A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOLOGIA BIBLICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOLOGIA BIBLICA."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOLOGIA BIBLICA

2 TIPOLOGIA BIBLICA 1 - INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E TIPOLÓGICA DAS ESCRITURAS Os fatos podem ter um significado simbólico. Os fatos podem ter um significado tipológico.

3 I - A INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA DAS ESCRITURAS

4 A palavra “tipologia” é de origem grega
A palavra “tipologia” é de origem grega. Deriva-se do substantivo typos, termo usado no mundo antigo para indicar a marca de um golpe; uma impressão, a marca feita por um cunho – daí o sentido de figura, imagem; modelo ou padrão, que é o sentido mais comum na Bíblia.

5

6 Todos os crentes, como tais, devem considerar-se modelos ou padrões da vida que se assemelha à de Cristo. É relevante fazer uma distinção entre tipo e símbolo. Embora ambos indiquem alguma coisa, diferem em pontos importantes. •Símbolo é um sinal. •Tipo é um modelo ou imagem de alguma coisa. •O símbolo refere-se a alguma coisa do passado, presente ou futuro. •O tipo sempre prefigura uma realidade futura.

7 Teologia do Antigo Testamento
Princípios hermenêuticos ( Tipologia, Alegoria e Analogia)

8 TIPOS, ALEGORIA E ANALOGIA
Tipologia. termo é derivado da palavra grega 'typos' que significa 'modelo' ou ' figura'. “Interpretação moral”. A tipologia apresenta progressivamente como Deus vai desenvolvendo seu plano de salvação.

9 A tipologia bíblica envolve uma correspondência análoga em que eventos (saída do Egito e a conversão), pessoas (Abraão tipifica Deus entregando seu filho) lugares (deserto representa sofrimento) anteriores na história da salvação tornam-se padrões por meio dos quais eventos posteriores, pessoas, lugares, etc. são interpretados.

10 No NT a palavra era usada em dois sentidos:
Correspondência entre duas situações históricas tais como Adão e Cristo (Rm 5:14); A correspondência entre o padrão celestial e seu equivalente terrestre; Ex: o divino por trás da tenda/tabernáculo, (Atos 7:44, Hb 8:5;9:24)

11 CONCEITO DE TIPOLOGIA Tipologia é o estudo de pessoas, instituições, lugares, objetos e eventos históricos encontrados no Antigo Testamento (os tipos), os quais prefiguram realidades futuras na história da revelação (os antítipos), Tipologia é uma teologia da progressão dos atos salvívicos de Deus através de Jesus;

12 CATEGORIAS DA TIPOLOGIA
Pessoas: Adão/Melquisedeque; Eventos: O dilúvio/a serpente de bronze; Instituições: Festas/lugares(Jerusalém; Objetos: Altar de holocausto/incenso; Ofícios: (profeta/sacerdote,rei);

13 ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DE UM TIPO
Elemento de semelhança, não basta imaginação, ver (A arca entre os dois querubins; Jesus no meio dos dos ladrões; Jesus o elo dos dois Testamentos); Elemento histórico; Tem que haver relação histórica e teológica, ver I Co 5:7(páscoa e Cristo); Elemento profético ou pre-figurativo; Elemento de progresso ou elevação histórica (a redenção do povo do Egito (física) e a redenção de Cristo na Cruz (espiritual); Intenção divina, isto é, tipos já mencionados na Bíblia;

14 CUIDADOS NO USO DA TIPOLOGIA
A tipologia deve se basear em paralelos históricos genuínos ao invés de paralelos mitológicos intemporais; A tipologia não deve redefinir o significado do texto nem sugerir uma correspondência artificial; Tanto as passagens do AT como do NT devem ser sujeitadas à exegese antes de se formular paralelos; É bom evitar dogmatizar tipos.

15 As características dos tipos
Temos que tomar cuidado com dois erros: 1) Limitar demais o elemento tipológico. 2) Ampliá-lo indevidamente. É mais comum dizer que um tipo é um exemplo ou um modelo.

16 “Um símbolo não é uma imagem, mas um sinal de alguma outra coisa
“Um símbolo não é uma imagem, mas um sinal de alguma outra coisa. E isso, em muitos casos, é o que as narrativas das Escrituras são”

17 Um exemplo: Em Jo 6:1-13, Jesus alimentou uma multidão de mais de 5000 pessoas de forma miraculosa. Considerar esse milagre apenas como sinal da onipotência do Senhor é errar na interpretação da mesma forma que erraram os judeus nos dias de Jesus. Eles não enxergaram que isso era um sinal que apontava para a suficiência de Jesus como o pão celestial, para satisfazer a alma faminta dos homens. O próprio Cristo revelou claramente o significado desse milagre em seu discurso em Cafarnaum, no dia seguinte.

18 Os fatos podem ter um significado tipológico.
O que é um tipo? Quais as regras que se aplicam à sua interpretação?

19 OBSERVAR O TEXTO Vejamos as dez virgens - Mt 25:1...13
ANALISAR O CONTEXTO Multiplicação de pães e Peixes Jo 6:1...15 2ª Multiplicação de pães e Peixes Mc 8:1...21

20 ALEGORIA Dispositivo oral ou literário que procura expressar verdades abstratas em formas ilustradas. É uma espécie de metáfora extensa em forma de uma narrativa. Ex: Jesus o Bom Pastor; A narrativa a que se refere a analogia pode ser fictícia ou não, isto é, tanto pode ser factível como fictícia; Há uma distinção entre o uso literário da alegoria e o método interpretativo chamado de “alegorização”; O método consiste na busca de um significado além texto. O método representa mais o pensamento do intérprete do que do autor original.

21 Vários elementos comparativos;
ANÁLISE DAS ALEGORIAS Factual ou fictícia; Vários elementos comparativos; As interpretações ocorrem ao longo da história; Visam apresentar verdades espirituais por meio de comparações

22 PERIGOS DA ALEGORIZAÇÃO
Olhar Lucas 15 – As 3 parábolas, somente 1 verdade. Tornar o sentido histórico irrelevante; Acreditar que há um sentido “mais profundo” do que o explicitado no texto; Acreditar que tudo no AT pode ser alegorizado; Deixar de lado o esforço que a exegese exige para dar asas a imaginação. Calvino considerado um dos maiores intérpretes da Bíblia se referia a alegorização como “jogos fúteis” e responsável por “desfigurar” a Bíblia.

23 UM EXEMPLO FANTASIOSO DE ALEGORIA
Lc 10: O Bom Samaritano: O homem atacado simboliza Adão, a humanidade; Jerusalém, os céus; Jericó, o mundo; Os ladrões, o diabo e suas hostes; O sacerdote, a lei; O levita, os profetas; O bom samaritano, Cristo; O animal, o corpo de Cristo que suporta o Adão caído; A estalagem, a igreja; As duas moedas, (o Pai e o Filho, Antigo e Novo Testamento, os dois mandamento que resumem a lei, Fé e obras, virtude e conhecimento, o corpo e sangue de Jesus, vida presente e vida futura); E a promessa do bom samaritano voltar, a segunda vinda de Cristo.

24 ALGUMAS ALEGORIAS NA BÍBLIA
O Senhor é o pastor dos crentes, Sl 23; Israel é uma vinha destruída, Sl 80:8- 16; Israel é uma vinha sem frutos, Is 5:1-7; Samaria e Jerusalém são duas prostitutas, Ez 23; Hagar e Sara são duas alianças, Gl 4:21- 31; A armadura do crente, Ef 6:11-17.

25 ANALOGIA Analogia significa semelhança. No que diz respeito a linguagem religiosa, está em contraste com dois outros pontos de vista: o unívoco e o equívoco; A linguagem unívoca expressa inteiramente o mesmo sentido (“Deus é bom”; “meu pai é bom”) Já a palavra equívoca tem o sentido inteiramente diferente; (“Deus é rocha”; “rocha é. Portanto, linguagem análoga aproxima esses dois outros conceitos, pois expressa um significado que é semelhante, sem ser idêntico nem totalmente diferente.


Carregar ppt "TIPOLOGIA BIBLICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google