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OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:

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1 OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros: Gêneros: narrativo (ou épico) lírico dramático

2 As características do gênero narrativo
Podemos definir a obra narrativa como relato de um enredo imaginário ou não, que se desenvolve no tempo, envolvendo uma ou mais personagens. Tipos de narrador Foco narrativo em terceira pessoa – quando o narrador é apenas uma voz que não se identifica; em outras palavras, quando o narrador não é uma personagem. (onisciente)

3 Foco narrativo em primeira pessoa ou narrador-personagem – quando o narrador é uma das personagens que vivem a história.

4 As características do gênero lírico
Na obra lírica um sujeito que chamamos de eu-lírico, sujeito lírico, voz lírica ou voz poética exprime suas emoções.

5 As características do gênero dramático
Na obra dramática os acontecimentos são apresentados diretamente ao espectador, sem intermediários. Não é necessária a voz de um narrador como na obra narrativa. Pertencem ao gênero dramático as obras escritas em versos ou em prosa para à representação teatral.

6 O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.

7 O TROVADORISMO Momento histórico do Trovadorismo
Feudalismo em declínio. Teocentrismo Poder na mão da Igreja O Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa – séculos XII a XIV – período de formação de Portugal como reino independente.

8 A poesia no período trovadoresco
A poesia não era escrita para ser lida por um leitor solitário. Era poesia cantada, geralmente acompanhada por um coro e por instrumentos musicais. Características das cantigas: Língua: galego-português. Tradição oral e coletiva. Poesia cantada e acompanhada por instrumentos musicais, colecionada em cancioneiros.

9 A poesia no período trovadoresco
Autores: trovadores. Gêneros: lírico (cantigas de amigo e cantigas de amor) e satírico (cantigas de escárnio e cantigas de maldizer).

10 A poesia no período trovadoresco
Características das cantigas de amigo Voz lírica feminina. Tratamento dado ao namorado: amigo. Expressão da vida campesina e urbana. Realismo: fatos comuns da vida cotidiana. Amor realizado ou possível – sofrimento amoroso. Simplicidade: pequenos quadros sentimentais. Origem popular.

11 A poesia no período trovadoresco
Características das cantigas de amor Voz lírica masculina. Tratamento dado a mulher: mia senhor. Expressão da vida da corte. Convenções do amor cortês: a) a idealização da mulher; b) vassalagem amorosa; c) origem provencial.

12 A poesia no período trovadoresco
Características das cantigas satíricas Cantigas de escárnio: Indiretas. Uso de ironia e do equívoco. Cantigas de maldizer: Diretas, sem equívocos. Intenção difamatória. Palavrões e xingamentos.

13 O HUMANISMO 1418 Fernão Lopes e suas crônicas.
Gil Vicente e o teatro vicentino No Humanismo a poesia separa-se da música e inicia-se a poesia palaciana, compilada em no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende para ser lida ou declamada na corte.

14 O HUMANISMO Momento histórico: Consolidação da independência.
Ascensão da burguesia, desenvolvimento do comércio. Início da expansão ultramarina. Desenvolvimento da língua portuguesa.

15 O HUMANISMO Cronologia do Humanismo - século XV Início: 1434 – Fernão Lopes é nomeado cronista-mor do Reino. Término: 1527 – Francisco de Sá Miranda inicia o Renascimento em Portugal(dentro dele o Classicismo). Características do Humanismo Florescimento da prosa; declínio da poesia. Manifestações literárias: Poesia palaciana. Prosa humanista (historiografia) Teatro de Gil Vicente.

16 O HUMANISMO O Teatro de Gil Vicente Mentalidade medieval
Ambientado no início da Era Moderna, o teatro vicentino ainda reflete o pensamento medieval por sua moral religiosa e sua concepção teocêntrica do mundo. Teatro Popular Apesar dos elementos ideológicos inovadores que suas sátiras sociais contêm, Gil Vicente não se deixou influenciar pelas novidades estéticas introduzidas pelo Renascimento. Sua obra é a síntese das tradições medievais e populares.

17 O HUMANISMO Características estéticas do teatro popular
Teatro alegórico: representação de ideias abstratas com personagens e coisas concretas. Teatro de tipo: as personagens de Gil Vicente são sempre típicas, reunindo os caracteres mais marcantes de sua classe social, de sua profissão, de seu sexo, de sua idade, etc. Teatro de quadros: as peças são cenas relativamente independentes, sem formar uma história com enredo introdução, climax, desfecho) Teatro cômico ou satírico: em sua maioria, as peças são comédias de costumes, seguindo o lema ridendo castigat mores “pelo riso corrigem-se os costumes”


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