A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 2 pág: 28. São as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e HidrogênioCarbonoHidrogênio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 2 pág: 28. São as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e HidrogênioCarbonoHidrogênio."— Transcrição da apresentação:

1 Parte 2 pág: 28

2 São as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e HidrogênioCarbonoHidrogênio

3

4 Os carboidratos são moléculas mais abundantes na natureza.São moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: - Fonte de energia; - Reserva de energia; O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

5 Glicose (monossacarídeo) Ela é a principal molécula desse grupo responsável pelo fornecimento de energia aos seres vivos, sendo sintetizada por organismos autotróficos. Ribose (monossacarídeo) Desempenha papéis relacionados aos processos energéticos nas células. Sacarose (dissacarídeo) De gosto extremamente doce, é o nosso açúcar comum. É o resultado da união de uma molécula de glicose e outra de frutose, sendo encontrada em alguns vegetais, como a cana-de-açúcar e beterraba. Lactose (dissacarídeo) Formado por glicose e galactose, essa molécula é encontrada no leite, sendo a principal fonte alimentar de bebês. Algumas pessoas têm intolerância a esta substância, em razão da ausência ou mau funcionamento da enzima responsável pela sua digestão: a lactase. Glicogênio (polissacarídeo) É a molécula de armazenamento energético dos animais, sendo o fígado o responsável por unir unidades de glicose, formando esse polissacarídeo; e também por provocar a quebra destas, em curtos períodos de falta de glicose.

6

7 São compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos. Mais abundantes em animais e vegetais Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).reserva

8 Lipídios simples Óleos e gorduras constituem substâncias de reserva em plantas e animais. Mesmo quando armazenados no tecido adiposo, os Lipídios são constantemente removidos e repostos em curto espaço de tempo. Lipídios compostos Os fosfoLipídios são componentes importantes das membranas de células animais e vegetais.FORMANDO CERAS Esteróides Além de componentes das membranas animais, funcionam como hormônios importantes no metabolismo animal. Os hormônios sexuais e os corticosteróides fabricados pela supra-renal, por exemplo, são esteróides. A própria vitamina D, anti- raquítica, é produzida na pele a partir de um composto semelhante ao colesterol, pela ação de raios ultravioleta da luz solar.

9 O colesterol HDL representa a fracção de colesterol que circula na corrente sanguínea ligado às liproteinas plasmáticas de alta densidade (HDL-High Density Lipoprotein). É chamado de bom colesterol, uma vez que níveis elevados deste tipo de colesterol estão relacionados com a redução do risco cardiovascular. As lipoproteinas de alta densidade (HDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado. O colesterol LDL representa a fracção de colesterol ligado às liproteinas plasmáticas de baixa densidade (LDL-Low Density Lipoprotein). Define-se como mau colesterol, uma vez que as lipoproteinas plasmáticas de baixa densidade transportam o colesterol do fígado para a corrente sanguinea, favorecendo a sua acumulação nos órgãos e tecidos. Valores elevados de colesterol LDL estão associados a um aumento do risco cardiovascular e ao desenvolvimento da aterosclerose.

10

11 As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos.proteínas Desempenha diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático. Dependendo da capacidade metabólica, alguns seres vivos, como por exemplo, seres autotróficos, conseguem sintetizar todos os polipeptídeos necessários ao equilibrado funcionamento do organismo. No entanto, seres heterotróficos, requerem os nutrientes essenciais através do hábito alimentar, suprindo as restrições metabólicas.nutritivanutrientes

12 Proteína é uma das componentes básicas de qualquer alimento e torna toda a vida possível. Os aminoácidos são como o cimento e a proteína os tijolos. Todos os anticorpos e enzimas, e muitas dos hormonios presentes no corpo humano são proteínas. Elas oferecem o transporte de nutrientes, oxigênio e resíduos em todo o corpo. Elas fornecem ainda a estrutura e a capacidade de contração dos músculos. Elas também fornecem colageno para tecidos e para tecidos da pele, cabelo e unhas. Carnes – cortes de carne magra, aparadas e sem pele. - Aves: galinha, peru, ganso, etc (sempre sem pele) - Carne vermelha: qualquer qualidade de vacas magras. - Outras carnes:cordeiro, etc - Peixe: bacalhau fresco, salmão e peixe espada. (a maioria dos peixes são magros e contem gorduras saudáveis) - Moluscos: mexilhões, ostras, vieiras, camarões, lagostas, etc

13


Carregar ppt "Parte 2 pág: 28. São as substâncias químicas que contêm na sua estrutura Carbono e HidrogênioCarbonoHidrogênio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google