A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite."— Transcrição da apresentação:

1 Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite

2 O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTO ALEGRE, SOBRE O QUE É UMA UNIVERSIDADE DE QUALIDADE Devemos ter qualidade desde o ensino fundamental, passando pelo médio, para podermos dizer que a universidade é de qualidade; Devemos ter qualidade desde o ensino fundamental, passando pelo médio, para podermos dizer que a universidade é de qualidade; É uma universidade que tenha vários tipos de cursos, com professores competentes e uma boa infra- estrutura. Onde todos tenham possibilidades iguais; É uma universidade que tenha vários tipos de cursos, com professores competentes e uma boa infra- estrutura. Onde todos tenham possibilidades iguais;

3 As escolas públicas e universidades públicas necessitam muito do apoio da comunidade, com isso, as pessoas saberão que estão colocando os seus filhos em um lugar certo; nas escolas e universidades particulares precisam saber se o seu dinheiro está sendo investido em livros, melhorias para a escola, infra- estrutura, tudo isso modifica e faz um ensino melhor; As escolas públicas e universidades públicas necessitam muito do apoio da comunidade, com isso, as pessoas saberão que estão colocando os seus filhos em um lugar certo; nas escolas e universidades particulares precisam saber se o seu dinheiro está sendo investido em livros, melhorias para a escola, infra- estrutura, tudo isso modifica e faz um ensino melhor;

4 A universidade ideal é aquela que acolhe o pobre, pois os ricos têm a condição de si financiar, ao contrário do pobre; A universidade ideal é aquela que acolhe o pobre, pois os ricos têm a condição de si financiar, ao contrário do pobre; Adotar muitas atividades extra- classe, ser de alguma forma um estudo diferenciado que coloque em prática e influencie os alunos a seguir os campos desejados; Adotar muitas atividades extra- classe, ser de alguma forma um estudo diferenciado que coloque em prática e influencie os alunos a seguir os campos desejados;

5 É aquela que é gratuita para todos, independente de classe social e raça; É aquela que é gratuita para todos, independente de classe social e raça; Aquela que não tem sequer uma discriminação, aquela que valoriza as pessoas, que aceita e ajuda as pessoas com dificuldades; Aquela que não tem sequer uma discriminação, aquela que valoriza as pessoas, que aceita e ajuda as pessoas com dificuldades; Uma universidade que tenha ótimos professores seja reconhecida internacionalmente pelo seu nível de excelência; Uma universidade que tenha ótimos professores seja reconhecida internacionalmente pelo seu nível de excelência;

6 Deve estimular o desenvolvimento de pesquisa sobre conhecimento que beneficie não somente a universidade, mas também a sociedade como um todo; Deve estimular o desenvolvimento de pesquisa sobre conhecimento que beneficie não somente a universidade, mas também a sociedade como um todo; Precisa garantir a liberdade de expressão dos estudantes e dos professores, pois dessa maneira poderá solucionar eventuais problemas através das críticas; Precisa garantir a liberdade de expressão dos estudantes e dos professores, pois dessa maneira poderá solucionar eventuais problemas através das críticas;

7 Foram entrevistadas 60 pessoas, de ambos os sexos, alunos do 3º Ano do Ensino Médio, de Escolas Públicas e Privadas de Porto Alegre, durante os meses de julho a novembro de 2008. Dentre os aspectos mencionados como fatores responsáveis pela qualidade da universidade estão: Dentre os aspectos mencionados como fatores responsáveis pela qualidade da universidade estão: Professores qualificados; boa infra-estrutura; laboratórios e bibliotecas atualizados; Professores qualificados; boa infra-estrutura; laboratórios e bibliotecas atualizados; Aulas práticas visando preparar para o mercado de trabalho; Aulas práticas visando preparar para o mercado de trabalho; Boa relação entre professores, alunos e comunidade; Boa relação entre professores, alunos e comunidade; Respeito, sem discriminação ou preconceito; acolhida aos mais pobres; Respeito, sem discriminação ou preconceito; acolhida aos mais pobres; História, tradição, reconhecimento da instituição; História, tradição, reconhecimento da instituição; Aulas, materiais didáticos, ambiente e profissionais que preparem bem o aluno, dando-lhe possibilidades de inserção no mercado de trabalho; Aulas, materiais didáticos, ambiente e profissionais que preparem bem o aluno, dando-lhe possibilidades de inserção no mercado de trabalho; Estímulo à pesquisa com estrutura para tal, livros, equipamentos etc. Estímulo à pesquisa com estrutura para tal, livros, equipamentos etc.


Carregar ppt "Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google