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ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA

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Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
Disciplina: ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA Normalização da ABNT (Formatação) ____________________________________________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

2 FORMATAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO TEXTO
NORMALIZAÇÃO DA ABNT FORMATAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO TEXTO Fonte: Arial Tamanhos da fonte: 14 para os títulos principais; 12 para os títulos secundários e texto; 10 para citações longas, notas de rodapé e legendas. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Espaçamentos: espaço entrelinha 1,5 – para o texto; espaço simples para citações longas, referência, notas de rodapé e legendas; usar um espaços para separar os títulos dos textos. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Espaçamento simples Espaçamento 1,5 Resumo é a síntese de um texto e deve expressar as suas idéias essenciais. Quando bem organizado, forma uma documentação acadêmica útil e sistemática. A técnica do resumo se organiza em quatro etapas: a primeira etapa chama-se resumo descritivo e tem a função de resumir a estrutura temática do texto; a segunda etapa, mais abrangente, é a do resumo informativo, que tem o objetivo de selecionar informações de relevância; a terceira etapa é a do resumo crítico, que permite ao estudante organizar seu julgamento pessoal e apreciativo da obra resumida, fornecendo elementos para uma eventual resenha; a quarta – e última – etapa é a da construção da ficha, que sistematiza dados sobre a documentação para fins de arquivamento. Resumo é a síntese de um texto e deve expressar as suas idéias essenciais. Quando bem organizado, forma uma documentação acadêmica útil e sistemática. A técnica do resumo se organiza em quatro etapas: a primeira etapa chama-se resumo descritivo e tem a função de resumir a estrutura temática do texto; a segunda etapa, mais abrangente, é a do resumo informativo, que tem o objetivo de selecionar informações de relevância; a terceira etapa é a do resumo crítico, que permite ao estudante organizar seu julgamento pessoal e apreciativo da obra resumida, fornecendo elementos para uma eventual resenha; a quarta – e última – etapa é a da construção da ficha, que sistematiza dados sobre a documentação para fins de arquivamento. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Recuo de página: 4 cm da margem esquerda para citações longas (ver slide 3 – janela do word) EXEMPLO: Outra corrente de estudiosos vai além do saber fazer, uma vez que também se interessam pelo resultado do feito: Um conceito de competência pode ser apresentado como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pela pessoa na realização de uma tarefa. Dizemos que somos competentes numa atividade quando esse conjunto de comportamentos apresentados resulta no sucesso para a realização dessa atividade. (HARBER, 2001) Parágrafos: Usar sempre texto justificado, indicando os parágrafos com um espaço duplo entrelinhas. EXEMPLO 1: Resumo é a síntese de um texto e deve expressar as suas idéias essenciais. Quando bem organizado, forma uma documentação acadêmica útil e sistemática. A técnica do resumo se organiza em quatro etapas _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT EXEMPLO 2: (Não usar esse formato). Resumo é a síntese de um texto e deve expressar as suas idéias essenciais. Quando bem organizado, forma uma documentação acadêmica útil e sistemática. A técnica do resumo se organiza em quatro etapas: a primeira etapa chama-se resumo descritivo e tem a função de resumir a estrutura temática do texto; a segunda etapa, mais abrangente, é a do resumo informativo, que tem o objetivo de selecionar informações de relevância; a terceira etapa é a do resumo crítico (...). Margem: _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Indicativo de seção: * usar numeração arábica, alinhada à esquerda, separado do título por um espaço caractere. Não usar qualquer sinal para separar a numeração do título. Título: * títulos de capítulos - caixa alta, negrito, tamanho 14, à esquerda. * 2º nível de capítulo/seção - 1ª letra das palavras em maiúscula, negrito, fonte 12. * 3º nível em diante – 1ª letra do título em maiúscula, sem negrito e fonte 12. EXEMPLO DE TITULAÇÃO: 1 MOTIVAÇÃO 1.1 Teorias Motivacionais 1.2 Os Incentivos Motivacionais 1.2.1 O papel dos incentivos no gerenciamento de equipe 1.2.2 Políticas e Sistemas de Recompensa * capítulos principais são iniciados em páginas próprias. * títulos sem numeração (AGRADECIMENTOS, SUMÁRIO...) – centralizados, em negrito, tamanho 14 e caixa alta. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Estrutura do relatório de Pesquisa: Parte pré-textual Capa Folha de rosto Agradecimento (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo/abstract Relação das tabelas e dos gráficos (se forem superior a 5) Sumário ou índice Parte textual Introdução Revisão de bibliografia Esquema de investigação ou metodologia Análise de dados Resultados e discussões Parte pós-textuais Referências (obrigatórias) Apêndices (opcionais) Anexos (opcionais) * folha de aprovação, dedicatória e epígrafe não têm título. Abreviaturas e siglas: quando aparecem pela 1ª vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso e, entre parênteses, a abreviatura ou sigla. EXEMPLO: A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) normaliza a confecção de trabalhos científicos, padronizando ... _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT Paginação * as páginas são contadas a partir da folha de rosto e numeradas a partir da 1ª página da introdução (a capa não conta e os números só começam a aparecer na introdução). * a numeração é apresentada em numeral arábico no canto superior direito da página. * apêndices e anexos também são numeradas seqüencialmente. Ilustrações * devem ser inseridas próximo do texto a que se referem; * sua identificação deverá aparecer na parte inferior precedida da palavra designativa (figura, desenho etc.), seguida de seu número de ordem de ocorrência, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda e da fonte, se necessário. Gráfico 1 - Quantidade de funcionários das Instituições de Ensino Superior - IES Fonte: Setor de RH das IES visitadas/pesquisadas – 2007. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

10 NORMALIZAÇÃO DA ABNT Tabelas
* a numeração de ser independente e consecutiva; * o título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; * as fontes e eventuais notas aparecem em seu rodapé, após o fechamento, utilizando-se o tamanho 10. Devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem. Tabela 5: Fatores motivacionais de maior importância Empresa 1 Empresa 2 Empresa 3 Clima organizacional, oportunidade de crescimento Clima organizacional, oportunidade de crescimento, treinamento Clima organizacional, oportunidade de crescimento, treinamento, salário, liberdade de ação e expressão. Fonte: Setor de RH das empresas pesquisadas – 2008 _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT CITAÇÃO: “é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte.” (NBR10520, 2002) Direta ou textual – transcrição literal do trecho da obra consultada. Pode ser curta (até 3 linhas) ou longa (acima de 3 linhas). No senso comum, a palavra competência é usada para designar uma pessoa qualificada para realizar algo. Essa idéia é corroborada em alguns estudos científicos. Zafirian (1999:37), por exemplo, entende competência como “a inteligência prática para situações que se apóiam sobre conhecimentos adquiridos [...]” Outra corrente de estudiosos vai além do saber fazer, uma vez que também se interessam pelo resultado do feito: Um conceito de competência pode ser apresentado como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pela pessoa na realização de uma tarefa. Dizemos que somos competentes numa atividade quando esse conjunto de comportamentos apresentados resulta no sucesso para a realização dessa atividade. (HARBER, 2001:183) Seja qual for o posicionamento teórico ou empírico sobre o assunto, o fato é que no mundo contemporâneo, ser competente é essencial. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

12 NORMALIZAÇÃO DA ABNT Citação de citação – o autor do texto não tem acesso direto à obra citada, valendo-se de citação constante em outra obra. Marinho1 (apud MARCONI e LAKATOS, 1986) apresenta a formulação do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação. OBSERVAÇÃO: Nesse caso, o pesquisador leu Marconi e Lakatos, que citaram o Marinho. Os dados da obra de Marconi e Lakatos devem constar nas referências do trabalho, enquanto que as de Marinho, em nota de rodapé na própria página da citação. 1MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980. OUTRAS EXEMPLOS: * Quando são dois autores: Conforme ensinamentos de Stonner & Freeman (1994), ..... * Quando se trata de mais de dois autores: A partir de Mari et al. (2001) ....

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NORMALIZAÇÃO DA ABNT REFERÊNCIAS “é conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite a sua identificação individual”. (NBR- 6023, 2002) * São sempre lançadas pelo sobrenome do autor que, obrigatoriamente, deve estar em caixa alta. Em seguida coloca-se uma vírgula e, após, o restante do nome. * Os lançamentos na referência devem estar organizados em ordem alfabética, por sobrenome do autor. * Quando um autor tem mais de uma obra utilizada no trabalho, suas obras devem ser lançadas por ordem cronológica de publicação, da mais recente para a mais antiga. * Quando um mesmo autor tem várias obras utilizadas, coloca-se o nome do autor na primeira obra e, nas demais, coloca-se um traço com cerca de 1 cm de comprimento. Exemplo: CLAGETT, Marshall. The science of mechanics in the Middle Ages. Madison: University of Wisconsin, 1959. –––––. Greek science in antiquity. London: Abelard-Schuman, 1957. * O espaçamento entre linhas das referências deve ser o SIMPLES, e não o espaço 1,5 utilizado no restante do trabalho. * Quando houver mais de três autores, indicar apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al. – exemplo: BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, p. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral

14 Prof. Idelmar Medeiros do Amaral - e-mail: idelmarmedeiros@hotmail.com
REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Informação e documentação: referências e elaboração. NBR Rio de Janeiro, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. NBR Rio de Janeiro, 2005. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Apresentação de citações em documentos. NBR Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Informação e documentação – referências - elaboração. NBR Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Numeração progressiva das seções de um documento. NBR Rio de Janeiro, 2003. _________________________________________________________________________ Prof. Idelmar Medeiros do Amaral


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