A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler."— Transcrição da apresentação:

1 FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas

2 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado AGENDA Situação Problemática e Justificativa Delimitação Teórica Objetivo Geral Objetivos Específicos Método de Pesquisa Contexto da Pesquisa Cronograma Contribuições Esperadas

3 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA UTILIZAÇÃO DA TI NA EDUCAÇÃO Permite o alargamento do espaço de ensino-aprendizagem, além tornar o processo mais eficiente e eficaz, mais motivador e envolvente. (MASETTO, 2001). Redefine o papel dos professores porque os ajuda a tornarem-se motivadores e facilitadores, e não repetidores de fatos (TAPSCOTT, 1997, p. 218).

4 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA 70% dos alunos universitários no Brasil têm acesso à rede mundial de computadores. Destes, 30% têm acesso também em sua própria casa (SILVA apud MENDES FILHO et al., 2001). Os altos investimentos feitos em TI precisam melhorar a produtividade das organizações, mas, para que isso ocorra, as inovações precisam ser aceitas e efetivamente utilizadas nas organizações (Vencatesh et al., 2003).

5 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado DELIMITAÇÃO TEÓRICA FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TI Vencatesh et al. (2003) desenvolveram um modelo de aceitação da TI pelos usuários, a partir da unificação de oito modelos identificados na literatura. O modelo unificado apresenta quatro determinantes diretos da intenção e uso da TI nas organizações e de quatro fatores moderadores, ou seja, características pessoais dos usuários que influenciam a aceitação e uso da TI.

6 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado DELIMITAÇÃO TEÓRICA Fonte: Vencatesh et al. (2003, p. 447). TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT)

7 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado OBJETIVO GERAL Identificar os fatores determinantes e os fatores moderadores da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação em uma Instituição de Ensino Superior, na visão dos alunos, professores e funcionários.

8 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar a TI disponível na IES; Identificar o potencial de uso da TI disponível; Identificar a percepção de disponibilidade de TI por parte dos usuários (alunos, professores e funcionários); Identificar o grau de utilização efetiva da TI por parte de alunos, professores e funcionários; Identificar os fatores determinantes do uso da TI; Identificar os fatores moderadores do uso da TI.

9 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado MÉTODO DE PESQUISA Pesquisa Exploratória Método: Survey Caráter quantitativo e qualitativo Instrumentos: 1) Entrevistas com especialistas para elaboração do questionário; 2) Questionário. Amostra: Alunos: uma turma de cada curso de graduação (não calouros); Professores: todos; Funcionários: todos.

10 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado MÉTODO DE PESQUISA

11 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado MÉTODO DE PESQUISA ESTRUTURA DO QUESTIONÁRIO:

12 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado CONTEXTO DA PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES Instituição de ensino comunitária, sem fins lucrativos, localizada em Lajeado, na região do Vale do Taquari. Oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão e técnicos. Desde 1997 adota a filosofia do software livre, por primar pela produção e disseminação do conhecimento humano.

13 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado CONTEXTO DA PESQUISA ALGUNS NÚMEROS Alunos 2004A8.389 Alunos de Graduação6.781 Cursos de Graduação36 Professores269 Funcionários, Estagiários e Bolsistas364 Laboratórios de Informática7 Microcomputadores: uso acadêmico295 Microcomputadores: uso administrativo276

14 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado CRONOGRAMA

15 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado CONTRIBUIÇÕES ESPERADAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CONTEXTO: - - Identificação de fatores que influenciam o grau de utilização da TI na IES estudada; - - Impacto no retorno sobre investimentos da IES e agregação de valor à utilização da TI por parte dos usuários, caso a IES implemente ações que melhorem levem a uma utilização mais efetiva da TI. CONTRIBUIÇÕES PARA A MESTRANDA: - Aperfeiçoamento profissional (tema e método de pesquisa); CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DE SI: - Estudo sobre fatores que influenciam a utilização da TI.

16 FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler Kaufmann Orientador: Dr. Henrique de Freitas

17 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREITAS, H.; MARTENS, C. D. P.; ANDRIOTTI, F. K.; COSTA, R. S. Perfil da Tecnologia da Informação em Organizações Gaúchas. Porto Alegre: I SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. PUCRS-UFRGS- UNISINOS-UCS, Outubro 2004, p MARTENS, C. D. P. e FREITAS, H. A Tecnologia da Informação (TI) em Pequenas Empresas Industriais do Vale do Taquari/RS. Porto Alegre/RS: Anais do XXXVII CLADEA. Outubro de 2002, anais em CD-ROM. 1.MASETTO, M. T.. Atividades Pedagógicas no Cotidiano da Sala de Aula Universitária: Reflexões e Sugestões Práticas. In: CASTANHO, S. e CASTANHO, M. E.. Temas e Texto em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, MENDES FILHO, L. A. M.; ALLOUFA J. M. de L.; QUEIROZ, T. S. de; ADESHOYE, I. A.; RAMOS, A. S. M. Inovações Tecnológicas no Ensino: Contribuições Teóricas. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2001, Porto Alegre – RS. Anais em CD do XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. ABENGE – Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, v. Único, p TAPSCOTT, D. Economia Digital: Promessa e Perigo na Era da Inteligência em Rede. São Paulo: Makron Books, VENCATESH, V. MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D.. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly, v. 27, n.3, p , set

18 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA Questão de pesquisa: Quais são os fatores determinantes e quais são os fatores moderadores da utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) em uma Instituição de Ensino Superior (IES), na visão de alunos, professores e funcionários?

19 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA COM BASE NA PESQUISA: 1 - A IES poderá rever suas políticas de investimento em TI e/ou estabelecer formas de divulgar melhor a TI e incentivar o uso; 2 - Estas ações poderão contribuir para uma melhoria na gestão da IES, no que tange a uma possível economia de recursos com a utilização mais efetiva das tecnologias já disponíveis e a possibilidade de investir menos em tecnologias que não serão efetivamente aproveitadas; 3 – As ações igualmente agregarão valor aos usuários (alunos, professores e funcionários), à medida que serão incentivados a utilizar com maior efetividade as tecnologias disponíveis.

20 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES MISSÃO: Gerar, mediar e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional, inseridas no contexto universal, com vistas à expansão contínua e equilibrada da qualidade de vida. VISÃO: Ser uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pela qualidade, onde se destacam os compromissos com a inovação, com o empreendedorismo e com os valores do associativismo.

21 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO Levantamentos Físicos da TI: TI existente Entrevistas com Especialistas: Ti existente e potencial de uso. Questionário: percepção, uso e fatores que inflenciam. Percepção e uso: escala Lickert com base nos levantamentos, entrevistas e literatura; Fatores determinantes e fatores moderadores: assume-se como premissa o modelo de Vencatesh et al., mas não tem-se a pretensão de testá-lo. Será utilizado como base teórica para a elaboração do instrumento. A análise da intensidade da presença dos diversos elementos do modelo na IES pesquisada será comparada com os resultados encontrados pelos autores. As escalas que medem os fatores determinantes e os fatores moderadores da utilização da tecnologia, utilizadas pelos autores, serão traduzidas e incorporadas ao instrumento deste estudo. Além das questões fechadas, o questionário será composto por algumas questões abertas, que objetivam levantar fatores que influenciam o grau de utilização da TI e não estão previstos no instrumento. Validação: Pré-teste com um profissional da área de Tecnologia da Informação, uma pequena amostra dos alunos, professores e funcionários que compõem a população da pesquisa.

22 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado SUMÁRIO RESULTADOS VENCATESH et al.

23 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT EXPECTATIVA DE PERFORMANCE 1 – Eu acho o sistema útil em meu trabalho. 2 – Utilizar o sistema me capacita a executar tarefas mais rapidamente. 3 – Utilizar o sistema aumenta a minha produtividade. 4 – Se eu uso o sistema, eu aumento minhas chances de ganhar uma promoção. EXPECTATIVA DE ESFORÇO 1 – Minha interação com o sistema é clara e compreensível. 2 – É fácil tornar-me experiente usando o sistema. 3 – Eu acho o sistema fácil de usar. 4 – Aprender a operar o sistema é fácil para mim.

24 Orientador: Dr. Henrique de Freitas Sandra Maribel Auler Kaufmann Proposta de Dissertação de Mestrado ITENS USADOS PARA ESTIMAR UTAUT INFLUÊNCIA SOCIAL 1 – Pessoas que influenciam meu comportamento pensam que eu deveria usar o sistema. 2 – Pessoas que são importantes para mim pensam que eu deveria usar o sistema. 3 – O diretor desta empresa tem ajudado a usar o sistema. 4 – Em geral, a organização tem apoiado o uso do sistema. CONDIÇÕES FACILITADAS 1 – Eu tenho os recursos necessários para usar o sistema. 2 - Eu tenho o conhecimento necessário para usar o sistema. 3 – O sistema não é compatível com outros sistemas que eu uso. 4 – Uma pessoa específica (ou grupo) está disponível para dar assistência nas dificuldades com o sistema.


Carregar ppt "FATORES DETERMINANTES E FATORES MODERADORES DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Nome: Sandra Maribel Auler."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google