A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão teresa@institutoparamitas.org.br

2 Apresentação Psicóloga, doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Parceira técnica da Microsoft Educação no programa Parceiros na Aprendizagem e membro da comissão de avaliação do Prêmio Educadores Inovadores promovido pela Microsoft. Coordenou o desenvolvimento dos projetos de Educação a Distância do Senac São Paulo durante 4 anos. Atua em projetos de formação de professores para a integração das tecnologias na educação. Consultora do Portal do Professor do Ministério da Educação e da área de Educação a Distância da Pearson Education. Professora da pós-graduação da Fac. Trevisan e da pós- graduação em Design Instrucional do Senac SP (a distância). Sócio-fundadora do Instituto Paramitas, instituição que atua com projetos sociais em educação.

3 Nativos digitais – Geração web 2.0 (Prensky, 2001) http://www.youtube.com/watch?v=NjJGSMJQ91U&feature=related Tempos Liquidos Baumann

4 Competências necessárias para o século XXI Saber aprender Saber agir Saber comunicar Saber engajar-se e comprometer-se Saber assumir responsabilidades ( f oco no bem comum) Ter visão estratégica (relação das ações com o todo) Fleury e Fleury (2001), inspirado na obra de Le Boterf

5 Competências necessárias para o século XXI Iniciativa autonomia cooperação comunicação trabalho em equipe aprender a aprender, resolução de problemas adaptar-se a situações novas

6 Reduzir o ensino expositivo em classe. Tornar o ensino mais dinâmico e participativo. Tirar o aluno da classe, da situação de conforto e equilíbrio. Tornar possível a aprendizagem autônoma. Promover e fomentar a socialização e a aprendizagem colaborativa. Usar no ensino as tecnologias que os alunos usam e gostam; O papel do professor

7 "nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos". (Levy, 1999) O papel do professor

8 Entra Adota Adapta Apropria Inventa Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica

9 ItemEstágioExemplos do que fazem os professores 1EntradaAprendem as habilidades básicas para lidar com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) 2AdoçãoUsam as TICs nas práticas pedagógicas tradicionais 3AdaptaçãoIntegram as TICs às atividades de sala de aula, principalmente com foco na produção dos alunos 4ApropriaçãoFocam o trabalho cooperativo, projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade, incorporando as TICs quando ela é necessária, como uma entre muitas ferramentas 5InvençãoDescobrem novas formas de utilizar as ferramentas e combinam múltiplas tecnologias Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica

10 Permanente... Ao longo da vida... Prática faz parte da formação Um passo de cada vez Formação dos professores

11 Possibilidades de uso das TIC Diversificação de formas Envolvimento Contexto Adequação Criatividade

12 Possibilidades de uso das TIC Wiki Facebook Blog Twitter.... Colaboração e Interação

13 Wiki: software que permite a criação/edição de texto de forma colaborativa Lista de Softwares que geram wikis: UseMod TWiki MoinMoin PmWiki MediaWiki Zwiki Instiki TikiWiki DokuWiki

14 Facebook Site de relacionamento Rede Social

15 Twitter Microblogging – até 140 caracteres

16 Blog Página web atualizável (posts) Divulga informações textuais e imagens

17 Blog – motivos para utilizar É lúdico e divertido Aproxima professor e alunos Abre espaço para reflexões Amplia-se o espaço da sala de aula (virtual) Promove trabalho colaborativo Compartilha os projetos da escola para a comunidade

18 Blog – Como mantê-lo vivo Deve possuir objetivo claro Deve estar adequado ao público que quer atingir Deve ter conteúdo interessante Deve ser atualizado frequentemente

19 A partir da leitura de livros de autores infantis, os alunos reescrevem as histórias por meio de textos e desenhos. Depois eles se encontram com o autor do livro para um evento de apresentação das produções e homenagem. http://escrevendocomescritor.blogspot.com/

20 Memórias na Rede Por meio de entrevistas com pessoas mais velhas, as crianças recontam as histórias da cidade. http://professoraandreatoledo.spaces.live.com/blog/

21 Blog como ferramenta de suporte para a prática da escrita, leitura e troca de opiniões entre alunos do Ensino Médio Normal – Uruguaiana/RS. http://espichandoaconversa. blogspot.com

22 Objetivos deste Blog

23 Coordenação: educadora de Joinville/SC. http://palavraaberta.b logspot.com/

24 Objetivos deste Blog

25 http://varaldepoesia. blogspot.com Objetivos deste Blog

26 Incentivar a escrita colaborativa em alunos do Jardim ao Ensino Médio – Portugal. http://recursoseb1.com/milp/

27 Alguns serviços gratuitos para criação de Blogs http://www.blogger.com/http://www.blogger.com/ - O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html. http://www.spaces.msn.com/http://www.spaces.msn.com/ - Serviço da Microsoft que possibilita a criação de blogs e 30 MB para armazenamento de fotos. É fácil de utilizar e configurar e é integrado ao comunicador instantâneo Messenger, o que ajuda a divulgar quando o blog é atualizado para os usuários da lista de contatos. http://blog.uol.com.br/http://blog.uol.com.br/ - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo

28 Referencial Teórico CATAPAN, A.H.; FIALHO, F.A.P. Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico – UFSC - Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2001/40.dochttp://www.abed.org.br/congresso2001/40.doc PRETTO, Nelson. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, 1996. RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002 SOARES, Ismar. Educomunication. São Paulo: NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, 2004. 60 p. SOARES, Ismar. (Org.) Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, 2001. v. 1. 87.

29 Contato Teresa Cristina Jordão e-mail: teresa@institutoparamitas.org.brteresa@institutoparamitas.org.br Twitter: @instparamitas Video Portacurtas http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=4186&Exib=2573#


Carregar ppt "Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google