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Prof. Laércio Ferreira da Silva

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Apresentação em tema: "Prof. Laércio Ferreira da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Laércio Ferreira da Silva
MÍDIA I MÍDIA II Prof. Laércio Ferreira da Silva

2 MERCADO PUBLICITÁRIO MERCADO BRASIL

3 TEMAS DAS AULAS AULA 01: APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA 02: INTRODUÇÃO POSIÇÃO SOCIOECONÔMICA AULA 03: INTRODUÇÃO INVESTIMENTOS E NORMAS CENP AULA 04: INTRODUÇÃO E RELAÇÃO COMERCIAL X CLIENTES X VEICULOS X FORNECEDORES AULA 05: JORNAL AULA 06: REVISTA AULA 07: MARKETING DIRETO AULA 08: OUT DOOR - IN DOOR E EXTERIORES AULA 09: INTERNET AULA 10: CINEMA AULA 11: RÁDIO AM E FM AULA 12: TELEVISÃO ABERTA E A CABO AULA 13: OPERAÇÕES COMERCIAIS MEIOS/NORMAS AULA 14: FERRAMENTAS DE PESQUISA AULA 15: FERRAMENTAS DE PESQUISA AULA 16: SIMULAÇÕES DE INVESTIMENTOS AULA 17: FORMATAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA INTERDISCIPLINAR

4 RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO
MÍDIA RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO

5 INTRODUÇÃO À MÍDIA Origem e significado Importância e aplicabilidade
Localização no Sistema Social Localização no Mercado Publicitário Visão administrativa e operacional Visão comercial e relacionamento Relação com o mercado

6 PROPAGANDA CONQUISTA DO CLIENTE CONTRATO DO CLIENTE COLETA DE DADOS
INTERPRETAÇÃO PESQUISA DE MERCADO BUSCA DO DIFERENCIAL PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO POSIONAMENTO EMPRESA E MERCADO PLANEJAMENTO DE CAMPANHA DIFERENCIAL EXTERIORIZADO PLANEJAMENTO DE MÍDIA ESTUDOS ESTRATÉGICOS E OTIMIZAÇÃO DA VERBA CONCEITO - CRIAÇÃO IMPACTO VISUAL PRODUÇÃO - CAMPANHA DIFERENCIAL VISUAL APRESENTAÇÃO BANCA EXPOSIÇÃO PÚBLICA

7 CICLO ECONÔMICO NATURAL CAPITALISTA
EMPREGABILIDADE SOCIEDADE CONSUMIDORA REALIZAÇÃO PESSOAL REALIZAÇÃO PROFISSIONAL SONHOS PESSOAIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING E DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SISTEMA POLÍTICO SOCIAL E ECONÔMICO MUNDIAL GLOBALIZADO SONHOS PROFISSIONAIS CONSUMO SOCIEDADE EMPRESARIAL RECEITAS PRODUTIVIDADE

8

9 POSIÇÃO MERCADOLÓGICA
SOCIEDADE CONSUMIDORA EMPRESAS ESTRATÉGIA DE MARKETING PUBLICIDADE & PROPAGANDA AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE VEÍCULOS FORNECEDORES

10 POSICIONAMENTO SOCIAL
Sociedade Consumidora - I.P.C. Empresas - Canais de Marketing Marketing Estratégico Empresarial Publicidade e Propaganda Agências de Publicidade Mídia Veículos Fornecedores

11 MÍDIA

12 MÍDIA

13 MÍDIA

14 POSIÇÃO PROFISSIONAL SER ESTAR FORA Profissional Assessor Curioso
Decisão Pergunta Não sabe Agência Agenciador Oportunista Veículo Participante Aventureiro Fornecedor Free lancer Sonhador

15 RECEITAS RECEITAS VERBA EMPRESAS: 100% Comissões sobre veículos:
( 0,25 a 5,5% faturamento bruto) BR Comissões sobre veículos: 20% ( Taxa paga pelo veículo ) Comissões sobre fornecedores: 15% ( taxa paga pela empresa cliente ) Tabela de serviços agência CENP - Conselho Executivo de Normas Padrão

16 RECEITAS RECEITAS LINGUAGEM PROFISSIONAL PUBLICITÁRIA CONJUGA O VERBO INVESTIR LINGUAGEM PROFISSIONAL ADMINISTRAÇÃO CONJUGA O VERBO GASTAR

17 ERROS COMUNS DA RELAÇÃO EMPRESAS CLIENTES
ACREDITAR SÓ NA FORÇA DO VEÍCULO PREENCHER ESPAÇO NA “SOMBRA” DO CONCORRENTE QUASE NENHUM INVESTIMENTO NA IMAGEM DA EMPRESA FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMPRA DE MIDIA NO “IMPULSO, EMOÇÃO OU NA AMIZADE” DECISÃO DA COMUNICAÇÃO IMPULSIVA E EMOCIONAL ALTA ROTATIVIDADE DE EMPRESAS ESTRATÉGICAS INEXISTÊNCIA DE CONTRATOS DE DIREITOS E DEVERES CLIENTE X COMUNICAÇÃO

18 RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO
ANO: 12 MESES SEMESTRE: 06 MESES TRIMESTRE: 03 MESES ESTRATÉGIA: É A ARTE DE PENSAR NOS NEGÓCIOS A LONGO PRAZO. “QUEM APRENDE A SONHAR JÁ ANDA A METADE” ESTRATÉGIA: PERÍODOS – MEIOS DE COMUNICAÇÃO - MERCADOS

19 RACIOCÍNIO TÁTICO TÁTICA:
ANO: 365 DIAS OU 52 SEMANAS SEMESTRE: 180 DIAS OU 26 SEMANAS TRIMESTRE: 90 DIAS OU 13 SEMANAS TÁTICA: É A ARTE DE ADMINISTRAR E CONSOLIDAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA. “QUEM APRENDE A RACIOCINAR TÁTICAMENTE ANDA A OUTRA METADE” ESTRATÉGIA: PRODUTOS – HORÁRIOS - DATAS

20 EXEMPLO DE ESTRATÉGIA E RACIOCÍNIO TÁTICO
PROJETO ANUAL: FORMULA 1 PERÍODO: 210 DIAS MENSAL: 02 PROVAS MÊS NO. PROVAS: 14 ESTRATÉGIA E TÁTICA: CLIENTE: CALDAS CAP – RECAUCHUTAGEM MICHELIN 05 COMERCIAS DIFERENTES: (PIQUET-SENNA-PROST-NIGEL-NEUTRO) VEICULAÇÃO: PROGRAMA APÓS NO 10. INTERVALO E AINDA FANTÁTICO-BBRA-BPRA-GESP

21 ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO
MARKETING MIX 4 a 8 Ps. + OS ATALHOS ESTRATÉGIA DE PRODUTO ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO “PLACE” ESTRATÉGIA DE PREÇO ESTRATÉGIA DO ATALHO “REMÉDIO FEBRIL” ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO “PROPAGANDA” PONTO DE VENDA PROMOÇÃO POCKET PROFISSIONAIS

22 MUDANÇAS NA RELAÇÃO O QUE ALTEROU NA PUBLICIDADE?
RESP: A REGIONALIZAÇÃO DOS MEIOS DEMOCRATIZAÇÃO DOS CUSTOS NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CONSOLIDAÇÃO DE GRANDES MARCAS CRESCIMENTO SÓCIOECONÔMICO PONTOS PRINCIPAIS DE ANÁLISE NOVOS SEGMENTOS E EMPRESAS NOVOS CONCORRENTES NOVAS MARCAS

23 PROBLEMAS NA RELAÇÃO VEÍCULOS CLIENTES AGÊNCIAS FORNECEDORES
VEÍCULOS ASSUMINDO PAPÉIS DIFERENTES DA SUA MISSÃO FORNECEDORES ASSUMINDO PAPÉIS DIFERENTES DA SUA MISSÃO AGÊNCIAS OPERANDO FRAGILIZADAS SEM AUTONOMIA DO CLIENTE AGÊNCIA COM POUCO INVESTIMENTO EM STAFF EXCLUSIVO CLIENTES INSATISFEITOS E GENERALIZANDO A COMUNICAÇÃO VEÍCULOS CLIENTES AGÊNCIAS FORNECEDORES

24 RELAÇÃO IDEAL MÍDIA VEÍCULOS EMPRESAS CRIAÇÃO PRODUÇÃO
ADM - FINAN VEÍCULOS PESQUISAS PLANEJAMENTO EMPRESAS MÍDIA ATENDIMENTO CRIAÇÃO PRODUÇÃO FORNECEDOR SOCIEDADE CONSUMIDORA – IPC – MAPA DA MINA

25 INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS
TRANSACIONAL – RELACIONAL - ESTRATÉGICO

26 INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS

27 INVESTIMENTOS E RECEITAS REAIS

28 INTRODUÇÃO À MÍDIA Relacionamento interno agência
Importância no contexto cliente-agência Organização e estrutura do departamento Posição ética de mercado Conhecimento logístico Visão de planejamento Visão de negociação

29 INTRODUÇÃO À MÍDIA Posição ética com os veículos
Posição ética com fornecedores Posição ética com clientes Posição ética com empresa Estrutura do mercado

30 Organização da Função Saber delegar tarefas Estudos da função
Reuniões com outras áreas Organização burocrática Informações técnicas atualizadas Ambientação

31 Qualificações do Mídia
Profissional Pessoal Responsabilidade na função Conexões profissionais Raciocínio tático empresarial Conhecer os mercados Domínio técnico de mídia Transmitir sua visão ao mercado Transmitir sua visão internamente Poder de síntese Apresentação didática Responsabilidade social Conexões pessoais Raciocínio tático social Conhecer as pessoas Formação e estudos Transmitir sua visão as pessoas Transmitir sua visão internamente Poder de síntese Comunicação didática

32 Visão de Mercado Profissional Pessoal Conhecer empresas
Conhecer negócio empresas Sazonalidades Missão profissional Variáveis emergenciais Táticas emergenciais Visão estratégica concorrência Conhecer profissionais Conhecer função profissionais Costumes sazonais Missão social Conexões de emergência Aplicação tática Visão estratégica pessoas

33 Atendimento ao Mercado
Local especial para atendimento Horários específicos Cortesia e dinamismo Assuntos pertinentes à função Assuntos genéricos do mercado Postura pessoal e profissional

34 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Jornal Revista Out door Marketing direto
Rádio AM - FM Televisão Aberta Televisão A Cabo Internet New mídias Extensivos

35 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Origem e evolução
Características positivas e negativas Práticas de relacionamento comercial Práticas de relacionamento ético Origem e custos Logística Normas e procedimentos

36 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Formatos comerciais Diferenciais do veículo
Planejamento e apresentação Produção Comercial Técnicas de definição de verba

37 JORNAL

38 C.P.M. JORNAL R$ 41,66 90% tiragem Folha é assinantes TIRAGEM: 30.000
TOTAL MÁXIMO: 5.000 : X 1.000 C.P.M. FOLHA RIBEIRÃO ou C.P.M.DECISORES CLASSE AB R$ 41,66 UNIVERSO = TIRAGEM FOLHA DE S.PAULO MÉDIA: EXEMPLARES 04 LEITORES POR JORNAL TOTAL: LEITORES TABELA PÁGINA: R$ 5.000,00 90% tiragem Folha é assinantes

39 C.P.M. JORNAL R$ 135,00 UNIVERSO = TIRAGEM A CIDADE RIB. PRETO
MÉDIA: EXEMPLARES 04 LEITORES POR JORNAL TOTAL: LEITORES TABELA PÁGINA: R$ 5.000,00 TIRAGEM: TOTAL MÁXIMO: 5.000 : X 1.000 C.P.M. A CIDADE RIB. PRETO R$ 135,00

40 REVISTA

41 C.P.M. REVISTA R$ 25,00 UNIVERSO = TIRAGEM REVISTA ÉPOCA - SEMANAL
MÉDIA: EXEMPLARES 04 LEITORES POR REVISTA 04 SEMANAS TOTAL: LEITORES TABELA 4a. CAPA: R$ ,00 X 4 = ,00 TIRAGEM: TOTAL MÁXIMO: : X 1.000 C.P.M. REVSITA ÉPOCA R$ 25,00

42 MKT DIRETO

43 C.P.M. MKT DIRETO R$ 220,83 TIRAGEM: 30.000 TOTAL MÁXIMO: 120.000
UNIVERSO = TIRAGEM IMPRESSO VAREJO - SEMANAL MÉDIA: EXEMPLARES 04 LEITORES POR IMPRESSO 01 SEMANA TOTAL: LEITORES CUSTO POSTAGEM: R$ 0,60 IMPRESSÃO: R$ 5.000,OO FOTOLITO: R$ 1.500,00 PRODUÇÃO: 1.000,00 CRIAÇÃO: 1.000,00 TOTAL POSTAGEM: R$ ,00 TOTAL IMPRESSO: R$ ,00 TOTAL GERAL: R$ ,00 TIRAGEM: TOTAL MÁXIMO: : X 1.000 C.P.M. IMPRESSO VAREJO ENCARTE NA FOLHA MÍNIMO FORMATO O2 PÁGINAS R$363,00 O MILHEIRO R$ 220,83

44 INTERNET

45 OUT DOOR

46 C.P.M. OUT DOOR R$ 5,84 UNIVERSO = TRÁFEGO DE PESSOAS
10 PONTOS / PLACAS ESTRATÉGICOS MÉDIA: PLACA X 10 PONTOS PESSOAS 14 DIAS TOTAL 10 PLACAS: R$ 3.500,00 UNIVERSO: 3.500 : X 1.000 C.P.M. OUT DOOR R$ 5,84 EXEMPLO INVÁLIDO POIS NÃO EXISTE PESQUISAS FUNDAMENTADAS EM BASE CIENTÍFICA

47 CINEMA

48 C.P.M. CINEMA R$ 71,42 UNIVERSO = SALA DE EXIBIÇÃO
35 SALAS RIB. PRETO – SP 300 LUGARES MÉDIA 35 SESSÕES SEMANA 300 X 35 SAL. X 35 SES. X 04 SEM. TOTAL MÁXIMO: PES./MÊS CUSTO SALA SEMANA: R$ 750,00 R$ ,00 MÊS - UNIVERSO UNIVERSO: TOTAL MENSAL: R$ ,00 : X 1.000 C.P.M. CINEMA RIB. PRETO R$ 71,42

49 RÁDIO

50 C.P.M. RÁDIO FM R$ 0,16 UNIVERSO = DOMRD OUVINTES: 150.000
PESSOAS – REG.RIB.PRETO RÁDIO FM AUDIÊNCIA MÉDIA: 05% TOTAL: OUVINTES INSERÇÃO: 30” TABELA INDETERMINADA: R$ 25,00 OUVINTES: 25 : X 1.000 C.P.M. RÁDIO FM R$ 0,16

51 TELEVISÃO

52 C.P.M. TELEVISÃO R$ 1,88 UNIVERSO = DOMTV TELESPECTADORES: 3000.000
PESSOAS – REG.RIB.PRETO REDE GLOBO PRODUTO: JORNAL DA GLOBO AUDIÊNCIA MÉDIA: 10% TOTAL: TELESPECTADORES INSERÇÃO: 30” TABELA: R$ 565,00 TELESPECTADORES: 565 : X 1.000 C.P.M. JORNAL DA GLOBO R$ 1,88

53 OPEC RELAÇÃO COMERCIAL Controle Normas comerciais Formatos comerciais
JORNALISMO OPEC ENGENHARIA VENDAS Controle Normas comerciais Formatos comerciais Ética Auditoria Administração e Finanças PROGRAMAÇÃO PRODUÇÃO MERCADO PUBLICITÁRIO OU ANUNCIANTE DIRETO

54 TRANSMISSÃO DE SINAIS OPEC EMISSORA NET SPOT LOCAL JORNALISMO SATÉLITE
ENGENHARIA VENDAS PROGRAMAÇÃO TORRES EMISSORA NET SPOT LOCAL

55 ESTRUTURA DOS INTERVALOS
PROGRAMAÇÃO = NÃO COMERCIALIZADO NET SPOT LOCAL VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02

56 ESTRUTURA DOS INTERVALOS
CALHAU = ESPAÇO NÃO VENDIDO NET SPOT LOCAL VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02 VINHETA CHAMADA 01 COMERCIAL 01 COMERCIAL 02 COMERCIAL 03 COMERCIAL 04 COMERCIAL 05 COMERCIAL 06 CHAMADA 02

57 CARACTERÍSTICAS DE EMPRESAS
NET SPOT LOCAL HOMOGÊNEA NACIONAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS HOMOGÊNEA ESTADUAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS HETEROGÊNEA REGIONAL VAREJO INDÚSTRIA SERVIÇOS 100% 33% 33% 33%

58 RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL
Atendimento Apresentação (Novos Produtos) Negociação e ajustes financeiros Consulta espaço - disponibilidade Reserva - Autorização Identificação do material Exibição da campanha Comprovação da exibição Emissão do faturamento RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL

59 RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL
ANTES HOJE Arquivo virtual Computadores Internet Padrão de formatos Exibição on line Comprovação on line Faturamento on line Arquivo de papeis Máquina de escrever Informações via telex Formatos sem padrão Exibição faixa plana Comprovação manual Faturamento manual FAIXA PLANA – CASSETEIRA - DIG - FLORIPA

60 RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL
FUTURO Online mercado - veículos Negociação profissional Confiabilidade de exibição Comprovação online Interdependência de dos segmentos DIGITALIZAÇÃO DO MATERIAL E COMPROVAÇÃO DA EXIBIÇÃO DO SISTESMA FLORIPA – COMERCIAL OPERACIONAL E ADMINISTRATIVO

61 RELAÇÃO E OPERAÇÃO COMERCIAL DOS MEIOS
QUALIDADE DA RELAÇÃO COMERCIAL Formatos comerciais Base de custos em projetos Formatos de desenvolvimento net Formatos de desenvolvimento local Normas de comercialização Conselhos de ética comercial ( Fonte: SUCOM )

62 INDÚSTRIA VAREJO PROMOCIONAL MÚLTIPLO SHOWS
01 02 03 04 05 06 VAREJO 01 02 03 PROMOCIONAL 01 02 MÚLTIPLO 01 02 SHOWS 01 02 03 CONSTRUÇÃO CIVIL

63 OPERAÇÃO COMERCIAL * APOSTILA SITE SUCOM
FORMATOS COMERCIAIS DE PATROCINADORES Abertura e Encerramento Vinheta de passagem Vinheta da bloco Vinheta de quadro Chamada comercial Insert de vídeo Insert de vídeo com áudio Flash Entrada do jornalismo FORMATOS COMERCIAIS DIFERENCIADOS TOP DE 5” HORA CERTA PRÓXIMA ATRAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA * APOSTILA SITE SUCOM

64 www. comercial.redeglobo.com.br
OPERAÇÃO COMERCIAL www. comercial.redeglobo.com.br FORMATOS COMERCIAIS DE DESENVOLVIMENTO Merchandising Licenciamento Promoção Projetos Institucionais Telefone 0800 Ações integradas Game shows Intervalos integrados Intervalos especiais Esportes FORMATOS LOCAIS Classevídeo Guia de Turismo Datas promocionais Mensagens setoriais Aniversários de cidades Campanhas institucionais Eventos comunitários Eventos regionais Apoio cultural Projetos diferenciados

65 OPERAÇÃO COMERCIAL E FORMATAÇÃO DE CUSTOS
QUALIDADE ENTREGA NA RELAÇÃO COMERCIAL DURAÇÃO DE PROGRAMAS (EX. MAIS VOCÊ) DURAÇÃO DOS INTERVALOS PROJETO FUTEBOL REDE GLOBO PROJETO FÓRMULA 1 PROJETOS ESPECIAIS (TORNEIO DE VOLEY) COPA DO MUNDO EXCLUISVA *** Programa Milton Neves – Programa Boa Noite Brasil

66 INVESTIMENTOS DO SETOR
Fonte: Meio & Mensagem dez

67 INVESTIMENTOS DO SETOR
Nos. Em R$ mil

68 REFLEXÕES ECONÔMICAS POPULAÇÃO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO:
TOTAL: POPULAÇÃO CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: DADOS EM PERCENTUAIS: FEMININA: 51,50% MASCULINA: 48,50% 15,70 % CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO 84,43% REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ** DADOS PROJETADOS PARA EXERCÍCIOS

69 REFLEXÕES ECONÔMICAS POPULAÇÃO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO:
TOTAL: ( 105 CIDADES ) POPULAÇÃO CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO: TOTAL: DADOS EM PERCENTUAIS: FEMININA: 51,50% ( ) MASCULINA: 48,50% ( ) 13,37 % CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO 86,63% REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO ** DADOS REAIS IBGE

70 REFLEXÕES ECONÔMICAS

71 REFLEXÕES ECONÔMICAS

72 REFLEXÕES ECONÔMICAS

73 REFLEXÕES ECONÔMICAS

74 REFLEXÕES ECONÔMICAS

75 REFLEXÕES ECONÔMICAS

76 REFLEXÕES ECONÔMICAS

77 INFORMAÇÕES ECONÔMICAS
FONTE: JNAC / JAN 2004

78 REFLEXÕES ECONÔMICAS

79 REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL

80 REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL

81 REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL
RÁDIO A VERBA: R$ 1.800 INSERÇÕES EM RÁDIO FM 09 RÁDIOS REPRESENTAM QUASE 100% DE ALCANCE DA POPULAÇÃO 200 INSERÇÕES DE 30” MAIS 300 INSERÇÕES 15” 05 SEMANAS DE 50 INSERÇÕES RÁDIO B RÁDIO C RÁDIO D RÁDIO E RÁDIO F RÁDIO G RÁDIO H RÁDIO I

82 REFLEXÕES ESTRATÉGICAS PEQUENO VAREJO REGIONAL
FARMÁCIA FATURAMENTO MENSAL: FATURAMENTO ANUAL: VERBA PUBLICITÁRIA: 3% F.BR. VALOR TOTAL: AÇÕES DE MÍDIA: MKT DIRETO OUT DOOR PROMOÇÃO PDV E SAMPLING INTERNET RÁDIO FM ASSESSORIA DE IMPRENSA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO BAIRRO JARDIM IRAJÁ POPULAÇÃO CIDADE: POPULAÇÃO DO BAIRRO: (*) SEXO FEMININO: SEXO MASCULINO: CLASSES SOCIAIS: ABCDE

83 ANÁLISES DO MÍDIA Análise básico do público
Informações de concorrência Intensidade dos pontos de contato e segmentos Características e propriedades do veículo Critérios de aferição de cobertura, freqüência e custos absolutos Dimensão do mercado Referências de parceiros Compatibilidade de custos entre veiculação -produção Garantias e manutenção permanente de exibição Informações periódicas e regulares do veículo

84 VISÕES TÁTICAS - DI Lançamento de Marca ou Produto
Manutenção de Marca ou Produto Campanhas Institucionais Campanhas de Varejo Campanhas Sazonais ( indústria e varejo ) Teaser Emergências Tipos de freqüências do plano CROSS MÍDIA – VISÃO INTEGRADA

85 FERRAMENTAS IBOPE MARPLAN IVC SACEW-LEDA-NIELSEN MIDIALOG A&F
FEELING PROFISSIONAL (***)

86 FORMATAÇÃO DO PLANO DE MÍDIA INTERDISCIPLINAR
Desenvolvimento Objetivos Público alvo Mercado de atuação Período de campanha Verba disponível Estratégia Tática Conclusões Estratégia Período Fases Meios Justificativas Cronograma Tática Veículos Custos (unitário – total) Referenciais técnicas Gráficos – Tabelas Breakdown Planilhas

87 REFERÊNCIAS TÉCNICAS Universo Audiência CPM CPP GRP TARP SHARE
Freqüência – Impacto - Alcance Obs: Análise do Recall da campanha

88 REFERÊNCIAS TÉCNICAS CUSTO POR MIL AUDIÊNCIA BRUTA UNIVERSO SOCIEDADE
CONSUMIDORA AMOSTRA PESQUISADA AUDIÊNCIA LÍQUIDA FREQÜÊNCIA DMTV – DMRD – TIRAGEM PONTOS – SALAS - MAILING ALCANCE

89 IBOPE ARARAQUARA 2002 PROGRAMA FANT ESPE JNAC JGLO JHOJ N20H VALE PRJO
GRUD DOM GRUD SEM AUDIÊNCIA 40% 20% 54% 15% 25% 58% 26% 09% 11% 01% SHARE 54% 55% 67% 49% 58% 72% 60% 43% 33% TOTAL DOM 78.181 58.838 97.727 35.182 43.000 3.909 TOTAL TELESP 58.035 14.509 CPM 4,32 1.85 4,06 2,45 1,96 3,32 1,65 4,08 3,84 8,55 CPP 31,33 12,10 29,48 18,60 11,40 24,05 9,23 26,33 20,27 95,00

90 AUDIÊNCIA UNIVERSO TIPOS DE UNIVERSO VEÍCULO A VEÍCULO A DOMTV DOMRD
TIRAGEM PONTOS SALASEXIB MAILING ASSINANTES VEÍCULO A VEÍCULO A VEÍCULO B VEÍCULO B VEÍCULO C VEÍCULO C VEÍCULO D DESLIGADOS VEÍCULO D TOTAL 100% DESLIGADOS

91 SHARE AUDIÊNCIA NO UNIVERSO SHARE NO UNIVERSO VEÍCULO A 15%
VEÍCULO B VEÍCULO B 06% VEÍCULO A 20% VEÍCULO C VEÍCULOC 05% VEÍCULO A 16% VEÍCULO D DESLIGADOS VEÍCULO D 04% VEÍCULO A 14% TOTAL 100% DESLIGADOS 70% DESLIGADOS 70%

92 ANÁLISE DE REFERÊNCIAS

93 ANÁLISE DE REFERÊNCIAS

94 ETAPAS DO PROJETO EXPERIMENTAL
Busca de informações dos meios de comunicação ETAPA 02: Análise da concorrência do cliente do projeto ETAPA 04: Definição da estratégia e tática de mídia ETAPA 05: Simulação de investimentos e investidores (mídia x produção da campanha) ETAPA 06: Fundamentação do projeto ETAPA 07: Entrega final

95 VÍDEO AULA - TEMAS DISCUTIDOS
EMPREGABILIDADE X NECESSIDADE DE ATUALIZAÇÃO EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE CONSUMIDORA PROFISSÕES JOVENS DIFICULDADES DE ASSIMILAÇÃO TEAM DO LIVRO RELAÇÃO CLIENTE REGIONAL E A COMUNICAÇÃO PASSO A PASSO DA COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURA DE MARKETING DAS EMPRESAS ESTRATÉGIA DE MARKETING DO RÁDIO AM EVOLUÇÃO DO RÁDIO AM DIGITAL IMPOTÂNCIA DO RÁDIO NA COMUNICAÇÃO E MÍDIA RECICLAGEM PROFISSIONAL E ESTRATÉGIA MKT RÁDIO PRODUÇÃO COMERCIAL E PÓS PRODUÇÃO CONCEITO DE CAMPANHA E EMPRESA X PRODUTO PREPARAÇÃO E CONTEÚDO DO PUBLICITÁRIO PROGRAMAS DE ENSINO SUPERIOR RÍTMO DA PROFISSÃO E DO PROFISSIONAL PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR CENP – CONSELHO EXECUTIVO DE NORMAS PADRÃO MERCADO DE TRABALHO REGIONALIZADO PROSPECÇÃO E MANUTENÇÃO DE CLIENTES REGIONALISMO E CUSTO DEMOCRÁTICO CRIATIVIDADE REGIONAL SEM CONCEITO CRIATIVODADE NACIONAL CONCEITUADA DEMOCRACIA DO ESPAÇO PARTICIPAÇÕES EMPRESAS ACESSO A TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO CAMPANHAS COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DO CONCEITO ÍCONES DE EMPRESAS E PRODUTOS X MARCAS INDÚSTRIA DA IMPROVISAÇÃO REGIONAL PROCESSO SELETIVO DE AGÊNCIAS VALOR INTELECTUAL NO PROCESSO SELETIVO DIREITOS AUTORAIS

96 VÍDEO AULA - TEMAS DISCUTIDOS
RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO E TÁTICO SAZONALIDADE DAS EMPRESAS RELAÇÃO PROFISSIONAL CLIENTE E MERCADO (TEMPO) ÉTICA DA COMUNICAÇÃO PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO DAS EMPRESAS PEESQUISA DE MERCADO – METODOLOGIA E TECNOLOGIA SEGMENTAÇÃO DA SOCIEDADE SEGMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERFIL E FAIXA ETÁRIA DO CONSUMIDOR MIX DE MÍDIA E SAZONALIDADE IDEAL FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE ASSESSORIA DE IMPRENSA COMO FERRAMENTA DE MÍDIA PERFIL DA AUDIÊNCIA (FEMININO X MASCULINO) MERCADO DE TRABALHO X CLIENTE INATIVO CURSOS DE 02 ANOS E 04 ANOS CREDENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO MEC SOCIEDADE COMO MAPA DA MINA CAPÍTULOS DO LIVRO PERFIL DO LEITOR CARACTRÍSTICA DE INTERPRETAÇÃO DOS TEMAS 52 TEMAS DEBATIDOS

97 ENDEREÇOS Laércio Ferreira da Silva
Rua Heitor Chiarello, apto. 24 Ribeirão Preto - SP Fone: s:


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