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CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.

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Apresentação em tema: "CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010."— Transcrição da apresentação:

1 CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010

2 O Cenário/ Desafio/ Objetivo
A Feira do Empreendedor é promovida pelo SEBRAE e acontece desde 1994 em todos os estados da Federação. Com mais de 80 edições e 1,5 milhões de visitantes é considerado o maior evento de empreendedorismo. Nas várias edições da Feira, em todo o país, mais de um milhão de empreendedores já foram capacitados nas diferentes atividades do evento. Realizada em Minas Gerais a cada 2 anos, a Feira do Empreendedor é um evento que visa fomentar, ampliar e diversificar a atividade econômica, por meio da disseminação do conhecimento na área de gestão e oferecimento de caminhos e oportunidades de negócios a Pequenos Empreendedores e Empresas. O evento é composto por feira, palestras, workshops, agenda de negócios, mostra de oportunidades e atividades interativas, voltado para empreendedores e empresários com negócios estabelecidos e potenciais empresários. Abrange os setores de comércio, serviço, indústria e artesanato. A Feira do Empreendedor tem como principal cliente o visitante que deseja empreender, abrir um negócio ou incrementar o que já possui. Um único local, são colocados à disposição dos participantes produtos e serviços do SEBRAE com foco em informações sobre abertura de empresas, orientação gerencial, tecnologia e inovação, cursos, treinamentos e consultorias direcionadas ao desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo.

3 O Cenário/ Desafio/ Objetivo
A Feira também é um espaço adequado para o participante fazer negócios, buscar conhecimento e participar de diversas atividades estruturadas para este fim. O objetivo é fomentar, ampliar e diversificar a atividade econômica em Minas Gerais. => Objetivos específicos: Apresentar oportunidades de negócios Aproximar integrantes de uma mesma cadeia produtiva Estimular desenvolvimento empresarial Estimular o empreendedorismo dos jovens universitários Oferecer e aplicar ferramentas adequadas de gestão Promover capacitação profissional e gerencial Proporcionar intercâmbio de conhecimento e experiências Orientar para a abertura de novos mercados Contribuir para a redução da taxa de desemprego Aumentar a renda familiar Incrementar o faturamento Adequar produtos e serviços ao mercado Inserir novas tecnologias e processos produtivos nas empresas Contribuir para reduzir o índice de mortalidade empresarial Estimular a geração de emprego e renda Estimular a formalização das empresas

4 Pesquisas e/ou Estratégias Utilizadas
Alta Cobertura 97% do público-alvo é exposto à TV Aberta.

5 Pesquisas e/ou Estratégias Utilizadas
Perfil dos Consumidores do Meio Televisão FAIXA ETÁRIA CLASSE ECONÔMICA Sexo 47% 53% A TV é o melhor meio para atingir a totalidade do público-alvo, considerando a abrangência da nossa comunicação e a diversidade populacional pretendida. Fonte: Ipsos: LI Estudos Marplan/EGM – 2009 – Duplo Período – 9 mercados População 10 e + anos Universo – telespectadores

6 Pesquisas e/ou Estratégias Utilizadas
Cobertura geográfica de televisão A TV Globo apresenta maior cobertura geográfica e share de audiência, segundo dados do IBGE, IBOPE Mídia 2009 e Ibope Media Workstation. Fonte: Jove Informática – Atlas de cobertura geográfica das redes – Ibope Media Workstation – Domicílios com TV Ibope Media

7 O Planejamento/ Participação do departamento de Mídia
A televisão é um meio que proporciona respostas rápidas às ações de comunicação, com apelo emocional e grande capacidade de mobilização. Além disso, a imagem facilita o entendimento da mensagem. A estratégia de mídia contempla a utilização do meio televisão, que possui maior adequação ao público-alvo e cumpre o objetivo de cobertura da campanha, pois concentra grandes audiências, alcançando grande volume de público em curto período de tempo. A TV Globo foi selecionada por apresentar, em pesquisa, maior cobertura geográfica e share de audiência. A campanha foi lançada com um filme de 15”, no período de 16/08 a 03/09/2010, na TV Globo Minas, em programas de maior audiência e afinidade com o público-alvo, priorizando o período noturno. A programação sugerida – noticiários, novelas, filmes, humorísticos, programas de auditório – possuem índice de qualificação alto no público-alvo, além da adequação ao conceito da campanha.

8 O Comercial

9 O Resultado A campanha alcançou seus objetivos e obteve os seguintes resultados: visitantes durante os seis dias de evento participantes capacitados 2.768 clientes atendidos na Orientação Empresarial 907 atividades de capacitação (palestras, seminário, workshop e oficinas) 792 manuais da Série Como Elaborar vendidos 293 Expositores 388 empresas participantes da Rodada de Negócios Multisetorial 165 empresas participantes da Rodada de Negócios do Artesanato 142 missões empresariais com participantes 650 artesões participantes do Encontro Mineiro de Artesanato 1.536 participantes do Seminário do Jovem Empreendedor Digital wwY


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