A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. ( Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. ( Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. ( Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr.

2 Ementa Gestão do Conhecimento, Complexidade e Sustentabilidade. Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro (Morin). Modelo de Adaptação Evolucionária. Matemática da Complexidade. Métodos e técnicas de pesquisa usando o paradigma da complexidade.

3 Diretrizes Disciplina de tópicos especiais Disciplina Avançada Criar oportunidades para reflexão e discussão de conceitos já vistos Ter um espaço para discussão de trabalhos de pesquisa de alunos em andamento

4 Inspiração Rubem Alves – A caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos Leonardo Da Vinci Michael J. Gelb – Aprenda a pensar com Leonardo da Vinci

5 Os sete princípios vincianos Curiositá - uma insaciável curiosidade em relação à vida e uma busca contínua pelo conhecimento. Dimonstrazione – um firme propósito de testar o conhecimento pela experiência, persistência e disposição para aprender com os próprios erros. Sensazione – o contínuo refinamento dos sentidos, especialmente a visão, como meio de tornar a experiência mais vívida.

6 Os sete princípios vincianos Sfumato - disposição para aceitar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Arte/Scienza – o desenvolvimento do equilíbrio entre ciência e arte, lógica e imaginação. Pensar com todo o cérebro. Corporalitá –O cultivo da graça, da ambidestria, boa forma e equilíbrio. Conessione – O reconhecimento e a apreciação da interconexão de todas as coisas e fenômenos. Pensar globalmente.

7 Duas questões centrais: De que maneira a gestão do conhecimento, baseada nos princípios da teoria da complexidade pode orientar pessoas, organizações e sociedades a atuarem de forma a promover a sustentabilidade do planeta? Quais são as competências que os pesquisadores/profissionais do conhecimento devem desenvolver para promover a sustentabilidade?

8 Avaliação Atividades realizadas em sala 30% Apresentação de seminários 30% (individual ou em grupo) Elaboração de Artigo 40% (individual ou em grupo) 100% As avaliações ocorrerão de acordo com o cronograma e regras a serem definidas em sala de aula.

9 Critérios para alunos de disciplinas isoladas EGC: Turma de 25 alunos + 10 % ou Turma com mais de 25 alunos do programa ( + 10 %) Disciplina: Realizar estudos na área de complexidade e/ou sustentabilidade; Disponibilidade para participar das aulas e ler o material. Interesse do professor.


Carregar ppt "Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra. ( Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google