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Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de.

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1 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro Aluno: Ricardo Martins Bernardes Orientador: Professor Dr. Henrique Freitas

2 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGSAgenda Tema e justificativa Tema e justificativa Tema e justificativa Tema e justificativa Objetivo Geral Objetivo Geral Objetivo Geral Objetivo Geral Objetivos específicos Objetivos específicos Objetivos específicos Objetivos específicos Referencial teórico Referencial teórico Referencial teórico Referencial teórico Método de pesquisa Método de pesquisa Método de pesquisa Método de pesquisa Resultados Resultados Resultados Conclusões Conclusões Conclusões

3 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Web: um canal de negócios em expansão e-commerce: crescimento exponencial e-commerce: crescimento exponencial Impacto nas organizações Impacto nas organizações Evolução da mídia Internet & Convergência tecnológica Evolução da mídia Internet & Convergência tecnológica

4 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Evolução da mídia Internet

5 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Foco do Estudo Necessidade de estudos de audiência em sites Necessidade de estudos de audiência em sites Customização e personalização de conteúdos Customização e personalização de conteúdos Análise de aderência site X missão Análise de aderência site X missão

6 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Objetivo Geral Compreender a demanda por informações em um site Web, através da análise de registros de acessos (log de transações), visando sua configuração e evolução

7 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Objetivos Específicos coletar os registros de navegação de usuários através das páginas de conteúdo (clickstream), bem como os registros de palavras-chave (keywords) utilizadas no mecanismo de busca do site Web; coletar os registros de navegação de usuários através das páginas de conteúdo (clickstream), bem como os registros de palavras-chave (keywords) utilizadas no mecanismo de busca do site Web; aplicar procedimentos quantitativos tradicionais visando elucidar as métricas básicas de acesso ao site Web; aplicar procedimentos quantitativos tradicionais visando elucidar as métricas básicas de acesso ao site Web; analisar e discutir os registros de navegação de usuários através das páginas do site, procurando definir suas preferências de navegação e de conteúdo; analisar e discutir os registros de navegação de usuários através das páginas do site, procurando definir suas preferências de navegação e de conteúdo; analisar e discutir as necessidades explícitas de consumo de informações, contidas no registro de palavras-chave utilizadas pelos visitantes no mecanismo de busca do site; analisar e discutir as necessidades explícitas de consumo de informações, contidas no registro de palavras-chave utilizadas pelos visitantes no mecanismo de busca do site; discutir as informações obtidas, verificando sua adeqüabilidade à estratégia da organização em estudo; discutir as informações obtidas, verificando sua adeqüabilidade à estratégia da organização em estudo; tecer algumas considerações visando orientar futuros estudos de análise de logs. tecer algumas considerações visando orientar futuros estudos de análise de logs.

8 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Método de Pesquisa Nível e design de pesquisa Nível e design de pesquisa Estudo de caso Estudo de caso Fontes de evidência Estudo simples & múltiplos sub-estudos Nível exploratório Nível exploratório

9 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Escopo da investigação

10 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Resultados Estatísticas gerais de acesso ao site Estatísticas gerais de acesso ao site Preferências e padrões primários de navegação dos visitantes no site Preferências e padrões primários de navegação dos visitantes no site Preferências explícitas dos visitantes, simbolizadas pelos termos inseridos no mecanismo de busca do site Preferências explícitas dos visitantes, simbolizadas pelos termos inseridos no mecanismo de busca do site

11 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Métricas de freqüência e de tempo de exposição do site: duração da sessão duração da sessão número de pageviews / sessão número de pageviews / sessão origem de primeiro e segundo níveis origem de primeiro e segundo níveis distribuição dos acessos no tempo distribuição dos acessos no tempo

12 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Preferências e padrões primários de navegação (clickstream) primeiras ações ao entrar no site primeiras ações ao entrar no site ferramenta utilizada para consultas ferramenta utilizada para consultas ex.: A-B*, A*B*... conteúdo preferido no primeiro click conteúdo preferido no primeiro click atividades P&D, publicações, serviços,... atividades P&D, publicações, serviços,...

13 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Primeiro click no site

14 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Termos de consulta (keywords) origem origem freqüência freqüência termos mais utilizados termos mais utilizados pertinência pertinência

15 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Palavras-chave utilizadas pelos visitantes Considerando o contexto

16 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Conclusões Quanto ao objetivo do estudo: Quanto ao objetivo do estudo: planejamento físico & lógico do site planejamento físico & lógico do site subsídios : subsídios : fortalecimento de relações articulação com ecossistema demanda por informações demanda por informações aderência com a proposta da organização aderência com a proposta da organização

17 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Conclusões Quanto aos aspectos práticos e metodológicos Quanto aos aspectos práticos e metodológicos ferramentas e dados ferramentas e dados desenho prévio do site desenho prévio do site preparação de dados preparação de dados aspectos dependentes do site aspectos independentes do site potencial para novos estudos potencial para novos estudos potencial para deselvolvimento de métodos potencial para deselvolvimento de métodos estratégia de pesquisa estratégia de pesquisa

18 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS UFRGS Um estudo sobre a demanda de informações em sites Web: o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro Aluno: Ricardo Martins Bernardes Orientador: Professor Dr. Henrique Freitas

19 FIM DA APRESENTAÇÃO O restante dos slides são para fundamentar respostas à banca

20 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Linhas de investigação em Web Mining

21 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Conjunto de dados Limpeza dos dados e definição da amostra Limpeza dos dados e definição da amostra Conjunto 1: clickstream Conjunto 1: clickstream registro de páginas transferidas com sucesso para visitantes não identificados, oriundos do domínio '.br', que acessaram mais de uma página - diferentes - durante a visita, no período de 2 de fevereiro de 1999 a 30 de abril de registro de páginas transferidas com sucesso para visitantes não identificados, oriundos do domínio '.br', que acessaram mais de uma página - diferentes - durante a visita, no período de 2 de fevereiro de 1999 a 30 de abril de Conjunto 2: keywords Conjunto 2: keywords palavras-chave inseridas no mecanismo de busca do site entre às 18h25 horas de 08/11/1999 e 11h09 horas de 15/06/2000. palavras-chave inseridas no mecanismo de busca do site entre às 18h25 horas de 08/11/1999 e 11h09 horas de 15/06/2000.

22 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Descrição dos dados Descrição dos dados dados de navegação do visitante (clickstream): Conjunto de dados

23 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Descrição dos dados Descrição dos dados palavras-chave (keywords) inseridas no mecanismo de busca Conjunto de dados

24 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Fundamentação Teórica Rede, Estratégia e Sobrevivência Rede, Estratégia e Sobrevivência Internet, Web & convergência tecnológica Internet, Web & convergência tecnológica O fenômeno da rede Web: O fenômeno da rede Web: popularização exponencial popularização exponencial A resposta das Empresas A resposta das Empresas Usuários, suas trilhas e comportamento Usuários, suas trilhas e comportamento

25 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Método de Pesquisa Nível e design da pesquisa Nível e design da pesquisa O Caso - contextualização O Caso - contextualização O Estudo O Estudo descrição dos dados descrição dos dados limites e pressupostos limites e pressupostos limpeza dos dados e definição da amostra limpeza dos dados e definição da amostra

26 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS O caso contextualização contextualização Empresa de P&D para o agronegócio Empresa de P&D para o agronegócio Mudança orientação Mudança orientação produto -> mercado P -> P&D

27 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Método de Pesquisa O Estudo O Estudo Limites e pressupostos Limites e pressupostos quanto à origem e identificação dos acessos quanto à origem e identificação dos acessos quanto à estruturação das sessões e visitantes quanto à estruturação das sessões e visitantes quanto ao tempo de exposição de páginas e do site quanto ao tempo de exposição de páginas e do site quanto à ação de robots e spiders quanto à ação de robots e spiders outros aspectos outros aspectos

28 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Ferramentas Windows 98,DOS e Solaris 2,x Windows 98,DOS e Solaris 2,x dbase IV, Basic dbase IV, Basic SAS, stata, C4.5 SAS, stata, C4.5 WUN WUN

29 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Alguns resultados Em média, o visitante requisitou 5,7 páginas, e ficou conectado aproximadamente 8m:36s no site Em média, o visitante requisitou 5,7 páginas, e ficou conectado aproximadamente 8m:36s no site Instituições de ensino e pesquisa do RS apresentaram uma média de 6,4 pageviews por sessão Instituições de ensino e pesquisa do RS apresentaram uma média de 6,4 pageviews por sessão Apenas 2,8% do total de domínios de terceiro nível registrados (19 organizações), foram responsáveis por 38,9% das sessões realizadas no site. Apenas 2,8% do total de domínios de terceiro nível registrados (19 organizações), foram responsáveis por 38,9% das sessões realizadas no site. Existe uma predominância de provedores que servem a Região Sul e Sudeste do Brasil Existe uma predominância de provedores que servem a Região Sul e Sudeste do Brasil

30 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Alguns resultados Considerando apenas instituições de ensino e pesquisa do RS, a Urcamp foi responsável por 45% das sessões Considerando apenas instituições de ensino e pesquisa do RS, a Urcamp foi responsável por 45% das sessões UNISC e UCPEL tiveram o maior número de pageviews por sessão (7,0 e 6,7) UNISC e UCPEL tiveram o maior número de pageviews por sessão (7,0 e 6,7) 20,1% das sessões ocorreram nos finais-de-semana 20,1% das sessões ocorreram nos finais-de-semana 46,2% das sessões ocorreram fora do horário de expediente 46,2% das sessões ocorreram fora do horário de expediente 26,9% das sessões tiveram duração superior a 10 minutos 26,9% das sessões tiveram duração superior a 10 minutos 73,0% das sessões era constituída por 1 a 6 páginas 73,0% das sessões era constituída por 1 a 6 páginas

31 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Alguns resultados 82,7% da freqüência ao mecanismo de busca, apareceu do quarto click em diante 82,7% da freqüência ao mecanismo de busca, apareceu do quarto click em diante 45,4% do primeiro click recaiu sobre os links "Índice de Atividades de Pesquisa" (17%), "Publicações" (14,7%) e "Serviços" (13,7%) 45,4% do primeiro click recaiu sobre os links "Índice de Atividades de Pesquisa" (17%), "Publicações" (14,7%) e "Serviços" (13,7%) Outras unidades de negócios da organização que mantém o site procuraram, predominantemente, informações sobre a Equipe Técnica (66 de 181 casos) Outras unidades de negócios da organização que mantém o site procuraram, predominantemente, informações sobre a Equipe Técnica (66 de 181 casos) os links "Consultoria em Nutrição Animal" e "Laboratório de Nutrição Animal" foram a primeira escolha de 26,4% dos visitantes que acessaram o portfolio de produtos e serviços os links "Consultoria em Nutrição Animal" e "Laboratório de Nutrição Animal" foram a primeira escolha de 26,4% dos visitantes que acessaram o portfolio de produtos e serviços

32 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Alguns resultados em média, o tempo entre consultas na mesma sessão ficou 2m:49s em média, o tempo entre consultas na mesma sessão ficou 2m:49s o percentual de consultas relacionadas diretamente à missão da unidade de pesquisa foi 64,2% o percentual de consultas relacionadas diretamente à missão da unidade de pesquisa foi 64,2% as consultas cobertas pela missão da empresa representaram 80,1%. as consultas cobertas pela missão da empresa representaram 80,1%. o percentual das consultas dentro do contexto do agronegócio, totalizou 83,7% o percentual das consultas dentro do contexto do agronegócio, totalizou 83,7%

33 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Alguns resultados termos consultados foram reduzidos para 435 termos diferentes após a sumarização termos consultados foram reduzidos para 435 termos diferentes após a sumarização 42,5% das consultas giravam em torno de 4,1% dos termos 42,5% das consultas giravam em torno de 4,1% dos termos 82,7% das consultas buscavam as espécies animais cobertas pela missão da Unidade (bovinocultura e ovinocultura) 82,7% das consultas buscavam as espécies animais cobertas pela missão da Unidade (bovinocultura e ovinocultura)

34 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Palavras-chave utilizadas pelos visitantes

35 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Palavras-chave utilizadas pelos visitantes, após classificadas pelo Thesagro

36 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Atividades de criação

37 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Um exemplo de saída do programa c Rule 13: pageviews <= 7 pageviews <= 7 -> class nao acessou o feedback [99.0%] -> class nao acessou o feedback [99.0%] Rule 17: pageviews > 7 pageviews > 7 tempo > 241 tempo > 241 tempo <= 467 tempo <= 467 -> class nao acessou o feedback [98.4%] -> class nao acessou o feedback [98.4%] Default class: nao acessou o feedback Evaluation on training data (4729 items): Rule Size Error Used Wrong Advantage % (0.8%) 0 (0|0) nao acessou o feedback % 86 0 (0.0%) 0 (0|0) nao acessou o feedback Tested 4729, errors 91 (1.9%) << (a) (b) <-classified as (a) (b) <-classified as (a): class acessou o feedback (a): class acessou o feedback (b): class nao acessou o feedback (b): class nao acessou o feedback

38 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Um exemplo de saída do programa c4.5 C4.5 [release 5] rule generator Wed Nov 1 13:45: Read 2905 cases (3 attributes) from busca Processing tree 0 Final rules from tree 0:... Rule 88: Termo Thesagro = alimento animal Termo Thesagro = alimento animal class Apr [41.7%]... Rule Size Error Used Wrong Advantage % (52.2%) 12(22|10) Apr... Tested 2905, errors 1974 (68.0%) <<

39 Aluno: Ricardo Martins Bernardes GESID/PPGA/EA/UFRGS Estrutura do arquivo de sessões Structure for database: E:\TUDONOVO\FILES\DBF\SESSAOBR.DBF Number of data records: 4968 Date of last update : 13/11/00 Field Field Name Type Width Dec Index NUMEROSESS Character 6 N HOSTACESSO Numeric 5 N NAORESOLV Numeric 1 N DOMNUMERO Numeric 5 N DOMPARTE1 Character 5 N DOMPARTE2 Character 15 N DOMPARTE2R Character 15 N DOMPARTE3 Character 15 N DATAACESSO Date 8 N DIASEMACES Character 3 N HORAACESSO Character 6 N CONTAHOST Numeric 3 N ELAPDAYS Numeric 4 N ROBOTS Numeric 1 N PAGINAS Character 205 N PAGINASS Character 254 N PAGINASST Character 254 N PAGINASSV Character 254 N PAGINASSA Character 70 N TOTSEGSES Numeric 5 N NUMPAG Numeric 3 N NUMPAGT Numeric 3 N PRIMPAG Character 3 N INICIO Numeric 1 N CATEPOCA Numeric 1 N CATDIA Numeric 1 N CATHORA Numeric 1 N CATPER Numeric 1 N CATEMPO Numeric 1 N CATNUMPAG Numeric 1 N CATNUMPAGR Numeric 1 N


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