A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo | padrão © Nelson Gomes. Estruturas Naturais Artificiais Regulares Irregulares Regulares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo | padrão © Nelson Gomes. Estruturas Naturais Artificiais Regulares Irregulares Regulares."— Transcrição da apresentação:

1 módulo | padrão © Nelson Gomes

2 Estruturas Naturais Artificiais Regulares Irregulares Regulares

3

4 Estruturas irregulares Geométricas Não geométricas

5 Rede, malhatrama Rede, malha ou trama estrutura É uma estrutura modular simples que organiza uma superfície. As redes mais vulgares são baseadas no quadrado, no rectângulo ou no triângulo.

6 Para compores e organizares os teus desenhos, recorres à divisão dos espaços criados pelas medianas e diagonais e obténs estruturas de malha regular ou irregular, simples ou complexas. As malhas, redes ou estruturas poligonais podem servir de apoio à criação de módulos e padrões, logótipos e outras composições formais…

7 A estrutura bidimensional e tridimensional A estrutura bi e tridimensional está muitas vezes ligada à geometria, sendo as formas básicas mais utilizadas o triângulo, o quadrado e a circunferência. Uma malha bidimensional pode tornar-se tridimensional acrescentando-lhe uma terceira dimensão –o comprimento (altura).

8 Padrão Módulo MÓDULO MEDIDA. A palavra MÓDULO deriva do latim modus, que significa MEDIDA. É um elemento que se repete de uma forma organizada e que por acumulação, forma um conjunto. O resultado da organização formal a partir de um ou vários módulos é um padrão. Também se chama composição padronizada.

9

10 O PADRÃO É um conjunto organizado de módulos, que se repetem consoante determinadas posições; várias organizaçõesEsse padrão pode ter várias organizações, dependendo das posições do módulo: –Translação ou Repetição simples; –Alternância; –Rotação;

11 Designação dada a um conjunto resultante da deslocação repetitiva de um elemento, paralelamente a si próprio. Translação (repetição simples)

12 Designação dada a um conjunto resultante da deslocação repetitiva de um elemento, paralelamente a si próprio.

13 Alternância É a designação dada a um conjunto quando resultante da distribuição alternada da cor, da posição relativa ou de dois elementos distintos. forma A alternância pode ser executada a partir da mudança de forma do módulo; posição A alternância pode ser executada a partir da mudança de posição do módulo; cor A alternância pode ser executada a partir da mudança de cor do módulo;

14 Designação dada a um conjunto resultante de um elemento de rotação sobre o seu eixo; Rotação sobre um eixo de quatro módulos; Ou… Rotação

15 Módulo Podemos ainda organizar outras composições padronizadas, consoante o tipo de módulo… Os que permitem melhores resultados são os assimétricos.

16 Quantos eixos de simetria consegues distinguir ? ? ?

17

18 O módulo e o padrão na arte op

19


Carregar ppt "Módulo | padrão © Nelson Gomes. Estruturas Naturais Artificiais Regulares Irregulares Regulares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google