt "presença e escondimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google