A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO

2 INFORMAÇÃO Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

3 INFORMAÇÃO Informação como estímulo sensorial
Frequentemente, a informação e vista como um tipo de estimulo a um organismo ou a um determinado dispositivo. Informação como um influencia que leva a transformação Informação é qualquer tipo de padrão que influencia a formação ou transformação de outros padrões. Neste sentido, não há necessidade de que uma mente consciente perceba, muito menos reconheça tal padrão. Informação como uma propriedade na física Informação tem um papel bem definido em física. Exemplos disto incluem o fenômeno da armadilha quântica, onde partículas podem interagir sem qualquer referencia a sua separação ou a velocidade da luz.

4 INFORMAÇÃO Informação e Dados
As palavras informação e dados são intercambiáveis em muitos contextos. Todavia, não são sinônimos. Por exemplo, de acordo com a observação de Adam M. Gadomski (1993), dados e tudo que pode ser processado e as informações são dados que descrevem um domínio físico ou abstrato. Informação como Registros Registros é uma forma especializada de informação. Essencialmente, registros são informações produzidas como subprodutos de atividades comerciais ou transações, ou conscientemente como um registro de tais atividades ou transações e retidas em virtude do seu valor.

5 Informação x Inteligência
Hoje Notícias de ontem Ações para o futuro Informação Competitiva Inteligência Competitiva Fonte: Jim Richardson Vice President – Business Development Cipher Systems, LLC

6 Informação e Riqueza “Como regra geral, o homem
mais bem sucedido na vida é aquele que dispõe das melhores informações.” Benjamim Disraeli - Político

7 Definição de Inteligência Competitiva
“ Programa institucional e sistemático para garimpar e analisar a informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos e metas da empresa.” Larry Kahhaner

8 Informação A humanidade gerou a mesma quantidade de informação nos últimos 50 anos, do que nos anos anteriores. A informação mundial irá dobrar de volume dentro de 26 meses, e em 2014, a cada 5 dias.

9 Sociedade da Informação Sociedade do Conhecimento
Progressão da noção de valor Sociedade Industrial Sociedade da Informação Sociedade do Conhecimento Capital Informação Conhecimento

10 Porque surgiu a Sociedade do Conhecimento?
Desenvolvimento econômico e social sustentável Mudanças demográficas Recursos naturais e meio ambiente Globalização da economia Desenvolvimento tecnológico: TIC O novo papel do Estado O fenômeno Ásia Customização da produção Gestão empresarial Conhecimento

11 Na prática, as empresas estão mais atentas porque...
Há novos entrantes; Produtos substitutos; Ambiente externo instável (mudanças políticas, tecnológicas, etc) O volume de informações cresceu muito; O volume de negócios tem crescido rapidamente; A globalização aumentou ainda mais a competição que é, a cada dia, mais agressiva; As mudanças políticas e tecnológicas são cada vez mais rápidas e inevitáveis. Fonte: David Harkleroad - The Futures Group

12 Biblioteconomia e a Ciência da Informação
Como começou? Fim da Guerra Fria Mudança de enfoque (político > comercial); Espionagem em baixa; Excesso de Dados e Informação; Biblioteconomia e a Ciência da Informação Informação Organizada

13 Conceito de Sistema Sistema : Conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Sistema (em computação): uma coleção de homens, máquinas e métodos organizados para realizar um conjunto de funções específicas.

14 Conceito de Sistema Devemos ter em mente: Os objetivos do sistema
O supersistema do sistema alvo O ambiente do sistema Os recursos do sistema Os componentes do sistema, suas finalidades, atividades e medidas de rendimento Administração do sistema

15 Sistemas de Informação - SIs
Sistemas de Informação: Conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar o controle e a tomada de decisão em uma organização Além do suporte à tomada de decisão, coordenação, controle, SIs auxiliam gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar soluções e também criar novos produtos

16 Sistemas de Informação - SIs
Um Sistemas de Informação contém informação sobre uma organização e seu ambiente Três atividades básicas produzem as necessidades de informação da organização: entrada processamento saída feedback: uma saída que retorna a pessoa ou atividade apropriada na organização para avaliar e refinar a entrada.

17 Funções de um Sistema de Informação
Entrada Saída Processa mento ORGANIZAÇÃO Clientes Fornecedores Concorrentes Agências Reguladoras feedback Acionistas

18 Recuperação de Informação (RI)
É uma área da computação que lida com o armazenamento de documentos e a recuperação automática de informação associada a eles. É uma ciência de pesquisa sobre busca por informações em documentos, busca pelos documentos propriamente ditos, busca por metadados que descrevam documentos e busca em banco de dados, sejam eles relacionais e isolados ou banco de dados interligados em rede de hipermídia, tais como a World Wide Web.

19 Recuperação de Informação (RI)
A mídia pode estar disponível sob forma de textos, de sons, de imagens ou de dados. Há, entretanto, muita confusão entre os termos e conceitos "recuperação de dados", "recuperação de documentos", "recuperação de informações" e "recuperação de textos". Na verdade, cada um destes é uma área especial que possui seu próprio corpo de conhecimento e literatura, teoria, praxis e tecnologias.

20 KDD (descoberta de conhecimento em Bases de Dados) Extração de conhecimento (também conhecido como processo KDD, do inglês knowledge-discovery in databases) é um processo de extração de informações de base de dados, que cria relações de interesse que não são observadas pelo especialista no assunto, bem como auxilia a validação de conhecimento extraído. O crescimento rápido do volume das bases de dados em tamanho e dimensionalidade criou a necessidade e a oportunidade para extrair conhecimento destas. Neste contexto, surge no final da década de 1980, um novo ramo da computação, a extração de conhecimento, com o objetivo principal de encontrar uma maneira automatizada de explorar essas bases de dados e reconhecer os padrões existentes através da modelagem de fenômenos do mundo real. Data Warehouse - tem como objetivo organizar os dados operacionais de uma organização, da melhor forma possível, para que possam ser aplicadas técnicas de análise e extração de informação. Data Mining atividade responsável pela extração de informações úteis. É uma das etapas do processo de descoberta de conhecimento, responsável pela aplicação de algoritmos sobre bases de dados para extração de padrões que permitam levar a algum tipo de análise

21 Tipos de Sistemas de Informação
SI Informais contam com entendimentos implícitos e regras de comportamento não especificadas. Não existe um entendimento do que é informação ou como ela é armazenada e processada. Exemplo: rede de fofocas SI formais apoiam-se em definições de dados e procedimentos para coleta, armazenamento, processamento, disseminação e uso desses dados. São estruturados: operam em conformidade com regras predefinidas que são relativamente fixas e não facilmente alteradas.

22 Sistemas de Informação Formais
Divididos em: Sistemas Manuais lápis e papel Sistemas de Informação Baseados em Computador (CBIS) utiliza a tecnologia de hardware e software para processar e disseminar informação

23 Sistemas de Informação Baseados em Computador
Conhecer como os computadores e programas de computador trabalham é importante no projeto de soluções para os problemas organizacionais, mas os computadores são apenas parte de um Sistema de Informação. Computadores e programas são as ferramentas de um Sistema de Informação baseado em Computador, mas sozinhos não podem produzir a informação para necessidades particulares de uma organização Para entender sistemas de informação deve-se entender os problemas para os quais eles foram projetados, seus elementos arquiteturais e de projeto, e os processos organizacionais que levaram a essas soluções.

24 Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios
Numa perspectiva gerencial e de negócios, um sistema de informação é mais do que apenas uma operação de entrada-processamento-saída no vácuo. Numa perspectiva gerencial e de negócios, um sistema de informação é uma solução organizacional e administrativa, baseada na tecnologia da informação, para desafios e problemas criados num ambiente de negócios. Para entender Sistemas de Informação, deve-se entender a as três dimensões mais gerais do sistema: organização, administração e tecnologia da informação

25 Os Sistemas de Informação vistos de uma Perspectiva de Negócios
Organização Tecnologia da informação Gerenciamento Sistemas de Informação


Carregar ppt "GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google