A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica Professoras : Cilene Maciel Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida Fevereiro/12 Cuiabá/MT

2 Para conhecer é preciso...
LER e ENTENDER O QUE LEU !!! APÓS A LEITURA... Faz- se necessário organizar os pensamentos, as reflexões e as informações advindas da leitura. Para tanto pode-se lançar mão de formas de registros, a saber:

3 Formas de registros de Texto
Fichamentos Resumos Resenhas

4 Registros de Texto Os registros são necessários, pois:
Os registros constituem parte indispensável para uma eficiente e proveitosa leitura acadêmica. Os registros são necessários, pois: Fazem parte da documentação pessoal Obriga-nos a expor o nosso entendimento Evitam que se percam as reflexões e interpretações

5 Registros de Texto IMPORTANTE:
Toda informação lida deve ser registrada. LEMBRE-SE: A memória é fraca.

6 Fichamentos Fichar significa identificar e registrar as principais informações de um texto lido. Constitui o produto de uma leitura. Consiste em registrar, ou seja, armazenar em fichas as informações relevantes da leitura realizada.

7 Fichamentos É um procedimento indispensável na otimização da leitura, organização e coleta de dados, na medida em que organiza os textos pesquisados e seleciona os dados mais importantes. É um documento PESSOAL do pesquisador!

8 Fichamentos Característica:
Elementos da referência bibliográfica, extraídos da publicação.

9 Fichamentos Todo material fichado dever ser organizado, identificado e colocado em lugar de fácil acesso. Manter seu fichário no computador é uma boa, mas: Se alguma coisa pode dar errado, dará errado; Quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum. Portanto, salve-os em cds ou pen drives de segurança e imprima-os.

10 Fichamentos O QUE DEVE SER REGISTRADO: Idéias do autor;
Comentários seus sobre o que está lendo; Notas de referência sobre o texto.

11 Fichamento Tipos de Fichas: Ficha Bibliográfica Ficha Resumo
Forma de coleta e registro de informações das fontes bibliográficas tendo em vista a utilização para a construção de um novo texto. Tipos de Fichas: Ficha Bibliográfica Ficha Resumo Ficha Citação 11

12 Fichamento deve ter: Cabeçalho– na parte superior direita, indica o assunto a que se refere a ficha; Referência– referenciar a obra ou texto a que se refere a ficha (de acordo com NBR6023:2002); Corpo da ficha– o conteúdo propriamente dito de acordo com o tipo da ficha que está sendo desenvolvido; Local onde a obra se encontra– informar onde encontrar o material lido, se em biblioteca particular ou outro local.

13 Exemplo de Ficha

14 Ficha Bibliográfica Ficha contendo a relação das obras que poderão servir de fontes para a elaboração de um trabalho.

15 Exemplo: Ficha bibliográfica de obra
Biblioteca da UNIC (6) (1) Título do trabalho; (2) Seção primária do trabalho; (3) Seção secundária e terciária se houver; (4) Numeração do item a que se refere o fichamento; (5) Comentários ou anotações do pesquisador sobre a obra registrada; (6) Local onde se encontra a obra.

16 Ficha Bibliográfica AUTOR do artigo. Organizador (se houver). Título e subtítulo (do livro ou artigo). Título original (quando tradução) ou tradutor do título quando em idiomas pouco difundidos. Tradutor, prefaciador, comentador. Número de Edição (a partir da 2ª). Local da Publicação. Editora. Ano da Publicação. Número de páginas ou de volumes (se houver). Indicação de figuras, tabelas etc. Título da série, nº de publicação na série. Indicação de separata. Indicação de bibliografia e resumo.

17 Fichamento Eletrônico
AUTOR do artigo. Título do artigo. Título do jornal, cidade de publicação, dia, mês, abreviado, ano. Número do título do caderno. Seção ou suplemento, seguido dos números da página inicial e final, separados entre si por hífen. Número de CD-ROM (ou) Número de disquete (ou) disponível em: <endereço eletrônico> Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

18 Fichamento Eletrônico
Entrevista Online NOME DO ENTREVISTADO. Título da entrevista: subtítulo. [mês abreviado. Ano da entrevista]. Entrevistadores: e (Em ordem direta dos nomes). Cidade da publicação: Editora / Produtora / Gravadora, data da publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

19 Fichamento Eletrônico Homepage
AUTOR. Título: sub-título. Lugar: Editora, data. Dados complementares e/ou Créditos (Responsáveis pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

20 Ficha Resumo Captação da idéia central do texto através de registro de forma resumida das informações mais importantes em ficha para consulta posterior.

21 Ficha Resumo Biblioteca da UNIC.

22 Ficha Resumo Biblioteca da UNIC.

23 Ficha de Citação Reprodução fiel de parte da obra de interesse observando as regras para esse fim.

24 Ficha de Citação Biblioteca da UNIC.

25 Ficha de Citação Biblioteca da UNIC.

26 Atenção! Fichamento não é resumo, embora possa conter resumos;
Não é paráfrase, embora possa conter paráfrases do autor. Fichamento é basicamente o arquivo do texto que você lê.

27 RESUMO

28 RESUMO RESUMO é um texto.
RESUMO é a “apresentação concisa das idéias de um texto”. (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas)

29 Sendo o RESUMO um texto,deve ser :
UNO: Interligação entre suas partes, que deverão convergir para um direcionamento único. COERENTE: As idéias apresentadas devem ser coerentes e não contraditórias. COESO: Os elementos da frase devem estabelecer os nexos entre as partes do texto.

30 O resumo deve responder às seguintes perguntas:
Para que serve um RESUMO? • O que o autor pretende demonstrar? • O que o autor fez? • Que resultados obteve? • Como se interpretam estes resultados ?

31 Redação de um Resumo Características formais:
Sendo um texto conciso, o resumo deve ser redigido: • em linguagem objetiva, suprimindo palavras desnecessárias (adjetivos e advérbios) . • evitando a repetição de frases inteiras do texto original (a serem sintetizadas e não transcritas). • respeitando a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados.

32 Redação de um Resumo Características formais :
Extensão: de 8 a 15 linhas Um só parágrafo 3ª pessoa sing., 3ª pessoa plural, Frases pouco extensas Ordem direta das frases Não deve conter opiniões próprias

33  Resenha

34  Resenha Resenha é uma análise bibliográfica, é um comentário do livro com aprofundamento teórico embasado no seu próprio conhecimento acadêmico. É um trabalho de síntese crítica e de avaliação a respeito de uma obra. Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos; é a apresentação do conteúdo de uma obra, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico

35 Atividade: Fazer uma ficha de resumo e outra de citação do texto.


Carregar ppt "Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google