A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins."— Transcrição da apresentação:

1 Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins

2 Uma confusão traduzível n Free software é comumente traduzido como software gratuito. Mas a palavra “free” se aplica tanto a gratuidade quanto a liberdade. E os criadores do free software garantem que a tradução correta é software livre, não grátis. Porque a idéia de liberdade é o que realmente interessa: compartilhar livremente.

3 Bem antes do pingüim n Muitos imaginam que o Linux é o software livre por excelência, mas trata-se apenas do sistema operacional livre mais conhecido. A idéia de um software livre vem de pelo menos vinte anos antes do surgimento do Linux, nos anos 90.

4 Mas primeiro... O que é um software livre? n Ele tem de ser livremente... n Executável n Estudável e adaptável n Redistribuível n Modificável e aperfeiçoável. n Seu código-fonte (isto é, as instruções em seu âmago para a realização de tarefas) tem de estar aberto a todos

5 Quem criou o conceito? n No começo, tal conceito sequer era necessário, porque nos primórdios do software, a troca de programas era naturalmente livre. Entretanto, com o advento da computação pessoal, do PC, nos anos 80, surgiram plataformas fechadas e o software foi se tornando cada vez mais proprietário.

6 Stallman e seu gnu n Então, em 1983, um jovem programador do MIT resolveu criar um sistema que mantivesse o espírito original de compartilhamento de programas. Seu nome: Richard Stallman. Baseando-se na família de sistemas Unix, ele começou a escrever diversas partes de um sistema livre, que batizou de GNU.

7 Mas... O que quer dizer GNU? n Na verdade, é uma sigla dentro de uma sigla. Stallman, para diferenciar bem seu novo sistema de sua origem, bolou a senha GNU´s Not Unix (GNU). n Além disso, ele criou a Free Software Foundation, que fica em Boston, e elaborou a licença que hoje define o software livre por excelência: o copyleft.

8 Como é? Copy...left? n Isso mesmo. O copyleft diz o seguinte: você pode pegar este programa aqui, usar, estudar, adaptar, modificar e distribuir à vontade -- contanto que você também deixe que os outros que o acessarem façam exatamente a mesma coisa. n Esta é a essência da GPL (General Public License), que rege a maioria dos softwares livres hoje.

9 E onde entra o Linux nisso? n Em 1991, o estudante de computação finlandês Linus Torvalds escreveu o que estava faltando para montar um sistema operacional completo: o kernel, ou cerne do código-fonte do sistema operacional. O GNU já tinha o resto: compiladores, editores, formatadores de texto...

10 O que faltava fazer? n Um bocado de coisas. O desenvolvimento do Linux até hoje envolve toda a comunidade, é algo colaborativo em escala planetária. Não por acaso a versão 1.0 do kernel só ficou pronta em 1994. E depois havia que incrementar a interface gráfica do sistema, para torná-lo mais acessível.

11 Hoje, há mais apoio... n Grandes empresas como IBM e Dell hoje têm apostas no Linux. n Várias distribuições de Linux (Red Hat, Conectiva, Slackware, Debian, SuSE, Mandrake, Ximian...) contribuem para a disseminação do sistema (sim, é possível vendê-lo bem barato em pacotes e cobrar pelo suporte).

12 ... E o debate esquenta n Iniciativas no RS e Frente Parlamentar pelo Software Livre n I-Law, Creative Commons e formas alternativas de copyright n Ximian Desktop e o Linux mais amigável n Kurumin Linux, um pingüim “to go” no CDI n Eventos se multiplicando no país, interesse do governo e da Softex

13 Links n www.gnu.org n www.linux.org n www.li.org n www.olinux.com.br n www.conectiva.com.br n www.cipsga.org.br n amachado@oglobo.com.br


Carregar ppt "Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google