A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CHINA E ÍNDIA Prof. Wagner Atallah.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CHINA E ÍNDIA Prof. Wagner Atallah."— Transcrição da apresentação:

1 CHINA E ÍNDIA Prof. Wagner Atallah

2 CHINA

3 Observe as imagens. Sérgio DottaJr./The Next Tênis produzido na China.

4 Equipamento eletrônico produzido na China.
Jader Alto/Keystone Equipamento eletrônico produzido na China.

5 Brinquedo produzido na China.
Sergio Dotta Jr./The Next Brinquedo produzido na China.

6 Roupa produzida na China.
Vidal Eric/Photo News/Gamma/Other Images Roupa produzida na China.

7 O território A história da China cerca de 5 mil anos.
Há mais de 2 mil anos 55 milhões de habitantes. Terceiro país mais extenso do globo. Hoje Mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas. Superfície de km².

8 A República Popular da China
Período socialista de 1949 a 1976. Governada por Mao Tsé-tung. Entre 1953 e 1957, contou com a ajuda da URSS. Rompendo com esta em 1958. A orientação econômica dos técnicos soviéticos não se adaptou às particularidades da sociedade e economia chinesa. O estímulo às atividades agropecuárias era essencial à alimentação de milhões de bocas famintas.

9 A China de Deng Xiaoping
Em 1978 Dois anos após a morte de Mao Tsé-tung. Deng Xiaoping assumiu a liderança do Partido Comunista Chinês. Deu início a uma série de modificações na economia chinesa. Visando acelerar o desenvolvimento dos setores agrícola, industrial, da ciência e tecnologia e da defesa nacional, implementou o programa das Quatro Modernizações.

10 A partir de 1980, a China promoveu uma série de reformas:
permitiram a entrada de capital estrangeiro; admitiram o lucro como incentivo ao trabalho e ao desenvolvimento; abriram relações comerciais com praticamente todos os países do mundo; realizaram acordos de cooperação técnica e científica.

11 Garoto chinês tomando refrigerante na década de 1980.
Vidal Eric/Photo News/Gamma/Other Images Garoto chinês tomando refrigerante na década de 1980.

12 Mudanças econômicas e espaciais
As Zonas Econômicas Especiais 1980 Foram criadas Com economia de mercado no molde capitalista. Desde 1978 Esse crescimento contou com investimentos: dos EUA; países europeus; Japão; Taiwan; empresários chineses que vivem no exterior. Com o programa das Quatro Modernizações. Priorizando a produtividade em detrimento da igualdade social. As taxas de crescimento econômico da China figuram entre as maiores do mundo.

13 China – Abertura econômica
Sidnei Moura Fonte: Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 97 (adaptado).

14 Reformas capitalistas e controle comunista
A China viveu nas últimas décadas uma aparente contradição. O sistema político continua centralizado no Partido Comunista. As manifestações populares têm sido severamente reprimidas. Em Pequim, a manifestação da praça Tiananmen, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, deixou um saldo de mais de mil mortos e resultou em perseguições políticas posteriores. Prova disso foi a dura repressão às manifestações estudantis ocorridas em várias cidades chinesas (1989).

15 Bettmann/Corbis/Latin Stock
As manifestações da Praça da Paz Celestial resultaram no massacre de centenas de manifestantes, em sua maioria estudantes (1989).

16 O espaço econômico Atividade agrícola Pecuária
Encontram condições naturais bastante favoráveis nas planícies fluviais situadas no leste. Os chineses Conseguem produzir safras anuais de mais de 500 milhões de toneladas. Atualmente a propriedade rural continua a pertencer ao Estado, mas passou a ser gerenciada pelos próprios agricultores mediante um contrato de uso da terra por 30 anos, que pode ser renovado ou não.

17 A China é o maior produtor mundial de cereais.
Apesar da grande produção agrícola. O país ainda importa alguns produtos. Reuters/ LatinStock Em razão do alto consumo de sua população. Um deles é a soja, importada do Brasil. Cultivo de arroz em terraço na China.

18 Atividade industrial Apesar de ainda concentrar 60% da população no campo, o motor da economia chinesa atual é movido principalmente pela atividade industrial. Os produtos industriais predominam na pauta das exportações. As indústrias de bens de consumo conquistaram destaque no mercado internacional. Nos últimos anos a China tem conquistado os setores industriais com maior desenvolvimento tecnológico.

19 Indústria siderúrgica na China.
Wang Jingguang/Xinhua Press/Corbis/LatinStock Indústria siderúrgica na China.

20 Subvalorização da moeda chinesa em relação ao dólar.
Comércio exterior A China, nos últimos 30 anos, cresceu mais do que qualquer outro país. Baixos salários Subvalorização da moeda chinesa em relação ao dólar. Atraem capitais de todas as partes do mundo e garantem à China elevada competitividade no mercado mundial. Fonte: Birô Nacional de Estatísticas chinês; Economist Intelligence Unit, 2007.

21 ÍNDIA

22 Ramin Talaie/Corbis/LatinStock
Sajjad Hussain/AFP/Getty Images

23 A formação da república da Índia
Em 1947 Definido o território da Índia. Colônia britânica Compreendia Índia; Paquistão; Bangladesh. Habitados por etnias e grupos religiosos diversos. Suas fronteiras são resultantes do processo de independência.

24 Desde a independência Paquistão e Índia não resolveram suas questões de fronteira.
Responsável por três guerras entre os dois países. Raiz dos conflitos Região de maioria muçulmana, mas sob o domínio da Índia. Caxemira Na primeira guerra ficou dividida. Sendo que a maior parte e os vales e nascentes de importantes rios ficou sob o controle do governo indiano.

25 Mahatma Gandhi Grande líder da independência da Índia.
Pregou uma revolução pacífica, baseado no conceito de desobediência civil. Bettmann/Corbis/LatinStock Não conseguiu controlar a insatisfação dos descontentes com a administração britânica. Mahatma Gandhi. Atos de violência e atentados terroristas foram intensos durante a luta contra o império.

26 Economia indiana Tem despertado atenção.
Papel crescente de sua economia no contexto mundial. Fez investimentos bem-sucedidos em tecnologia e formação profissional. Originalidade de seu desenvolvimento. Soube criar oportunidades singulares na economia globalizada.

27 A expansão da economia tem mantido taxas médias de 6 a 7% ao ano.
Os mecanismos que apoiam o crescimento no mercado internacional são semelhantes aos aplicados pela China: subvalorização da moeda; baixo custo da mão-de-obra; incentivos do governo; criação de Zonas de Processamento de Exportação.

28 Exportação de serviços
Empresas indianas contam com mão-de-obra com fluência na língua inglesa. Qualificada para prestar serviços de natureza variada para empresas norte-americanas, inglesas, e outras. Call centers Produtos ou pessoas não precisam se deslocar. Prestam serviços de informação ao cliente, suporte técnico ao consumidor, entre outros. A prestação de serviços é um produto de exportação da Índia.

29 Mas recebem salários bem inferiores que os pagos nos Estados Unidos.
A Índia é hoje o maior exportador de software do mundo. Indústria de software Amplo apoio governamental. Bangalore Tecnopolo da Índia. Tem mais engenheiros que o Vale do Silício na Califórnia e igualmente qualificados. Bettmann/Corbis/LatinStock Mas recebem salários bem inferiores que os pagos nos Estados Unidos. Empresa de software em Bangalore, na Índia (2000).

30 A sociedade Segundo país mais populoso do mundo, com 1,15 bilhão de habitantes, e o 7º em extensão territorial. A maior parte dos indianos depende do trabalho agrícola. Cerca de 75% da renda hoje é gerada pelas atividades urbanas. Cerca de 300 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza. A desigualdade social é gritante.

31 Grupos religiosos Budismo e bramanismo ou hinduísmo.
Corresponde mais a um sistema ético-filosófico do que propriamente a uma religião. Resultante de uma combinação de culturas. É praticado predominantemente na Índia, com adeptos também nos países vizinhos. Essa combinação gerou o sistema de castas, que, apesar de ter sido extinto por lei, até hoje caracteriza a sociedade indiana.

32 Conflitos na Índia Têm sua origem em:
disputas territoriais e de poder; rivalidades étnicas; diferenças de caráter religioso. Disputas estão concentradas em dois estados, o Punjab e a Caxemira. Região situada ao norte da Índia, ultrapassa as fronteiras do país e se estende por terras da China e Paquistão.

33 O Paquistão e a guerrilha muçulmana separatista.
ÍNDIA Querem anexar a Caxemira ao seu território. Sidnei Moura O controle da Caxemira significa: localização estratégica, junto à fronteira da China; dispor de nascentes; das águas do curso médio do rio Indo; de vales férteis apropriados à atividade agrícola. Fonte: Leda Ísola e Vera Caldini. Atlas geográfico Saraiva. São Paulo: Saraiva, p. 82 (adaptado).


Carregar ppt "CHINA E ÍNDIA Prof. Wagner Atallah."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google