A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO E. F.
Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini Thais Vaine BLOG:

2 Seres vivos  plantas Vamos testar seus conhecimentos sobre as plantas? ATIVIDADE: Jogo de cartas USP Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

3 Seres vivos  plantas 1º ano Conteúdo
Ocorrência de seres vivos no ambiente próximo do estudante. ATIVIDADE: Observação do meio através de visita a um bosque ou áreas próximas à escola. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

4 ATIVIDADE: Observação do meio através de visita a um bosque ou áreas próximas à escola.
Durante a visita, fazer o decalque dos troncos das árvores usando papel e giz de cera. Colete algumas folhas e em sala peça aos alunos que façam desenhos de suas folhas colocando-as entre duas folhas de papel e esfregando giz de cera sobre ela. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

5 ATIVIDADE: Observação do meio através de visita a um bosque ou áreas próximas à escola.
Confecção de exsicatas: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

6 1º ano Conteúdo Recursos naturais que podem causar acidentes no ser humano: plantas tóxicas. ATIVIDADE - Plantas no nosso dia-a-dia Que plantas você conhece? Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

7 1º ano Conteúdo Recursos naturais que podem causar acidentes no ser humano: plantas tóxicas. ATIVIDADE - Plantas no nosso dia-a-dia Medicinais Chás Alimentação Cosméticos Matéria-prima Tempero Ornamentação Tóxicas Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

8 1º ano Conteúdo Recursos naturais que podem causar acidentes no ser humano: plantas tóxicas. LEITURA DE TEXTOS CHC – Alerta verde Revista Zoom: Cuidado com essas plantas! Encaminhamentos: roda de conversa, desenhos, cartilhas preventivas, etc. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

9 1º ano Conteúdo Plantas na alimentação - Hábitos de higiene. ATIVIDADE Peça para as crianças passarem creme nas mãos e depois tocarem as palmas em um prato cheio de glitter. Em seguida solicite que peguem uma fruta com casca (maçã, pera, ameixa, etc.). Peça para que observem as mãos e a fruta e notem como o glitter se espalhou, assim como os micro-organismos. Por último, peça para que lavem as mãos e a fruta e faça uma reflexão a respeito da importância da higienização correta das mãos e dos alimentos antes das refeições. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

10 2º ano Conteúdo Ambiente aquático e terrestre. ATIVIDADE – Classificação de acordo com o ambiente. Classifique as plantas das cartas do jogo em aquáticas ou terrestre. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

11 ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas.
2º ano Conteúdo Recursos naturais utilizados na produção de objetos levando em conta suas propriedades e noções sobre o desenvolvimento sustentável. ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas. 1. Analise a imagem a seguir: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

12

13 2º ano Conteúdo Ambiente urbano (características e as transformações provocadas pelo ser humano). ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas. 1. Analise a imagem. 2. Compare as seguintes imagens: Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

14 ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas.
2º ano Conteúdo Ambiente urbano (características e as transformações provocadas pelo ser humano). ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas. AMBIENTE ________ Características Temperatura Qualidade do ar Umidade Solo Importância das plantas nesse ambiente Outras AMBIENTE ________ Características Temperatura Qualidade do ar Umidade Solo Importância das plantas nesse ambiente Outras Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

15 VÍDEO http://vimeo.com/44409409 www.youtube.com/watch?v=QwnkineNeTM
2º ano Conteúdo Ambiente urbano (características e as transformações provocadas pelo ser humano). ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas. VÍDEO Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

16 2º ano Conteúdo Ambiente urbano (características e as transformações provocadas pelo ser humano). ATIVIDADE – Reflexão: Função x importância das plantas. Desdobramentos Sugestão de livro: “A viagem das sementes” Sugestão de visita: Museu do Capão da Imbuia e Trilha da Floresta (UFPR) Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

17 3º ano Conteúdo Plantas: Características gerais das plantas superiores: raiz, caule, folhas, flor, fruto e sementes e sua relação com a vida humana, com a ciência e a tecnologia. ATIVIDADE Análise e identificação das partes de vegetais que utilizamos na alimentação. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

18 3º ano Conteúdo Semelhanças e diferenças entre animais e plantas quanto à reprodução e desenvolvimento. ATIVIDADE Comparar diferentes tipos de reprodução: sementes, estaquia. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

19 3º ano Conteúdo Condições necessárias para a germinação das sementes e crescimento das plantas. ATIVIDADE Experimento: germinação de sementes e desenvolvimento da planta. Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.

20 Utilização da literatura no planejamento de atividades diversificadas.
Oficinas de atividades para o ensino de ciências nos anos iniciais do E. F.


Carregar ppt "Equipe de ciências da SME: Henrique Gomes Kelly Aguiar Santina Bordini"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google