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Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior: Fatores que Influenciam sua Utilização Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Sandra.

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1 Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior: Fatores que Influenciam sua Utilização Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas 28 de outubro de 2005

2 AGENDA Tema Objetivos Método e Contexto Resultados Conclusões

3 UTILIZAÇÃO DA TI NA EDUCAÇÃO
A utilização da TI na educação permite o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem, além tornar o processo mais eficiente e eficaz, mais motivador e envolvente. (MASETTO, 2001). Os altos investimentos feitos em TI precisam melhorar a produtividade das organizações, mas, para que isso ocorra, as inovações precisam ser aceitas e efetivamente utilizadas nas organizações (Venkatesh et al., 2003).

4 FATORES QUE INFLUENCIAM A UTILIZAÇÃO DA TI
Venkatesh et al. (2003) desenvolveram um modelo de aceitação da TI pelos usuários, a partir da unificação de oito modelos identificados na literatura. Fonte: Venkatesh et al. (2003, p. 447).

5 Objetivos Específicos
Objetivo Geral Identificar os fatores que influenciam a utilização dos recursos de Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior, na visão dos seus alunos, professores e funcionários. Objetivos Específicos 1) Identificar a TI disponível na IES 2) Identificar o grau de utilização efetiva da TI por parte dos alunos, professores e funcionários 3) Identificar os fatores que influenciam o uso da TI

6 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CONTEXTO DA PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Instituição de ensino comunitária, sem fins lucrativos, localizada em Lajeado, na região do Vale do Taquari. Oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e técnicos. Desde 1997 adota a filosofia do software livre, por primar pela produção e disseminação do conhecimento humano.

7 CONTEXTO DA PESQUISA UNIVATES EM NÚMEROS Alunos em 2005/A 9.137 Alunos de graduação em 2005/A 7.145 Cursos de graduação 36 Professores 340 Funcionários 376 Laboratórios de informática 08 Computadores para uso acadêmico Computadores para uso administrativo 315

8 MÉTODO DE PESQUISA Pesquisa exploratória Método: Survey Caráter quantitativo e qualitativo Instrumentos 1) Entrevistas com especialistas Consultor em Tecnologia da Informação 2 professores da área de TI Bibliotecária 2) Questionário Amostra Alunos: 600 alunos, estratificados por curso e por início ou fim de curso Professores: todos Funcionários: todos

9 DESENHO DE PESQUISA

10 ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO
Partes do Questionário Construtos Literatura Identificação do respondente Questões 1 a 14 Identificação do grupo do respondente (aluno, professor ou funcionário) e características pessoais que podem influenciar o uso da tecnologia (gênero, idade, experiência). Venkatesh et al. (2003) Utilização da TI Questões 15 a 160 Graus de utilização, importância e satisfação. Freitas et al. (2004) Martens e Freitas (2002) Benamati e Lederer (1998) Fatores que influenciam o uso da tecnologia Questões 161 a 183 Expectativa de performance, expectativa de esforço, influência social, condições facilitadas e voluntariedade. Moore e Benbasat (1991)

11 ALPHA DE CRONBACH Fatores Alpha de Cronbach
Expectativa de esforço 0,8285 Expectativa de performance 0,7076 Condições facilitadas 0,7051 Influência social 0,7079

12 ÍNDICES DE RESPOSTA Ator Amostra Respondentes Percentual Alunos 573
465 81,15% Funcionários 376 238 63,29% Professores 340 134 39,41%

13 PRINCIPAIS RESULTADOS
IDENTIFICAÇÃO DA TI NA UNIVATES ITENS QUANTIDADE Usuários de TI Aproximadamente pessoas Usuários de ativos Aproximadamente 4.000 Servidores que rodam em Linux Todos Maior link com a internet 2MB Disciplinas que usam o TelEduc Aproximadamente 100 Investimento em manutenção e expansão da área de TI Em torno de 5% da receita líquida

14 PRINCIPAIS RESULTADOS
IDENTIFICAÇÃO DA TI NA UNIVATES Área de informática praticamente toda terceirizada Desenvolvimento em software livre (programas administrativos) Site da Univates oferece muitos serviços aos alunos Acervo da biblioteca é informatizado Capacidade física (equipamentos e rede) estão no seu limite Tecnologias avançadas estão disponíveis, mas não podem ser disponibilizadas por falta de infra-estrutura (ex.: videoconferência – link de 2MB não é suficiente) Laboratórios de informática sendo ocupados praticamente em tempo integral

15 UTILIZAÇÃO DA TI Recursos Utilização Infra-estrutura
Moderada. Falta de laboratórios de informática. Softwares e sistemas operacionais livres e proprietários Moderada. Funcionários utilizam mais os livres. Fora da Univates os proprietários são mais utilizados. Incompatibilidade. Maior problema é a falta de conhecimento. Internet e Freqüente. Listas de discussão e bases de dados remotos Pouca. Sistemas de educação à distância Moderada. Sistemas administrativos Freqüente, especialmente a intranet e os serviços disponibilizados no site. Softwares acadêmicos Pouca. São específicos de cada área do conhecimento.

16 RESUMO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O USO DA TI
Fator que influencia Moderadores Explicação Expectativa de performance Gênero, voluntariedade, experiência Quanto maior a expectativa de performance, maior o uso da TI. A expectativa de performance é maior entre as mulheres, em ambientes onde o uso da TI é pouco voluntário e entre as pessoas com maior experiência no uso da TI. Expectativa de esforço Idade, experiência no uso da TI Quanto maior a expectativa de esforço, maior o uso da TI. A expectativa de esforço é maior entre os usuários com idade média (entre 23 e 29 anos), com maior experiência no uso da TI. Condições facilitadas Gênero, voluntariedade Quanto maiores as condições facilitadas, maior o uso da TI. O fator condições facilitadas possui média maior entre as mulheres e entre os respondentes com baixo grau de voluntariedade. Influência Social Idade, voluntariedade Quanto maior a influência social, maior o uso da TI. A influência social é maior entre os usuários com mais idade e com baixo grau de voluntariedade. Idade Nenhum Quanto maior a idade, menor o uso da TI. Voluntariedade Quanto maior o grau de voluntariedade, menor o uso. Experiência Quanto maior a experiência, maior o uso da TI. Gênero O gênero masculino usa mais a TI.

17 CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA
CONSIDERAÇÕES FINAIS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA GERENCIAIS Resultados da pesquisa podem ser utilizados pela IES para direcionar as estratégias futuras de investimento em TI e para estabelecer planos de ação para corrigir deficiências identificadas. Impacto da pesquisa no contexto de aplicação: reflexão sobre o tema. ACADÊMICAS Aplicação dos estudos sobre os fatores que influenciam o uso da TI ao contexto de uma instituição de ensino.

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS LIMITES DO ESTUDO
Estudo realizado em uma única instituição de ensino: resultados não podem ser generalizados. Estudo não utilizou técnicas estatísticas avançadas para estabelecer relações de causalidade (características das pesquisas explanatórias). Limitou-se a explorar fatores que influenciam o uso da TI. Possibilidade de outros fatores com influência sobre o uso da TI não terem sido identificados através da pesquisa.

19 SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS SUGESTÕES PARA PESQUISAS FUTURAS Replicar o estudo em outras instituições de ensino Replicar o estudo nos demais campi da IES Replicar a mesma pesquisa, no mesmo contexto, após a decorrência de determinado período de tempo Pesquisar especificamente os impactos da adoção da política do software livre por uma IES Realizar pesquisas explanatórias a partir do modelo de Venkatesh et al. (2003)

20 Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior: Fatores que Influenciam a Utilização
Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas 28 de outubro de 2005

21 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA
UTILIZAÇÃO DA TI NA EDUCAÇÃO Redefine o papel dos professores porque os ajuda a tornarem-se motivadores e facilitadores, e não repetidores de fatos (TAPSCOTT, 1997, p. 218). 70% dos alunos universitários no Brasil têm acesso à rede mundial de computadores. Destes, 30% têm acesso também em sua própria casa (SILVA apud MENDES FILHO et al., 2001).

22 ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Levantamento Físico junto ao Setor de Patrimônio Entrevistas com especialistas Trabalhos de Freitas et al. (2004), Martens e Freitas (2002) e Benamati e Lederer (1998) Instrumentos de pesquisa de Venkatesh et al. (2003) Moore e Benbasat (1991), traduzidos por duas professoras de inglês, com 11 e 26 anos de experiência, respectivamente, e uma delas aluna de curso de Mestrado em Administração. Pré-teste: 3 alunos, 4 funcionários, 3 professores da IES e componentes da equipe GIANTI

23 ANÁLISE FATORIAL Análise fatorial exploratória e confirmatória, utilizando o método de componentes principais, a partir da matriz de correlação, com rotação Varimax, através do SPSS. Divergências entre a base teórica e a análise fatorial: Variável 165: A tecnologia da informação que preciso utilizar é clara e compreensível. Venkatesh: expectativa de esforço - Análise fatorial: condições facilitadas. Variável 172: Eu tenho o conhecimento necessário para usar a tecnologia da informação. Venkatesh: condições facilitadas - Análise fatorial: expectativa de esforço. Variável 176: Os professores (para alunos) A reitoria, diretores de centros e coordenadores de cursos (para professores) A reitoria e chefias de setores (funcionários) da Univates têm cooperado no uso da tecnologia da informação. Venkatesh: influência social - Análise fatorial: condições facilitadas. Variável 181: Em geral, a Univates tem apoiado o uso da tecnologia da informação.

24 ANOVA F = variância utilizando diferença entre as médias dos grupos
variância utilizando diferença entre médias de cada grupo Se for F = 1 significa que os grupos não tem interferência na média. Quanto maior F, maior o efeito dos grupos. p = probabilidade de ocorrer F ou mais se os grupos não interferissem na média. “p” deve ser menor que 5% para estatística F ser significativa em um nível 0,05 (para deduzir que os grupos não interferem na média)

25 ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT
EXPECTATIVA DE PERFORMANCE 1 – Eu acho o sistema útil em meu trabalho. 2 – Utilizar o sistema me capacita a executar tarefas mais rapidamente. 3 – Utilizar o sistema aumenta a minha produtividade. 4 – Se eu uso o sistema, eu aumento minhas chances de ganhar uma promoção. EXPECTATIVA DE ESFORÇO 1 – Minha interação com o sistema é clara e compreensível. 2 – É fácil tornar-me experiente usando o sistema. 3 – Eu acho o sistema fácil de usar. 4 – Aprender a operar o sistema é fácil para mim.

26 ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT
INFLUÊNCIA SOCIAL 1 – Pessoas que influenciam meu comportamento pensam que eu deveria usar o sistema. 2 – Pessoas que são importantes para mim pensam que eu deveria usar o sistema. 3 – O diretor desta empresa tem ajudado a usar o sistema. 4 – Em geral, a organização tem apoiado o uso do sistema. CONDIÇÕES FACILITADAS 1 – Eu tenho os recursos necessários para usar o sistema. 2 - Eu tenho o conhecimento necessário para usar o sistema. 3 – O sistema não é compatível com outros sistemas que eu uso. 4 – Uma pessoa específica (ou grupo) está disponível para dar assistência nas dificuldades com o sistema.

27 PRINCIPAIS RESULTADOS
3,46 3,86 4,26 3,87 4,28 4,70 Satisfação Infra-estrutura Windows Linux Internet Sist.EAD Listas de discussão Bases de Dados Sist_autom.escrit.proprietários Sist.autom.escrit.livres Outros Softwares Admin. Intranet Rec.Adm.Dispon.Site Univates Progr.acadêmicos Importância Gráfico da Relação Importância/Satisfação

28 PRINCIPAIS RESULTADOS
p entre 0% e 0,5% - interferência dos grupos muito significativa p entre 0,6% e 5% - interferência dos grupos significativa p entre 5,01% e 15% - interferência dos grupos pouco significativa p acima de 15 % - interferência dos grupos não significativa

29 PRINCIPAIS RESULTADOS
Experiência no uso da TI Expectativa de esforço Condições facilitadas Expectativa de performance Influência social Grau de utilização TI Menos de 6 anos 3,75 4,00 4,53 3,60 2,55 De 6 a 10 anos 4,10 4,01 4,58 2,69 10 anos e mais 4,11 3,96 4,65 3,73 2,78 TOTAL 3,98 4,59 3,65 2,68 Os valores da tabela são as médias calculadas sem considerar as não-respostas. Os números enquadrados correspondem às médias por categoria significativamente diferentes (teste t) do conjunto da amostra (ao risco de 95%). Resultados do teste de Fisher: Expect_Esforço : F = 16,29, 1-p = >99,99% Condições_Facilit : F = 0,45, 1-p = 35,67% Expect_Performance : F = 3,67, 1-p = 97,46% Influência_Social : F = 1,40, 1-p = 75,28% Grau_utiliz_grupos_num : F = 6,54, 1-p = 99,83%

30 PROBLEMAS ENCONTRDOS COM A UTILIZAÇÃO DA TI

31 RESUMO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O USO
Influenciado Fator que influencia Moderadores Forma como influencia USO DA TI Expectativa de performance Gênero, voluntariedade, experiência no uso da TI Maior expectativa de performance, maior uso. Mulheres possuem maior expetativa de performance. Menor voluntariedade, maior expectativa de performance. Maior experiência no uso, maior expectativa de performance. esforço Idade, experiência no uso da TI Maior expectativa de esforço, maior uso. Idade média, maior expectativa de esforço. Maior experiência no uso da TI, maior expectativa de esforço. Condições facilitadas voluntariedade Mais condições facilitadas, maior uso. Mulheres percebem mais condições facilitads. Menor voluntariedade, mais condições facilitadas. Influência Social Idade, Maior influência social, maior uso. Maior idade, maior influência social. Menor voluntariedade, maior influência social. Idade Nenhum Maior idade, menor uso. Experiência Maior experiência, maior uso. Voluntariedade Maior voluntariedade, menor uso. Gênero Homens usam mais a TI.

32 SUMÁRIO RESULTADOS VENKATESH et al. (2003)

33 ESCALA DE UTILIZAÇÃO ORIGINAL (questionário): 1 – Nunca 2 – Raramente 3 – Ocasionalmente 4 – Freqüentemente 5 – Sempre PARA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: Pouca utilização: entre 1 e 2 Utilização moderada: entre 2,01 e 3,5 Utilização freqüente: acima de 3,5

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENAMATI, S. e LEDERER, A. L. Coping whit Rapid Change in Information Technology. In: Proceedings of the 1998 ACM special interest group on Computer Personnel Research Conference. Boston, MA: Março 1998, p FREITAS, H.; MARTENS, C. D. P.; ANDRIOTTI, F. K.; COSTA, R. S. Perfil da Tecnologia da Informação em Organizações Gaúchas. Porto Alegre: I SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. PUCRS-UFRGS-UNISINOS-UCS, Outubro 2004, p MARTENS, C. D. P. e FREITAS, H. A Tecnologia da Informação (TI) em Pequenas Empresas Industriais do Vale do Taquari/RS. Porto Alegre/RS: Anais do XXXVII CLADEA. Outubro de 2002, anais em CD- ROM. MASETTO, M. T.. Atividades Pedagógicas no Cotidiano da Sala de Aula Universitária: Reflexões e Sugestões Práticas. In: CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E.. Temas e Texto em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001. MENDES FILHO, L. A. M.; ALLOUFA J. M. de L.; QUEIROZ, T. S. de; ADESHOYE, I. A.; RAMOS, A. S. M. Inovações Tecnológicas no Ensino: Contribuições Teóricas. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre – RS. Anais em CD do XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. ABENGE – Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, v. Único, p MOORE, G. C. e BENBASAT, I. Development of an Instrument to Measure the Perception of Adopting an Information Technology Innovation. Information Systems Research, 2:3, p , set TAPSCOTT, D. Economia Digital: Promessa e Perigo na Era da Inteligência em Rede. São Paulo: Makron Books, 1997. VENKATESH, V. MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D.. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 27, n.3, p , set


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