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UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro Aluno:

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1 UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro Aluno: Ricardo Martins Bernardes Orientador: Professor Dr. Henrique Freitas Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

2 Agenda Tema e justificativa Objetivo Geral Objetivos específicos
Referencial teórico Método de pesquisa Resultados Conclusões Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

3 Web: um canal de negócios em expansão
e-commerce: crescimento exponencial Impacto nas organizações Evolução da mídia Internet & Convergência tecnológica Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

4 Evolução da mídia Internet
Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

5 Foco do Estudo Necessidade de estudos de audiência em sites
Customização e personalização de conteúdos Análise de aderência site X missão Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

6 Objetivo Geral Compreender a demanda por informações em um site Web, através da análise de registros de acessos (log de transações), visando sua configuração e evolução Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

7 Objetivos Específicos
coletar os registros de navegação de usuários através das páginas de conteúdo (clickstream), bem como os registros de palavras-chave (keywords) utilizadas no mecanismo de busca do site Web; aplicar procedimentos quantitativos tradicionais visando elucidar as métricas básicas de acesso ao site Web; analisar e discutir os registros de navegação de usuários através das páginas do site, procurando definir suas preferências de navegação e de conteúdo; analisar e discutir as necessidades explícitas de consumo de informações, contidas no registro de palavras-chave utilizadas pelos visitantes no mecanismo de busca do site; discutir as informações obtidas, verificando sua adeqüabilidade à estratégia da organização em estudo; tecer algumas considerações visando orientar futuros estudos de análise de logs. Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

8 Método de Pesquisa Nível e design de pesquisa Estudo de caso
Fontes de evidência Estudo simples & múltiplos sub-estudos Nível exploratório Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

9 Escopo da investigação
Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

10 Resultados Estatísticas gerais de acesso ao site
Preferências e padrões primários de navegação dos visitantes no site Preferências explícitas dos visitantes, simbolizadas pelos termos inseridos no mecanismo de busca do site Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

11 Métricas de freqüência e de tempo de exposição do site:
duração da sessão número de pageviews / sessão origem de primeiro e segundo níveis distribuição dos acessos no tempo Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

12 Preferências e padrões primários de navegação (clickstream)
primeiras ações ao entrar no site ferramenta utilizada para consultas ex.: A-B*, A*B*... conteúdo preferido no primeiro click atividades P&D, publicações, serviços, ... Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

13 Primeiro click no site Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

14 Termos de consulta (keywords)
origem freqüência termos mais utilizados pertinência Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

15 Palavras-chave utilizadas pelos visitantes Considerando o contexto
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16 Conclusões Quanto ao objetivo do estudo: fortalecimento de relações
planejamento físico & lógico do site subsídios: fortalecimento de relações articulação com ecossistema demanda por informações aderência com a proposta da organização Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

17 Conclusões Quanto aos aspectos práticos e metodológicos
ferramentas e dados desenho prévio do site preparação de dados aspectos dependentes do site aspectos independentes do site potencial para novos estudos potencial para deselvolvimento de métodos estratégia de pesquisa Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

18 UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro Aluno: Ricardo Martins Bernardes Orientador: Professor Dr. Henrique Freitas Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

19 O restante dos slides são para fundamentar respostas à banca
FIM DA APRESENTAÇÃO O restante dos slides são para fundamentar respostas à banca

20 Linhas de investigação em Web Mining
Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

21 Conjunto de dados Limpeza dos dados e definição da amostra
Conjunto 1: clickstream registro de páginas transferidas com sucesso para visitantes não identificados, oriundos do domínio '.br' , que acessaram mais de uma página - diferentes - durante a visita, no período de 2 de fevereiro de 1999 a 30 de abril de 2000. Conjunto 2: keywords palavras-chave inseridas no mecanismo de busca do site entre às 18h25 horas de 08/11/1999 e 11h09 horas de 15/06/2000. Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

22 Conjunto de dados Descrição dos dados
dados de navegação do visitante (clickstream): Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

23 Conjunto de dados Descrição dos dados
palavras-chave (keywords) inseridas no mecanismo de busca Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

24 Fundamentação Teórica
Rede, Estratégia e Sobrevivência Internet, Web & convergência tecnológica O fenômeno da rede Web: popularização exponencial A resposta das Empresas Usuários, suas trilhas e comportamento Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

25 Método de Pesquisa Nível e design da pesquisa
O Caso - contextualização O Estudo descrição dos dados limites e pressupostos limpeza dos dados e definição da amostra Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

26 O caso contextualização produto -> mercado
Empresa de P&D para o agronegócio Mudança orientação produto -> mercado P -> P&D Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

27 Método de Pesquisa O Estudo Limites e pressupostos
quanto à origem e identificação dos acessos quanto à estruturação das sessões e visitantes quanto ao tempo de exposição de páginas e do site quanto à ação de robots e spiders outros aspectos Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

28 Ferramentas Windows 98,DOS e Solaris 2,x dbase IV, Basic
SAS, stata, C4.5 WUN Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

29 Alguns resultados Em média, o visitante requisitou 5,7 páginas, e ficou conectado aproximadamente 8m:36s no site Instituições de ensino e pesquisa do RS apresentaram uma média de 6,4 pageviews por sessão Apenas 2,8% do total de domínios de terceiro nível registrados (19 organizações), foram responsáveis por 38,9% das sessões realizadas no site. Existe uma predominância de provedores que servem a Região Sul e Sudeste do Brasil Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

30 Alguns resultados Considerando apenas instituições de ensino e pesquisa do RS, a Urcamp foi responsável por 45% das sessões UNISC e UCPEL tiveram o maior número de pageviews por sessão (7,0 e 6,7) 20,1% das sessões ocorreram nos finais-de-semana 46,2% das sessões ocorreram fora do horário de expediente 26,9% das sessões tiveram duração superior a 10 minutos 73,0% das sessões era constituída por 1 a 6 páginas Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

31 Alguns resultados 82,7% da freqüência ao mecanismo de busca, apareceu do quarto click em diante 45,4% do primeiro click recaiu sobre os links "Índice de Atividades de Pesquisa" (17%), "Publicações" (14,7%) e "Serviços" (13,7%) Outras unidades de negócios da organização que mantém o site procuraram, predominantemente, informações sobre a “Equipe Técnica” (66 de 181 casos) os links "Consultoria em Nutrição Animal" e "Laboratório de Nutrição Animal" foram a primeira escolha de 26,4% dos visitantes que acessaram o portfolio de produtos e serviços Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

32 Alguns resultados em média, o tempo entre consultas na mesma sessão ficou 2m:49s o percentual de consultas relacionadas diretamente à missão da unidade de pesquisa foi 64,2% as consultas cobertas pela missão da empresa representaram 80,1%. o percentual das consultas dentro do contexto do agronegócio, totalizou 83,7% Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

33 Alguns resultados 2.362 termos consultados foram reduzidos para 435 termos diferentes após a sumarização 42,5% das consultas giravam em torno de 4,1% dos termos 82,7% das consultas buscavam as espécies animais cobertas pela missão da Unidade (bovinocultura e ovinocultura) Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

34 Palavras-chave utilizadas pelos visitantes
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35 Palavras-chave utilizadas pelos visitantes, após classificadas pelo Thesagro
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36 Atividades de criação Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

37 Um exemplo de saída do programa c4.5
... Rule 13: pageviews <= 7 -> class nao acessou o feedback [99.0%] Rule 17: pageviews > 7 tempo > 241 tempo <= 467 -> class nao acessou o feedback [98.4%] Default class: nao acessou o feedback Evaluation on training data (4729 items): Rule Size Error Used Wrong Advantage % (0.8%) (0|0) nao acessou o feedback % (0.0%) (0|0) nao acessou o feedback Tested 4729, errors 91 (1.9%) << (a) (b) <-classified as (a): class acessou o feedback (b): class nao acessou o feedback Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

38 Um exemplo de saída do programa c4.5
C4.5 [release 5] rule generator Wed Nov 1 13:45: Read 2905 cases (3 attributes) from busca2 Processing tree 0 Final rules from tree 0: ... Rule 88: Termo Thesagro = alimento animal class Apr [41.7%] Rule Size Error Used Wrong Advantage % (52.2%) (22|10) Apr Tested 2905, errors 1974 (68.0%) << Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS

39 Estrutura do arquivo de sessões
Structure for database: E:\TUDONOVO\FILES\DBF\SESSAOBR.DBF Number of data records: Date of last update : 13/11/00 Field Field Name Type Width Dec Index NUMEROSESS Character N HOSTACESSO Numeric N NAORESOLV Numeric N DOMNUMERO Numeric N DOMPARTE1 Character N DOMPARTE2 Character N DOMPARTE2R Character N DOMPARTE3 Character N DATAACESSO Date N DIASEMACES Character N HORAACESSO Character N CONTAHOST Numeric N ELAPDAYS Numeric N ROBOTS Numeric N PAGINAS Character N PAGINASS Character N PAGINASST Character N PAGINASSV Character N PAGINASSA Character N TOTSEGSES Numeric N NUMPAG Numeric N NUMPAGT Numeric N PRIMPAG Character N INICIO Numeric N CATEPOCA Numeric N CATDIA Numeric N CATHORA Numeric N CATPER Numeric N CATEMPO Numeric N CATNUMPAG Numeric N CATNUMPAGR Numeric N Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS


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