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Desenvolvimento Psicomotor

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Psicomotor"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Psicomotor
Nos Dois Primeiros Anos O recém-nascido imóvel primeiramente torna-se “gatinhante” movimentando-se em redor do mundo nos quatro membros e mais tarde passa para duas pernas, deixando as mãos livres para manipular e explorar os objetos.

2 Aquisição da Marcha Esta aquisição vai permitir um aumento da autonomia da criança, abrindo deste modo o leque de situações para a criança explorar. Embora haja uma variabilidade em termos de tempo, todas as crianças passam por estágios no progresso para andar.

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4 Preferência das Mãos 1º Preensão palmar 2º Pinça grossa 3º Pinça fina

5 Dos Dois aos Seis Anos A criança com dois anos pode andar e correr.
O desenvolvimento motor dos dois aos seis anos consiste no aperfeiçoamento das habilidades de mobilidade e aumento das habilidades motoras mais finas, tais como a destreza digital necessária ao manejo de ferramentas ou de um lápis.

6 Desenvolvimento Motor Grosseiro
Dois anos: - joga com uma bola pequena a um metro ou metro e meio; - salta com os dois pés juntos; - anda de frente, de lado e de costas; - sobe e desce escadas sem auxilio; - corre;

7 Três anos: - salta com um só pé, dois ou três passos. - salta do chão com os dois pés - caminha na trave de equilíbrio durante uma curta distância - atira uma bola pequena a 3 metros - anda de bicicleta/triciclo (63%) - salta bem (42%) - sobe e desce escadas alternando os passos.

8 Quatro anos: - desce as escadas com um pé de cada vez, sem assistência - anda de bicicleta/triciclo (100%) - salta com um só pé - salta com habilidade - sobe com proficiência (60%)

9 Cinco anos: - salta alternando os pés - pula de oito a dez vezes com um só pé - atira a bola por cima do ombro (74%) - salta à distância com habilidade - agarra a bola que lhe é atirada

10 Seis anos: anda de bicicleta; sobe com proficiência (92%); - atira a bola sobre o ombro com proficiência (85%);

11 Controle do Intestino e da Bexiga – com dois anos as crianças têm controle intestinal., contudo, apenas exibem 50% de controlo noturno; com três anos, 75% das crianças podem controlar a bexiga e 90% podem fazê-lo com cinco anos. Curiosidade: A Enurese (noturna e diurna) só pode ser diagnosticada a partir dos 5 anos de idade.

12 Coordenação Motora Fina
As mudanças nos desenhos da criança, para além de refletirem mudanças na sua capacidade conceptual e perceptiva, também refletem coordenação motora fina. Estádios através dos quais os desenhos das crianças progridem: 1) Rabiscos – surge antes dos dois anos. Inicialmente são constituídos por linhas horizontais ou verticais repetidas. Só a partir da segunda metade dos dois anos é que os rabiscos começam a refletir a crescente coordenação fina.

13 2)Figuras Cercadas – Com três anos a criança começa a produzir figuras cercadas. Inicialmente a figura é quase sempre um círculo. 3) Combinações e Agregados – Três anos – A combinação de duas figuras é reproduzida depois de ser observada a ser produzida. As crianças de quatro e cinco anos têm dificuldade em dispor as figuras nas posições espaciais apropriadas. 4) Representações Pictóricas – após os quatro anos. A criação de representações de objetos reflete mudanças no pensamento, assim como melhorias na coordenação física.

14 Dos Seis aos Doze Anos Ao longo deste período os ossos das crianças tornam-se mais longos, os seus músculos ficam maiores e elas tornam-se constantemente mais rápidas, fortes e ágeis. O sistema neurológico da criança está próximo da maturidade plena quando ela atinge este período. Embora a mielinização continue a ocorrer um pouco ao longo da adolescência, a maior parte deste processo já se encontra completo quando ela tem de seis a oito anos.


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