Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa. Christianne C. S. Reinisch Coelho, Dra.
Prof. Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr.
2
Ementa Gestão do Conhecimento, Complexidade e Sustentabilidade. Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro (Morin). Modelo de Adaptação Evolucionária. Matemática da Complexidade. Métodos e técnicas de pesquisa usando o paradigma da complexidade.
3
Diretrizes Disciplina de tópicos especiais Disciplina Avançada
Criar oportunidades para reflexão e discussão de conceitos já vistos Ter um espaço para discussão de trabalhos de pesquisa de alunos em andamento
4
Inspiração Rubem Alves – A caixa de ferramentas e a caixa de brinquedos Leonardo Da Vinci Michael J. Gelb – Aprenda a pensar com Leonardo da Vinci
5
Os sete princípios vincianos
Curiositá- uma insaciável curiosidade em relação à vida e uma busca contínua pelo conhecimento. Dimonstrazione – um firme propósito de testar o conhecimento pela experiência, persistência e disposição para aprender com os próprios erros. Sensazione – o contínuo refinamento dos sentidos, especialmente a visão, como meio de tornar a experiência mais vívida.
6
Os sete princípios vincianos
Sfumato - disposição para aceitar a ambiguidade, o paradoxo e a incerteza. Arte/Scienza – o desenvolvimento do equilíbrio entre ciência e arte, lógica e imaginação. Pensar com “todo o cérebro”. Corporalitá –O cultivo da graça, da ambidestria, boa forma e equilíbrio. Conessione – O reconhecimento e a apreciação da interconexão de todas as coisas e fenômenos. Pensar globalmente.
7
Duas questões centrais:
De que maneira a gestão do conhecimento, baseada nos princípios da teoria da complexidade pode orientar pessoas, organizações e sociedades a atuarem de forma a promover a sustentabilidade do planeta? Quais são as competências que os pesquisadores/profissionais do conhecimento devem desenvolver para promover a sustentabilidade?
8
Avaliação Atividades realizadas em sala 30%
Apresentação de seminários % (individual ou em grupo) Elaboração de Artigo % (individual ou em grupo) % As avaliações ocorrerão de acordo com o cronograma e regras a serem definidas em sala de aula.
9
Critérios para alunos de disciplinas isoladas
EGC: Turma de 25 alunos + 10 % ou Turma com mais de 25 alunos do programa ( + 10 %) Disciplina: Realizar estudos na área de complexidade e/ou sustentabilidade; Disponibilidade para participar das aulas e ler o material. Interesse do professor.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.