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O computador vestimenta
Lilypad, Flora, Aniomagic e Schemer 1
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O computador-vestimenta: Arduino Lilypad, Flora, Fabrickit e Schemer
Um computador-vestimenta (wearable computer) é formado por dispositivos eletrônicos inseridos sob, sobre ou dentro de roupas e acessórios. O exemplo mais famoso e recente é o Google Glass. São apresentadas quatro famílias de componentes eletrônicos que podem ser costurados ou combinados com roupas e acessórios. Esses componentes estão disponíveis comercialmente e permitem o desenvolvimento com baixo custo e baixa complexidade. O computador-vestimenta oferece oportunidades para concepção de novos produtos, principalmente, em conjunto com os conceitos de Computação em Nuvem, Internet das Coisas, Impressão 3D, Faça-Você-Mesmo e Projetos Abertos. Os principais tópicos da apresentação incluem: conceitos, literatura, fornecedores, materiais, componentes, programação e exemplos de projetos. O material da apresentação está disponível em
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Contexto "Faça você mesmo." (Do it yourself)
Open Softwear/Open Hardware/Open Software Computação em nuvem (Cloud computing) "Internet das coisas" (Internet of things) Computação ubíqua (Ubiquitous computing) Computador vestimenta (Wearable computer) 3
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"Faça você mesmo" (Do it yourself)
Valorização do indivíduo Consumidores x Produtores Comunidades 4
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Open Softwear/Open Hardware/Open Software
Compartilhamento de projetos Ferramentas e formatos de arquivo Processing, Impressão 3D 5
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Computação em nuvem (Cloud computing)
Compensação da baixa capacidade dos dispositivos Contextualização de sensores: Mapas Semântica 6
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"Internet das coisas" (Internet of things)
Internet para pessoas/para serviços/das coisas Dispositivos simples, mas com número IP XBee, WiFi, Bluetooth 7
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Computação ubíqua (Ubiquitous computing)
Computadores imperceptíveis inseridos no ambiente cotidiano Privacidade 8
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Computador vestimenta (Wearable computer)
Dispositivos eletrônicos inseridos sob, sobre ou dentro de roupas e acessórios Aplicações: Segurança, medicina e saúde Lúdicas e estéticas 9
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Grupos relacionados High-Low Tech Group, MIT Media Lab, EUA
Media Computing Group, Aachen, Alemanha Wearable Computing Group, Oregon, EUA 10
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Materiais 11
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Vestuário (Fonte: Aniomagic e Instructables)
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Vestuário (Fonte: Tomsguide, Jesign, Globo, ThinkGeek)
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Desenvolvimento e utilitários (Fonte: PUC-Rio, Sparkfun)
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Decoração e jóias (Fontes diversas)
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Medicina, saúde e outros(Fontes diversas)
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Literatura
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Fornecedores Aniomagic Schemer Arduino Lilypad Fabrickit Flora
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Arduino Lilypad
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Fabrickit
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Aniomagic Schemer
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FLORA
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Componentes Baterias Sensores Atuadores
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Baterias Alimentação externa: fonte Pilhas Baterias
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Sensores Radiação: luz, temperatura, infra-vermelho Fumaça Som Contato
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Atuadores Luzes Movimento (motores)
Temperatura (resistências elétricas) Cores (pigmentos eletro-sensíveis, termo-sensíveis) Som
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Programação Linguagem C Linguagem Scheme C/C++ C#
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Processing/Arduino
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Schemer (repeat 2 (twinkle 1) (repeat 3 (right 2)(left 2)(wait 2)) (wait 3))
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Referências L. Buechley An Investigation of Computational Textiles with Applications to Education and Design. University of Colorado. E. Lovell e L. Buechley LilyPond: An Online Community for Sharing E-Textile Projects. In Creativity and Cognition 2011. T. Olsson, D. Gaetano, S., Wiklund e J. Odhne Open Softwear. JMS Media System. 2nd. K. Schwaber Gerência de projetos com Scrum. J. Whitehead You and Your Action Research Project. 3rd. T&F. 31
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