A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gustavo Linhares 14/10/2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gustavo Linhares 14/10/2009"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gustavo Linhares 14/10/2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. PROGRAMAÇÃO WEB AULA 02 Prof. Gustavo Linhares 14/10/2009

2 O que é Design?

3 O que é Design? Design é projetar conceitos, equilibrando estética e funcionalidade.

4 áreas de atuação Os três principais grupos de atuação disciplinar da área são: Design de Interfaces; Design Gráfico; Design de Produto; Design de Produto

5 áreas de atuação Observando de um ângulo mais específico podemos verificar diversas áreas geradas a partir destes grupos como: Áudiovisual; Editoração Embalagens; Identidade Corporativa;

6 áreas de atuação Ilustração; Interface Digital;
Manipulação de Imagens; Programação Visual (impressos); Sinalização; Tipografia; Bens de Consumo;

7 áreas de atuação Bens de Gosto; Mobiliário; Têxtil; Veículos;
Stands e Exposições; Interiores; Ergonomia;

8 áreas de atuação Arquitetura de Informação. Modelos e Protótipos;
Ilustração Técnica; Educação; Planejamento de Produtos; Teoria ou Pesquisa; Arquitetura de Informação.

9 conceito Para começar a projetar deve-se estar sempre atento aos princípios do design, como: conceito, originalidade, simplicidade e legibilidade. Eles são importantes para a fundamentação dos seus projetos.

10 Observe as figuras acima... Você notou algo de estranho?

11 conceito É isso: o conceito nada mais é do que um conjunto de informações representadas por elementos gráficos (como cor, tipografia, imagens etc.) e que, juntos, transmitem uma idéia.

12 conceito Agora, você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com criação de sites? Tudo! Os sites também devem transmitir conceitos, de acordo com a sua categoria.

13 Conheça algumas categorias de sites
Portais – apresentam conteúdo vasto, dividido por seções de temas variados e atualizados diariamente, na maioria dos casos.

14 Portais

15 Portais Sites institucionais - sites de empresas ou instituições que apresentam seus serviços e produtos. É o contato direto da empresa com seus clientes.

16 Sites institucional

17 Sites de comércio eletrônico
Sites de comércio eletrônico – sites que disponibilizam produtos a serem comprados pela internet.

18 Sites de comércio eletrônico

19 Sites pessoais ou portfólios
Sites pessoais ou portfólios - apresentam trabalhos já realizados, mostrando sua experiência profissional, currículo etc. Esses sites não se restringem a profissionais do design, também podem divulgar artistas, músicos, estilistas ou qualquer profissional liberal.

20 Sites pessoais ou portfólios

21 Sites de educação à distância
Sites de educação à distância - o mesmo que “e-learning”. É destinado ao aprendizado fora da sala de aula. Geralmente, apresentam conteúdo vasto que pode ser impresso pelo aluno em casa. Este formato estimula a interatividade entre os alunos para compensar a distância.

22 Sites de educação à distância

23 Sites de instituições financeiras
Sites de instituições financeiras - agências virtuais, que disponibiliza serviços como, acesso a sua conta e pode realizar transações.

24 Sites de instituições financeiras

25 Blogs (portfólios) Blogs (portfólios) - uma tendência, onde designers ou qualquer profissional expõem seus projetos em blogs portfólios. Assim, há muita interatividade com os leitores e mais rapidez para a atualização.

26 Blogs (portfólios) isabelarodrigues.com

27 Sites de entretenimento
Sites de entretenimento - sites desenvolvidos para o lazer do usuário. Voltados para o público-alvo, onde o entretenimento expõe o produto ou conceitualiza a marca.

28 Sites de entretenimento

29 Sites de notícias Sites de notícias – são sites direcionados a informar, com atualização intensa e conteúdo, além da utilização de tecnologias, como RSS, e informativos via , disponibilizando aos usuários informações com mais rapidez.

30 Sites de notícias

31 Sites de rede social Sites de rede social - esta modalidade de site entrou como uma febre no mercado e hoje demonstra claramente sua função. O que parecia um simples site de relacionamento demonstrou com a formação de comunidades que pode servir de medida para empresas e uma resposta direta do público aos produtos lançados. Este tipo de site teve uma ótima aceitação no Brasil, não tendo grandes participações internacionais.

32 Sites de rede social

33 Hotsites Hotsites - são sites desenvolvidos para um curto prazo de exposição, onde são divulgados novos produtos. Nesta modalidade de site, a criação tem a oportunidade de reforçar o conceito da marca e vender uma atitude.

34 Hotsites application.nokia.com.br/2007/br/musicrooms

35 Site de exibição de vídeos
Site de exibição de vídeos - o nascimento do YouTube marca a revolução na veiculação de vídeos na web, tornando-os acessíveis para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Além disso, o YouTube ajudou a consolidar uma das principais características da chamada Web 2.0, ao estimular a participação dos usuários na construção do conteúdo do site, seja pelo envio de vídeos caseiros, ou até mesmo na disponibilização de material produzido profissionalmente.

36 Site de exibição de vídeos

37 originalidade Destacar-se na grande rede pode ser uma tarefa difícil.
No meio de tantos outros sites, por que o seu seria notado? Ter uma idéia brilhante pode custar muitas horas de sono e papéis amassados...

38 originalidade A originalidade é um dos principais fatores de sucesso de um site, por isso, você precisa ser diferente dos seus concorrentes!

39 originalidade Ex: um site de ecommerce, por exemplo, deve ser mais direto, uma vez que sua meta é a venda e o usuário não deve encontrar obstáculos, como vídeos ou animações, que demorem para carregar.

40 originalidade Sites que permitem exceder em originalidade são os sites pessoais e de portfólio (pois é a oportunidade de o autor mostrar seu talento), e os sites de entretenimento, onde o usuário não tem pressa de navegar e está lá só por diversão.

41 Mãos à obra: comece fazendo uma pesquisa; faça uma busca na web dos sites similares, veja o que eles oferecem, quais as suas vantagens, de que forma se apresentam etc.

42 Brainstorming

43 Brainstorming Este termo, que significa “tempestade de idéias”, é uma técnica de pensamento que estimula a produção de uma grande quantidade de idéias, expondo ao máximo nossa inteligência, desbloqueando hábitos e atitudes inibidoras de um raciocínio criativo para se chegar a uma solução original.


Carregar ppt "Prof. Gustavo Linhares 14/10/2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google