A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS Disc.: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS ADMINISTRATIVOS Disc.: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 3."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS ADMINISTRATIVOS Disc.: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 3

2 O Que é um Sistema? Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para atingir objetivos. Um sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

3 Componentes de um Sistema Objetivos: Se referem tanto aos objetivos do usuário quanto ao do próprio sistema. É a FINALIDADE para a qual o sistema foi criado. Entradas: Caracteriza as forças que fornecem ao sistema o material, a energia e a informação para a operação ou processo. Processo de transformação: É definido como a função que possibilita a transformação de um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída).

4 Componentes de um Sistema Saídas: São o resultado do processo de transformação. Devem ser coerentes com os objetivos do sistema. Controles e avaliações: Para verificar se as saídas estão coerentes com os objetivos do sistema. Retroalimentação (ou feedback): Reintrodução de uma saída sob a forma de informação.

5 Componentes de um Sistema Objetivos Processo de Transformação EntradasSaídas Retroalimentação Controle e Avaliação Ambiente

6 Componentes de um Sistema Exemplo do Bolo: OBJETIVO: Fazer um bolo gostoso e de bom acabamento visual. ENTRADAS: farinha, ovos, açúcar, manteiga... Tempo para comprar e medir os ingredientes. Energia para misturar e para assar. Conhecimento para definir as proporções e ordem de colocação dos ingredientes. Técnica para entender e seguir as instruções da receita. PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO: Consiste em combinar os ingredientes em uma vasilha de modo a obter a consistência adequada e assá-lo no tempo e temperatura apropriados.

7 Componentes de um Sistema CONTROLES E AVALIAÇÕES: O termostato e o relógio são os instrumentos que auxiliam a verificar se o que saiu foi bolo conforme o objetivo, e se atende a ser um belo/bom bolo. SAÍDA: bolo assado. RETROALIMENTAÇÃO OU FEEDBACK: É a prova do bolo. Se não saiu como planejado, é preciso checar os componentes e o processo, buscando melhorias.

8 Componentes de um Sistema Os objetivos podem ser simples, como fazer um bolo, ou mais complexos. Lojas, hospitais, supermercados, indústrias.... ENTRADA: capital, trabalho, mercadorias, equipamentos... SAÍDAS: bens e serviços oferecidos pela empresa. OBJETIVOS: na maioria dos casos, maximizar o lucro e satisfazer o cliente.

9 Conceitos de Sistema Ambiente: É o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema. Qualquer alteração no ambiente pode mudar ou alterar o sistema. Em contrapartida, dependendo do grau de influência do sistema, alterações no sistema podem mudar ou alterar o ambiente. Ex: O ambiente de um sistema empresarial pode ser composto por: GovernoSindicatosSistema financeiro ConcorrênciaFornecedoresConsumidores ComunidadeMercadoTecnologia

10 Conceitos de Sistema Alguns sistemas e seus elementos: Sistema Fabricante de bicicleta Universidade Bicicletas de melhor qualidade Metas / ObjetivosEntradasProcesso Armação, componentes, trabalho, suprimentos. Solda, pintura, montagem Saídas Bicicletas acabadas Aquisição de conhecimento Estudantes, professores, administradores, livros, equipamentos. Ensino, pesquisa, serviço. Estudantes cultos, produção de conhecimento, serviços à comunidade. Serviço de Saúde de maior qualidade Médicos, enfermeiras, equipamentos, pacientes. Diagnóstico, Cirurgia, Medicamentos, testes. Pacientes saudáveis, serviço à comunidade. Serviço de Saúde

11 Formas de medir o desempenho dos Sistemas Como e Quanto se atinge o Objetivo ? Eficiência: Fazer direito (fazer certo as coisas). Medida do que é produzido dividido pelo que é consumido. Usada para comparar sistemas (ex: motor gasolina / motor a vapor). Eficácia: Obter os resultados esperados (fazer a coisa certa). É a medida da proporção em que o sistema atinge seus objetivos. Divisão dos objetivos alcançados pelo total de objetivos traçados.


Carregar ppt "SISTEMAS ADMINISTRATIVOS Disc.: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google