A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 - Conceito de biologia Habilidades envolvidas: Identificar a célula como unidade responsável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 - Conceito de biologia Habilidades envolvidas: Identificar a célula como unidade responsável."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 - Conceito de biologia Habilidades envolvidas: Identificar a célula como unidade responsável pela formação de todos os seres vivos, não existindo vida fora dela. Reconhecer os graus de organização de um ser vivo Tarefas solicitadas: Exercícios propostos 2 e 5 Exercícios complementares: todos

2 Combinados MV-2013 Disciplina de BiologiaProfessora: Fernanda Aulas: As aulas de biologia serão dadas no laboratório. Os alunos deverão ir até lá ao chegar o horário da mesma. Após 5 minutos do sinal o aluno será advertido (agenda) sendo encaminhado à direção em caso de reincidência. Observação, em caso da aula ser na sala convencional por alguma alteração no cronograma escolar os alunos serão avisados. Os alunos deverão trazer para as aulas a apostila e um caderno para anotações e resoluções de exercícios. É proibida a utilização de aparelhos celulares, MP3 ou qualquer outro eletrônico durante as aulas, salvo a utilização de computadores se necessário e previamente combinado.

3 Trabalhos/ Atividades: Os trabalhos serão pedidos com antecedência mínima de uma semana e não serão avaliados após a data de entrega, exceto em casos de falta por motivos de saúde. Nos demais casos de falta o aluno deve se programar para entrega antecipada. Atividades iniciadas em sala que possam ser concluídas como tarefa dispensam a antecedência de aviso e deverão ser entregues na aula seguinte. Atividades iguais terão nota Zero. Cada aluno deverá elaborar as suas próprias respostas, mesmo quando for permitido discutir em grupos. Quando o trabalho for em grupo será entregue uma única cópia, portanto não haverão trabalhos iguais. A soma de todas as atividades do bimestre será cinco. A nota final poderá ser feita pela soma das atividades de pesos diferentes ou pela média caso todas tenham valor de zero à cinco. Observação: as atividades devem ser precedidas de cabeçalho completo, com nome da escola, série, nome do aluno, e número da chamada. Capas de trabalho são desnecessárias a menos que tenham sido requisitadas de acordo com modelo específico.

4 Avaliações: As provas serão: prova mensal dissertativa valendo cinco pontos e prova bimestral de múltipla escolha também valendo cinco pontos. Não serão aceitas questões de múltipla escolha rasuradas, nem provas dissertativas à lápis ou canetas vermelha, rosa, etc. Deve-se sempre utilizar caneta azul ou preta. As provas serão devolvidas corrigidas em até dois dias após sua realização, exceto se forem realizadas na sexta-feira. Caso não haja aula de biologia neste prazo as avaliações serão entregues à secretaria da escola. Deverão fazer a correção completa (de todas as questões) da prova dissertativa aqueles alunos com nota inferior à 2,5. Esta deverá ser entregue na aula seguinte à vista de prova. Nota final: A nota final de biologia será a soma da nota das duas frentes. A nota final desta frente será a média entre as 3 notas: prova mensal, prova bimestral e atividades do bimestre. Sugestão: É aconselhável que cada aluno tenha uma pasta para arquivar as atividades realizadas, incluindo as provas, respectivas correções, trabalhos e listas de exercícios. Lembrando que é responsabilidade do aluno a conservação deste material.

5 Ciência – saber e conhecimento acumulado, organizado de forma metódica, tornando-se acessível à todos. Bio - VIDA Logos – Estudo Biologia – ciência que estuda a vida E o que é um ser vivo?

6 Características de um ser vivo Composição química Metabolismo Ciclo vital AdaptaçãoEvoluçãoSensibilidade Átomos Moléculas Principalmente orgânicas Carboidratos Lipídeos Proteínas Ácidos nucleicos Reações químicas de manutenção (energia, crescimento...) Nascer Crescer Envelhecer Morrer ? reproduzir Resposta à estímulos externos Indivíduos Espécies Níveis de organização átomosmoléculas(organelas)célulatecidos comunidadespopulaçõesorganismossistemasórgãos ecossistemasbiosfera

7 SubdivisãoDefiniçõesNíveis de atuação BioquímicaEstuda componentes químicos da matéria viva e suas respectivas funções Átomos e moléculas CitologiaEstudo das célulasCélulas HistologiaEstuda a formação, organização e função dos tecidos Tecidos AnatomiaEstuda estrutura e organização dos órgãos e sistemas Órgãos e sistemas FisiologiaEstuda a função dos órgãos e sistemasÓrgãos e sistemas EmbriologiaEstuda a formação e desenvolvimento dos embriões Organismos, sistemas, órgãos, tecidos e células TaxonomiaClassifica e dá nomes aos seres vivosOrganismos GenéticaEstuda as leis da hereditariedadeMoléculas EvoluçãoEstuda as transformações ocorridas nos seres vivos ao longo do tempo Organismos, sistemas, órgãos, tecidos, células e moléculas ecologiaEstuda as relações entre os seres vivos entre si e com o meio onde vivem Biosfera, ecossistemas, comunidades, populações e organismos

8 E os vírus? Acelulares Parasita intracelular obrigatório Classificação discutível

9 Resolução: a) Nos seres vivos a maior abundância é de hidrogênio (49%) seguido de Carbono e Oxigênio (25%). b) Na matéria inanimada predominam Oxigênio (47%), seguido de Silício (28%), Outros (13%), Cálcio e magnésio (6%) e Sódio e Potássio (5%). (* Os elementos não especificados tem ocorrência inferior a 1%).

10

11 3. Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides. a)Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão? b) A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteróide importante para uma dessas funções. c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais. Resolução: a) Pela ingestão de vegetais como a cenoura (Porque o B-caroteno origina a vitamina A, a partir da qual é produzido o pigmento (rodopsina), necessário para a visão.) b) Estrutura de membranas celulares e controle hormonal Esteróides: colesterol, progesterona, testosterona, ecdisona; cortisol; hidrocortisona c) Animais: tecido adiposo. Vegetais: sementes e frutos.

12 4. O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo. Analise os itens a seguir. I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular. II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteróides. III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares. Da análise dos itens, é correto afirmar que: a) somente I é verdadeiro. b) somente II é verdadeiro. c) somente III é verdadeiro. d) somente I e II são verdadeiros. e) I, II e III são verdadeiros. 5. Relacione os conceitos e as frases relacionadas à eles: (A) Unicelulares (__) Menores que as bactérias, são parasitas intracelulares obrigatórios (B) Pluricelulares(__) Seres como serpentes, moscas e árvores (C) Reprodução (__) Plantas, algas e certas bactérias (D) Vírus (__) Seres como paramécios e bactérias (E) Autótrofos(__) Capacidade de gerar outros indivíduos da mesma espécie Resolução: D, B, E, A, C.

13 6. As figuras abaixo representam diversos níveis de organização utilizados em Biologia. a) Ordene os desenhos em seqüência crescente de níveis de organização. b) Indique o nome de cada nível de organização c) Escreva o nome dos níveis seguintes aos representados nesse conjunto de figuras. Resolução: a) A: átomo, C: molécula de DNA, D: células (neurônios), B: cérebro. b) Respectivamente: atômico, molecular, celular e sistêmico c) Indivíduo, população, comunidade, ecossistema e biosfera

14 7. Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material estrutural e de reserva dos seres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e de um animal? a) Proteínas em plantas e animais. b) Carboidratos em plantas e animais. c) Lipídios em plantas e animais. d) Carboidratos nas plantas e proteínas nos animais. e) Proteínas nas plantas e lipídios nos animais. resposta D: As plantas apresentam mais carboidratos: celulose nas paredes celulares, amido como reserva energética. Já nos animais existe predomínio de proteínas, muitas das quais com papel estrutural: colágeno (ossos, tendões), queratina (pele, cabelos), actina e miosina (músculos).

15 8. As proteínas são moléculas complexas formadas por unidades denominadas …… , que se unem umas às outras por meio de ……….....… Cada unidade é formada por um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo....… , um grupo......… , que apresenta um átomo de nitrogênio, e um radical de estrutura variável. Os termos que completam corretamente os espaços em branco são, pela ordem, a) monopeptídeos … ligação glicosídica … carboxila …amina b) monopeptídeos … ligação peptídica … amina … carboxila c) aminoácidos … ligação peptídica … carboxila … amina d) aminoácidos … ligação glicosídica … amina … carboxila e) nucleotídeos … reação de desidratação … carboxila …amina

16 9. Selecione a alternativa correta: a) todos os seres vivos têm informações hereditárias armazenadas nos ácidos nucléicos b) alguns seres vivos têm suas informações hereditárias armazenadas nas proteínas do núcleo c) as bactérias não tem DNA, apesar de poderem ser parasitadas por bacteriófagos d) apenas os vírus possuem informações hereditárias compostas por ácidos nucléicos como o DNA. Resposta: a (Todo ser vivo, com ou sem núcleo organizado, apresenta DNA como base de suas informações hereditárias. Apesar de vírus poderem possuir DNA ou RNA ou ambos, eles na maior parte das vezes não são aceitos como seres vivos.) 10. A composição dos seres vivos contém nitrogênio que é essencial para a formação de:. (A) Açúcares de reserva. (B) Glicogênio. (C) Ácidos nucléicos. (D) Lipídios de reserva. (E) Água. R: (C) Ácidos nucléicos. O Nitrogênio é um elemento indispensável para a formação de proteínas e ácidos nucléicos. As substâncias apresentadas nas outras opções não contém obrigatoriamente nitrogênio em suas composição.

17 11. Cite em ordem de menor para maior complexidade, os níveis de organização estudados em Biologia. Resolução: Átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, sistemas, organismos, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. 12. Ecólogos são cientistas que estudam as relações dos organismos entre si e destes com os demais componentes do ambiente. Com que níveis de organização trabalham os ecólogos? Resolução: Os ecólogos trabalham principalmente com os níveis: população, comunidade, ecossistema e biosfera. 13. Quando se fala em metabolismo, considera-se uma série de reações químicas essenciais à vida. Cite os três principais processos biológicos que constituem o metabolismo de um mamífero e explique sua importância. Resolução: Divisão celular – relacionadas ao crescimento e manutenção de tecidos e reprodução; síntese proteica – relacionada á manutenção e regulação do metabolismo e ao crescimento; e respiração celular processo de obtenção de energia necessária às funções celulares. (Também seria válido, por exemplo, digestão para quebra dos alimentos ingeridos afim de obter energia e nutrientes necessários ao metabolismo). 14. O que deve ocorrer se uma pessoa não ingerir gorduras? Isso pode ser benéfico ao organismo? Justifique. Resolução: Uma pessoa que não inclua gorduras em sua alimentação poderá ter carência de substâncias que nosso organismo não fabrica, como ácidos graxos essenciais. Isso não pode ser considerado benéfico uma vez que os elementos essenciais são reguladores fundamentais. O benéfico seria diminuir o consumo de gorduras saturadas, preferindo a ingestão de gorduras insaturadas.


Carregar ppt "Aula 1 – CombinadosData: 1/02/2013 Conteúdo: - Capítulo 1 - Conceito de biologia Habilidades envolvidas: Identificar a célula como unidade responsável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google