A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fazemos parte do rebanho de Cristo!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fazemos parte do rebanho de Cristo!"— Transcrição da apresentação:

1 Fazemos parte do rebanho de Cristo!
4º Domingo de Páscoa Fazemos parte do rebanho de Cristo! Ano Litúrgico C

2 Leituras da Liturgia Eucarística:
At 13, Sl 99 Ap 7, 9.14b-17 Jo 10, (As ovelhas ouvem a voz do Pastor)

3 Evangelho - Jo 10, 27-30 Disse Jesus: “As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas não se perderão para sempre e ninguém as arrancará de minhas mãos.

4 O que o Pai me deu é mais precioso que todas as coisas e ninguém poderá arrancar nada da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos UM”.

5 MINHAS OVELHAS ESCUTAM MINHA VOZ!
Vivenciando... MINHAS OVELHAS ESCUTAM MINHA VOZ! Deus nos criou para Ele. Colocou-nos neste mundo. Quer, por isso, que nos realizemos como seres humanos, voltados para o Céu.

6 E ser ovelha de Cristo é isso: fazer parte de seu rebanho, ou seja, estar ligado a Ele.
Ser ovelha de Cristo é cumprir nossos deveres de cristãos. É viver com as disposições próprias das ovelhas de Cristo: na docilidade e na simplicidade da mente e do coração.

7 A VOZ DE CRISTO! A voz de Cristo é uma voz que mostra o caminho da verdade e do dever; é voz que ensina e adverte, voz que consola, eleva e reconforta. Para conhecer a voz de Cristo, precisamos crer. A fé é um dom de Deus, é um presente que o Pai nos dá.

8 Para ser verdadeiramente discípulo de Cristo, é preciso crer nele, viver dele e trabalhar para ele.
 Para reconhecer a voz de Cristo e crer nele é necessário “ser do alto” (Jo 18, 37): “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz!”

9 O PASTOR CONHECE SUAS OVELHAS!
Jesus não somente reconhece as ovelhas de seu rebanho, mas também forma o rebanho e o faz crescer. Ele escolhe suas ovelhas.

10 SUAS OVELHAS O SEGUEM! Quem nesta vida coloca toda sua confiança e esperança em Cristo, quem orienta toda sua vida para ele, já está vivendo neste mundo a salvação, que será total e completa após a morte. Quem ouve sua voz, segue seus caminhos e é por Ele acolhido.

11 O SENHOR NOS CHAMA! Cada um de nós tem uma vocação. Deus convida a todos, cada qual com uma vocação específica. Todos somos chamados à santidade, cada um no próprio estado de vida. É o convite que recebemos para viver nosso batismo. Recebemos o convite para sermos discípulos missionários seus.

12 VOCAÇÃO RELIGIOSA! A vocação para a vida religiosa consiste na proposta que Deus faz a uma pessoa para viver uma vida de doação aos irmãos, dentro da Comunidade - Igreja. Quando a pessoa assume esse compromisso de ser sinal da eternidade entre os homens, então surge um caso de vocação religiosa.

13 O padre e a freira preocupam-se tanto com as coisas de Deus e da religião que se tornam religiosos.
Só pode ser religioso quem recebe o chamado e quer doar-se totalmente a Deus e aos irmãos. Essa doação se torna realidade pelo modo de viver e pelo serviço que prestam pela causa da vida eterna, para a qual vivem antes de tudo.

14 VOCAÇÃO SACERDOTAL! A vocação sacerdotal é um convite que Deus faz, chamando alguém para ser seu servidor e reatualizar a salvação-presença de Deus no meio dos homens. Quando o homem dá uma resposta positiva, aceitando, tornando-se disponível a tal serviço, faz de sua vida a continuação da vida de Jesus Cristo.

15 Ele se torna ponto de ligação entre Deus e os homens: é o homem de Deus e o homem para os homens.
Deus chama quem ele quer. É, porém, necessário ter fé, coragem e disponibilidade para dar tal resposta ao chamado de Deus.

16 SOMOS TODOS CONVIDADOS À “VIDA ETERNA”
Jesus reza ao Pai, falando da vida eterna: “A vida eterna consiste em que te conheçam a ti, verdadeiro e único Deus, e Jesus Cristo, teu enviado!” (Jo 17, 3). A vida eterna significa, portanto, o conhecimento de Deus, isto é, união íntima e filial com o Pai, através de Jesus Cristo.

17 O ponto de partida desse conhecimento é o amor de Deus que se comunica aos homens na pessoa do homem de Nazaré: aquele que saiu do Pai, mostrou o Pai ao mundo e volta, conduzindo os homens para o Pai. É o Cristo Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6).

18 Vivemos num contexto de muito materialismo.
Hoje se valoriza muito a técnica. Ao lado disso, sentimos a religião ser desprezada e até perseguida de modo muito disfarçado.  Diante de tais situações, Jesus vem trazer-nos uma palavra de ânimo. Ele tem poder para proteger suas ovelhas. Nenhuma se perderá.

19 SOMOS “OVELHAS PREDILETAS” DE SEU REBANHO
Jesus promete que ninguém arrancará suas ovelhas de suas mãos. Esta promessa é como que um eco daquela promessa de Jesus: “As portas do inferno não prevalecerão contra ela” (a sua Igreja).

20 Nada temos a temer das insídias nem das ameaças dos maus.
Se somos ovelhas de Cristo e estamos unidos a ele, nada poderá contra nós. Todos nós podemos nos questionar com aquelas palavras do Apóstolo Paulo: “Quem me separará do amor de Cristo?”

21 Jesus provou sua missão por meio de sua doutrina e por suas obras.
Agora dá outro argumento. Apresenta sua identidade de natureza com o Pai. Vemos aí um claro testemunho de sua divindade.

22 OS COSTUMES DA PALESTINA
Jesus leva seus ouvintes a se colocarem no contexto pastoril da Palestina. Durante o dia, os rebanhos ficavam espalhados pelas pastagens, em lugares quase desertos.

23 À noite, eram reunidos num recinto fechado.
Num mesmo recinto, reuniam-se muitos rebanhos. Os guardas vigiavam.

24 De manhã, o pastor chama as ovelhas. Elas o conhecem.
Seguindo-o, caminham para as pastagens. São guiadas por ele.

25 FAZEMOS PARTE DO REBANHO DE CRISTO!
Cristo reconhece suas ovelhas. Chama cada uma. Para nós, seu chamado apresenta-se cheio de mistérios. E ninguém poderá tirar as ovelhas de seu rebanho. É aquele poder que dá a vida eterna.

26 Todo esse rebanho pertence a um reino espiritual. É um dom do Pai.
As ovelhas de Cristo têm uma garantia: a da salvação eterna. Jesus e seu Pai, no Espírito Santo, são infinitamente poderosos e capazes de nos defender contra todos os perigos.

27 Nossa atitude deve ser de fé.
Com coragem e alegria, devemos mostrar que cremos e sabemos valorizar devidamente as coisas deste mundo. Juntos com Cristo somos vitoriosos nesta vida. E nada nos poderá separar do amor de Cristo (Rm 8, 34-39), porque o Cristo venceu o mundo (Jo 16, 33).

28 TESTEMUNHANDO... Você procura ouvir sempre a voz de Deus? Qual a vocação que você recebeu de Deus? Cite um exemplo de uma pessoa que assumiu a vocação religiosa. O que sua comunidade faz pelas vocações sacerdotais e religiosas? - Você é uma ovelha dócil do rebanho de Cristo?

29 Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues
Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Imagens: Internet Música: Instrumental – Pelos prados e campinas Formatação: Estela © direitos reservados ©


Carregar ppt "Fazemos parte do rebanho de Cristo!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google