A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TMSA PROF: Rodrigo Paiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TMSA PROF: Rodrigo Paiva"— Transcrição da apresentação:

1 TMSA PROF: Rodrigo Paiva

2 TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA
Terapia manual é um conjunto de técnicas de mobilização e/ou manipulação, que visa o reparo e cura do organismo com mudanças relacionadas aos processos de reparo local, outras com a melhora da função neuromuscular e outras ainda com o comportamento geral do indivíduo.

3 TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA
A mobilização articular na água, tem como objetivo, disponibilizar para os terapeutas aquáticos os valiosos recursos da terapia manual, de forma a tornar a piscina terapêutica um meio mais completo e eficaz de tratamento. As técnicas são inspiradas no tratamento de terapia manual executados no solo, com as técnicas do conceito Maitland ou Mulligan, porém o meio aquático com suas propriedades físicas, produzem benefícios bem específicos, relacionados a dor, espasmo, postura e padrões de movimento, proporcionando na água uma aplicação mais específica das técnicas.

4 TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA
A mobilização articular visa restaurar primeiramente o movimento acessório, para após restaurar o movimento fisiológico, porém, na terapia manual aquática em algumas circunstâncias haverá uma combinação de movimentos acessórios e fisiológicos, devido a instabilidade do meio. Em solo é possível tratar um único segmento vertebral, na água geralmente a mobilização de um segmento, irá mobilizar outro segmento em menor grau de intensidade tornando a mobilização um pouco mais global em algumas situações. É comum em terra ocorrer com o paciente em tratamento com técnicas manuais um espasmo muscular como proteção das mobilizações. Na maioria das mobilizações aquáticas o espasmo estará diminuído, ocorrendo com mais facilidade trazendo conforto para o paciente.

5 TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA
As mobilizações aquáticas devem ser executadas muito mais lentamente que em solo, respeitando os princípios de movimentação do corpo na água. O terapeuta ao executar a terapia manual aquática não deve estar condicionado aos padrões de tratamento no solo, pois estamos realizando em meio absolutamente distinto. O terapeuta deve utilizar as propriedades físicas e terapêuticas da água adaptada com sua habilidade para aprimorar as técnicas de terapia manual. Um dos mais importantes benefícios do uso da terapia manual aquática que após a aplicação das técnicas o terapeuta pode realizar um programa de exercícios terapêuticos em um ambiente sem dor.

6 Princípios físicos mais importantes durante a aplicação de terapia manual aquática
- Densidade do corpo - Flutuação - Temperatura Obs: Devemos observar também o posicionamento e postura do paciente assim como o uso adequado dos flutuadores que podem interferir na aplicação.

7 BENEFÍCIOS DA TERAPIA MANUAL AQUÁTICA
Redução da sensibilidade das terminações nervosas sensitivas devido ao bombardeamento de estímulos, inibindo a dor e o espasmo muscular. As posturas na água tendem a ser mais confortáveis que no solo, o que permite a execução mais livre da técnica. O “dolorimento” comum após as mobilizações no solo pode ser menor na água. Redução do espasmo e tensão muscular. Na água o terapeuta consegue sentir as mudanças súbitas do tônus, movimentos e do comportamento geral do paciente.

8 MANOBRAS TMSA COLUNA: Mobilização passiva do tronco
Movimentos fisiológicos e acessórios da coluna cervical Alongamentos Mobilização em “8” Pompagem cervical Tração cervical Pompagem lombar Tração lombar Movimento acessório da coluna lombar

9 MANOBRAS TMSA OMBRO: Inferioridade da clavícula Liberação da escapula
Decoaptação glenoumeral Mobilização AP Mobilização crânio-caudal Mobilização em “8”. Mobilização neural (n. mediano, radial e ulnar)

10 MANOBRAS TMSA QUADRIL: Decoaptação Deslizamento posterior
Liberação do psoas JOELHO: TORNOZELO:

11

12

13

14

15

16

17

18


Carregar ppt "TMSA PROF: Rodrigo Paiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google