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Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 Frente 2- Organização dos seres vivos e energia Habilidades envolvidas: Compreender a organização.

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1 Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 Frente 2- Organização dos seres vivos e energia Habilidades envolvidas: Compreender a organização dos seres vivos Reconhecer suas fontes de energia Tarefas solicitadas: * Exercícos Revisando: todos Exercícios propostos: 1, 4,5,9 e 10 Exercícios complementares: 2 e 6

2 Combinados MV-2013 Disciplina de BiologiaProfessora: Fernanda Aulas: As aulas de biologia serão dadas no laboratório. Os alunos deverão ir até lá ao chegar o horário da mesma. Após 5 minutos do sinal o aluno será advertido (agenda) sendo encaminhado à direção em caso de reincidência. Observação, em caso da aula ser na sala convencional por alguma alteração no cronograma escolar os alunos serão avisados. Os alunos deverão trazer para as aulas a apostila e um caderno para anotações e resoluções de exercícios. É proibida a utilização de aparelhos celulares, MP3 ou qualquer outro eletrônico durante as aulas, salvo a utilização de computadores se necessário e previamente combinado.

3 Trabalhos/ Atividades: Os trabalhos serão pedidos com antecedência mínima de uma semana e não serão avaliados após a data de entrega, exceto em casos de falta por motivos de saúde. Nos demais casos de falta o aluno deve se programar para entrega antecipada. Atividades iniciadas em sala que possam ser concluídas como tarefa dispensam a antecedência de aviso e deverão ser entregues na aula seguinte. Atividades iguais terão nota Zero. Cada aluno deverá elaborar as suas próprias respostas, mesmo quando for permitido discutir em grupos. Quando o trabalho for em grupo será entregue uma única cópia, portanto não haverão trabalhos iguais. A soma de todas as atividades do bimestre será cinco. A nota final poderá ser feita pela soma das atividades de pesos diferentes ou pela média caso todas tenham valor de zero à cinco. As atividades da apostila, serão vistadas e valerão um ponto do total da nota de atividades. Observação: as atividades devem ser precedidas de cabeçalho completo, com nome da escola, série, nome do aluno, e número da chamada. Capas de trabalho são desnecessárias a menos que tenham sido requisitadas de acordo com modelo específico.

4 Avaliações: As provas serão: prova mensal dissertativa valendo cinco pontos e prova bimestral de múltipla escolha também valendo cinco pontos. Não serão aceitas questões de múltipla escolha rasuradas, nem provas dissertativas à lápis ou canetas vermelha, rosa, etc. Deve-se sempre utilizar caneta azul ou preta. As provas serão devolvidas corrigidas em até dois dias após sua realização, exceto se forem realizadas na sexta-feira. Caso não haja aula de biologia neste prazo as avaliações serão entregues à secretaria da escola. Deverão fazer a correção completa (de todas as questões) da prova dissertativa aqueles alunos com nota inferior à 2,5. Esta deverá ser entregue na aula seguinte à vista de prova. Nota final: A nota final de biologia será a soma da nota das duas frentes. A nota final desta frente será a média entre as 3 notas: prova mensal, prova bimestral e atividades do bimestre. Sugestão: É aconselhável que cada aluno tenha uma pasta para arquivar as atividades realizadas, incluindo as provas, respectivas correções, trabalhos e listas de exercícios. Lembrando que é responsabilidade do aluno a conservação deste material.

5 Pegando como exemplo o ser humano... Sistemas Órgãos TecidosCélulasOrganelas Moléculas átomos (Histologia)(Citologia)

6

7 Organismos EstruturasClassificação biológica Unicelulares Pluricelulares Acelulares questionável (vírus) Parte do planeta onde há vida Litosfera Fatores bióticos + abióticos de um ambiente conjunto de todas as comunidades

8 Conjunto de todas as populações Mesmo lugar Mesmo tempo Todos os indivíduos de uma espécie Mesmo lugar Mesmo tempo Indivíduos semelhantes, que vivem no mesmo lugar, ao mesmo tempo e são capazes de gerar descendentes férteis

9 Nível molecular Nível de tecidos ologia-animal/histologia-animal-1.php Nível celular Estrutura e órgãos Interação indivíduo(s) / ambiente a-ecologia-integral-segundo-leonardo.html Funcionamento do indivíduo

10 SubdivisãoDefiniçõesNíveis de atuação BioquímicaEstuda componentes químicos da matéria viva e suas respectivas funções Átomos e moléculas CitologiaEstudo das célulasCélulas HistologiaEstuda a formação, organização e função dos tecidos Tecidos AnatomiaEstuda estrutura e organização dos órgãos e sistemas Órgãos e sistemas FisiologiaEstuda a função dos órgãos e sistemasÓrgãos e sistemas EmbriologiaEstuda a formação e desenvolvimento dos embriões Organismos, sistemas, órgãos, tecidos e células TaxonomiaClassifica e dá nomes aos seres vivosOrganismos GenéticaEstuda as leis da hereditariedadeMoléculas EvoluçãoEstuda as transformações ocorridas nos seres vivos ao longo do tempo Organismos, sistemas, órgãos, tecidos, células e moléculas ecologiaEstuda as relações entre os seres vivos entre si e com o meio onde vivem Biosfera, ecossistemas, comunidades, populações e organismos

11 Transporte de substâncias intra/extracelular Respiração Síntese Digestão Secreção Impulsos nervosos Contração muscular Alimentos

12 Alimentos Autótrofos Heterótrofos Fotossíntese Quimiossíntese Produzem seu próprio alimento Plantas e algumas bactérias 6 CO H 2 O C 6 H 12 O H 2 0 algumas bactérias e arqueas Oxidação de substâncias inorgânicas Consomem matéria orgânica, mas não a produzem

13 Heterótrofos Consomem matéria orgânica, mas não a produzem Fermentação Processo anaeróbico libera energia na ausência de O 2 Alcoólica fungos e bactérias C 6 H 12 O 6 2CO 2 + 2C 2 H 5 OH + energia ETANOL Láctica bactérias e animais (músculo) C 6 H 12 O 6 2C 3 H 6 O 3 + energia Ácido láctico Alimentos Predadores/ consumidores Parasitas decompositores Respiração celular mitocôndrias Processo aeróbico libera energia por degradação de glicose C 6 H 12 O H CO 2 + energia calor ATP ATP = adenosina trifosfato Ligações de muita energia bateria – energia temporária


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